Como é trabalhar na Loggi?

Uma boa escola, também sobre o que não se deve fazer.

Supervisor/Coordenador

Prós: Oportunidade para desenvolver novos procedimentos e ideias; Flexibilidade de horário; Informalidade no ambiente de trabalho; Salários e benefícios atrativos.

Contras: Falhas graves na gestão de pessoas; Parcialidade nas avaliações de performance; Falta de transparência; Ausência de plano de carreira; Descompasso entre o que é vendido e o que é vivenciado na prática, em termos de cultura.

Entre aqui se quer passar pouco tempo trabalhando com tecnologias hype

Programador FullStack

Prós: Na parte do backend, ainda estamos com um python 2.6 e Django 1.7, bem antigos, num monolíto que está sendo melhorado bem lentamente. Já no frontend é outra história - libs atuais e atualizadas, testes automatizados, design system, etc etc etc. É um ótimo lugar pra quem pretende passar uma temporada trabalhando com tecnologias mais modernas. As máquinas são boas e novas, todos tem monitores 4k. Temos um auditório para eventos, mesa de sinuca, totó, ping pong, xbox one e playstation 4. De manhã tem uma cesta de frutas com banana e maça em cada andar, café preto o dia todo. A localização é na Al Santos com a Bela Cintra, 1 quarteirão da Av. Paulista, com muita opção de restaurante e barzinho. Todos os andares tem muitos vasos de plantas, o ambiente físico é agradável. A equipe de analistas ("customer experience"), que atende ligações e emails de clientes, é uma porta de entrada constante para profissionais que passam la 6 meses ou menos e em seguida conseguem ingressar em outras áreas de interesse.

Contras: A empresa existe há +-6 anos. Por pelo menos 2 anos já tem mais de 100 funcionários. No entanto, olhe as datas das avaliações que alavancaram a empresa para a nota 4.48 (enquanto escrevo) - todas estas avaliações tem 4 meses ou menos. E a grande maioria tem exatamente 4 meses. Isto não é coincidência - foi um trabalho ativo do RH, não para melhorar a empresa, mas sim recuperar a nota na plataforma lovemondays. O trabalho ativo consiste em pedir (via email e slack) que algumas pessoas avaliem a empresa nesta plataforma. A questão dos 4 meses ou menos é porque fazem 4 meses que terminou o ciclo de avaliação. E, coincidência?, são as pessoas que receberam promoções e méritos em dinheiro no dito ciclo de avaliação que o RH está descontraidamente pedindo para vir avaliar na plataforma. Das 140 avaliações, 54 são deste período pós-aumentos e promoções. Deixo para o leitor concluir se isto significa algo. A quem pretende se candidatar à vagas na equipe de produto(PM/desenvolvimento/design/etc), faço a sugestão de que procure avaliações de pessoas de mesma área. Contribuo aqui, contando o que acontece dentro da área de desenvolvimento: - Nos últimos 12 meses, 3 pessoas pediram demissão sem nem ter outro emprego, simplesmente não queriam mais ter que ir para a Loggi. Novamente deixo a cargo do leitor concluir o que isto significa. - Pelo menos outras 2 pessoas tiveram de sair de licença médica e fazer terapia por burnout. Digo "pelo menos" porque algumas outras pessoas sumiram de repente por alguns dias, mas a gestão desconversava quando alguém perguntava o que tinha acontecido. Respeita-se a intimidade de tais pessoas, sem mais perguntas. - A cultura do herói é extremamente aplaudida e financeiramente incentivada. Quando pedir um aumento, vão comparar as tuas entregas com um dos heróis que trabalha 14h dia todos os dias (fim de semana também). Você gosta de ter vida pessoal? Eu gosto… Mas a maioria das pessoas é facilmente condicionada a acreditar que é legal ter esta "postura de dono" e compram essa cultura tóxica. Ninguém sabe explicar por que uma pessoa foi promovida e a outra não. Basicamente você precisa ou ser herói, ou cair nas graças de algum gestor. - Há +- 5 meses a Loggi comprou uma startup de ciência de dados, e com esta compra, trouxe todos os 5 funcionários da empresa comprada com cargos e salários extremamente altos para "comandarem" a equipe de TI em várias frentes. Todos entraram como especialistas e gerentes (ouve-se salários entre 20 mil e 80 mil mês CLT). Parabéns! O detalhe é que quase todos eles nunca tinham sido gerentes na vida. Ou seja, primeiro emprego de gestão, com confiança total da empresa, super salário, super poderes, mas habilidades de júnior, que ta começando na carreira. Pela terceira vez, deixo para ao leitor a oportunidade de concluir o que isto significa - mas dou uma dica: qual seria a qualidade técnica de um produto se de repente o designer ou desenvolvedor júnior tivesse todos os poderes de decisão do time.

