Love Mondays


Ver avaliações para empresas similares

Como é trabalhar na Lojas Americanas?

Ver todas as avaliações

  • Há aproximadamente 3 anos

    Só não é escravidão, porque ainda tem salário.

    Operador ComercialEx-funcionário, saiu em 2014

    São Bernardo do Campo, SP


    Prós: Não atrasa salários;
    Ensina a ser GROSSO e Ignorante (coisas necessárias para a vida).

    Contras: São tantos mas vou enumerar os dez mais grotescos (não necessáriamente na ordem).

    1- Contingente operacional extremamente reduzido (para corte de gastos);
    2- Pelo fato de existirem poucos funcionários na loja, a mesma fica desorganizada, tornando praticamente impossível colocar tudo em ordem para o conforto do cliente;
    3- Os funcionários tem que desenvolver várias funções na loja, desde descarga de caminhão, conferente, estoquista, repositor, atendente, caixa, vendedor de seguro, operador de caixa e segurança, até saco de pancada (verbal), para supervisores e clientes em dias de estresse;
    4- Plano de carreira só funciona para aduladores (termo popular para puxa-saco) de gerente e supervisores;
    5- Vale refeição no valor de R$ 4,50 que há mais de dez anos não tem reajuste, não dá para comprar ao menos um refrigerante com coxinha no bar da esquina em São Paulo.
    6- Pressão psicológica ao extremo;
    7- Organizar departamentos e ir cobrar no caixa ao mesmo tempo;
    8- Falta de higiene;
    9- Risco de agressão de clientes, já que os mesmos por ficarem muito tempo na fila se exaltam e ameaçam os funcionários.
    10- Trabalhar recebendo pela "função" anterior por muito tempo:
    Nas Lojas Americanas existem exatamente estes cargos:

    Auxiliar de Loja
    Operador Comercial
    Assistente de Supervisor
    Assistente Administrativo (mas trabalha como tesoureiro)
    Supervisor de Loja
    Gerente comercial
    Gerente geral e depois vem outros níveis que não ficam na unidade comercial.

    Assim que a pessoa é contratada ela entra como Operador Comercial ou como Auxiliar de Loja (nomenclaturas bonitas para FAZ TUDO). Aprende a operar caixa e repor mercadorias (ao mesmo tempo à maioria das vezes), assim que você se sai bem em uma função eles dizem para a pessoa que irá treiná-la para Assistente de supervisor, resumindo, a pessoa trabalha já como assistente, mas recebe como Operador. Se o mesmo não desistir depois de uns 3 a 5 meses eles dizem que você já foi promovido, mas que vai ter que ficar mais 3 meses de experiencia, isto é, depois de uns 8 a 9 meses trabalhando na função que não é a estipulada e/ou o trabalhador adular bastante o gerente e/ou o supervisor é que o indivíduo começa a receber como tal.
    E assim é com toda escala hierarquica, já vi casos que gerente trabalharam mais de um ano recebendo ainda como supervisor.

    Conselhos para presidência: Coloquem o cliente em primeiro lugar, e não os acionistas da LAME3 ou LAME4, criar metas de abrir número X de lojas em um período, não significa qualidade, primeiro invistam nas lojas que já existem.
    Fiscal de caixa não deve ser Operador de caixa com crachá com poderes de cancelamento, Supervisor não deve ser repositor que faz troca na Central de atendimento, Gerente Geral não é bonequinho de Distrital e Regional.
    Essas visitas que a diretoria faz nas lojas deveriam ser de surpresa para vocês verem realmente o que acontece no dia a dia. quantas vezes já vi a bateria de caixa vazia e a fila imensa, só para poder arrumar determinado departamento porque o SPP, o Gerente regional, o distrital, vai fazer uma visita.

    Carlos Alberto Sicupira, Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles o cliente merece respeito, merece bom atendimento, merece profissionais motivados para prestar o bom atendimento. Tudo isso é sinonimo de lucro para vocês crescerem cada vez mais.

    Recomenda a empresa: Sim

Informações da empresa

Lojas Americanas

Descrição:Lojas Americanas foi criada em 1929, em Niterói (RJ), como uma empresa de comercialização de diversos produtos como roupas, eletrônicos, eletrodomésticos, brinquedos e alimentos. Possui quatro centros de distribuição, em Nova Iguaço (RJ), Brasília (DF), Barueri (SP) e Recife (Pernambuco). Atualmente, tem 730 lojas em 23 estados brasileiros, empregando mais de dez mil funcionários. Em 2007, adquiriu a Blockbuster por R$ 186 milhões, tornando-as unidades em lojas Americanas Express.

Site

RH: quer atrair bons talentos?