Conselhos para presidência: Tem gente muito melhor no mercado para ocupar os cargos de gerência

Uma empresa que está crescendo, mas de uma forma meio desgovernada.

Sales

Prós: Ótimo salário e benefícios para estagiários. É uma empresa que está crescendo muito no mercado e com alta chance de contatação. Está atuando em todo o Brasil.

Contras: Não é desenvolvido nenhum plano para desenvolver os estagiários de uma forma mais direta. Não há direcionamentos assertivos e claros. Métricas mal elaboradas. A empresa não leva muito em consideração opiniões de todos, inclusive das regionais, que são deixadas um pouco de lado.

Desorganização

Diretor de Arte IIEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Os pontos positivos são bem pontuais, é relacionado mais com coisas materiais, como beneficios, estrutura do ambiente, localização e máquinas boas para trabalhar. Algumas pessoas (bem poucas) se preocupavam mesmo como você, mas a maior parte era individualista. Algumas pessoas salvavam o ambiente e te deixavam com esperança

Contras: Uma empresa, totalmente desorganizada internamente, aumentaram beneficios para esconder a desorganização, não tinha um fluxo de trabalho saúdavel, muitas pessoas trabalhavam mais que outras, inclusives, analistas mais que gestores. Uma empresa que claramente favorece alguns funcionários por amizade e não méritos e uma empresa que não tem profissionalismos em mandar as pessoas embora. Falta gestão de pessoa para todos, inclusive o RH que vivia batendo cabeça em informações, nunca sabiam o que er ao meu cargo e por ai vai. Eu sempre fui um exemplo da desorganização deles, o RH não sabia quem era o meu gestor depois de um ano de empresa. Eles acham que eu era da Diretoria porque meu cargo era Diretora de Arte. RH mal gerido. Tudo isso gera mal estar e cansaço. Pouco caso

Conselhos para presidência: Respeito e oraganização. Empatia com funcionários e até ex-funcionários. As pessoas (a maior parte delas) está sempre sobrecarregada e exausta de tanto trabalho. São raras as pessoas que trabalham as suas 44 hrs semanais tranquilamente. Ambiente estressante

Procurem outro lugar

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Massagem, empresa bem colorida, salário para estágio bom. Ademais, acredito que pontos positivos na Loggi são para aqueles protegidos por pessoas de alto cargo.

Contras: Empresa extremamente desorganizada. Dizem que ligam para o funcionário mas é mentira. Não se importam em avaliar coordenadores e gerentes, na sua grande maioria HORRÍVEIS como gestores. Gestores altamente DESQUALIFICADOS. Empresa onde pode-se identificar pessoas de baixo cargo com QI mil vezes maior do que pessoas que estão na liderança da empresa. PRINCIPAL: IMAGEM FALSA DE QUE É UMA BOA EMPRESA PARA CRESCER. Cresce quem tem contato, é demitido quem fala o que pensa (sem ofensas, sem nada absurdo). Ah, e é longe... demais!

Conselhos para presidência: Mudem tudo, desde diretores, até gerentes. Começa por aí, a partir daí, tem muito mais coisa.

People Innovation Team da Loggi respondeu:

Olá! Obrigada por nos dar um feedforward sobre sua experiência como um Logger.

A gente sente muito que você não tenha tido uma experiência #uau na Loggi! Nos últimos anos focamos em aprimorar nossos processos de gestão e avaliação de performance aqui. Hoje temos avaliações de performance semestrais e, nessa mesma plataforma online, é possível dar e receber feedforward em tempo real para co-workers e gestores. Uma forma transparente de nos conectarmos uns aos outros e buscarmos sempre nosso auto desenvolvimento.

Falando um pouquinho sobre oportunidades de crescimento, temos muito orgulho de ter pessoas extremamente competentes no time Loggi, porém, infelizmente não conseguimos criar oportunidades de promoção para todos ao mesmo tempo. Temos vários exemplos de estagiários que iniciaram suas carreiras com a gente e tocam hoje grandes projetos como analistas, executivos e advogados.

A Loggi de hoje não é a mesma de 2 anos atrás e como estamos crescendo constantemente, temos certeza que será uma startup diferente nos próximos anos também.
    Ah! E agora estamos em um escritório novo e super moderno aqui nos arredores da Av. Paulista. Fácil acesso e um ambiente ainda mais descontraído.

De melhor a pior empresa para se trabalhar.

VendasEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Entrei na Loggi a uns anos atrás com a proposta de um emprego leve, suave e que nos dava a grande liberdade para desenvolver seu trabalho, foi assim por alguns meses.

Contras: Metas obscuras. Chefe que gritava com funcionários, outros que faziam pagar prendas caso não batesse a meta. Panelinha do Groupon. Você tinha uma meta absurda. Ambiente se tornou de ditadura. O dono nem sonha com o que acontece lá embaixo. Você tinha q bater 150% da meta todos os meses para receber PLR, ou seja vc pagava por ela.

Conselhos para presidência: Prestar mais atenção aos gerentes e coordenadores, que beneficiam aos amigos ao invés de quem trabalha de verdade, desmotivando os demais funcionários.

People Innovation Team da Loggi respondeu:

Olá! Obrigada por nos dar um feedforward sobre sua experiência aqui na Loggi.

Ficamos tristes em saber que você não teve uma experiência #uau como um Logger! Nos últimos anos focamos em aprimorar nossos processos de gestão e avaliação de performance. Hoje temos um sistema online dedicado a avaliações de performance semestrais com metas sempre previamente alinhadas entre líderes e liderados. Uma maneira justa e imparcial de avaliarmos todos aqui dentro e desenvolver planos de carreira.

Fortalecemos também nossa cultura e gestão de pessoas. Temos muita gente nova na casa e mais do que nunca prezamos pelo respeito e parceria entre os Loggers. Acreditamos que estamos oferecendo hoje um ambiente mais leve, disruptivo e diverso no qual todas as ideias podem ser ouvidas.

Descepçao ......Propaganda enganosa

Barueri, SP

Prós: Beneficios....muito bom os benéficos.....próximo de casa....era um ambiente descontraído. ...café da manhã. ...equipamentos novos....ambiente moderno

Contras: Propaganda enganosa Quando vc entra vendem uma coisa....q não acontece na vida real....pessoas egoístas...donas da razão. ...puxa sacos....tem destaque na empresa quem puxa o saco....pessoal na liderança imaturos....sem perfil nenhum para o cargo...muita fofoquinha...jogo de interesses...do tipo só tem vantagens e se da bem que é amigo do coordenador ou da liderança.....não valorizam e nem motivam funcionários antigos de casa. ...fazem distinção com estagiários, funcionários e funcionários da limpeza.....muita falta de comunicação interna.....muito interesse em agradar cliente externo e nenhuma qualidade ou preocupação com cliente interno....muita gente desmotivada....e descontente e o pior. Vc fala fala e ainda corre o risco de perder o emprego...

Conselhos para presidência: Se faça mais presente....de valor aos funcionários q realmente estão ali pra trabalhar e ver o crescimento da empresa....escute e preste mais atenção ao que os funcionários tem a dizer

People Innovation Team da Loggi respondeu:

Olá! Obrigada por dedicar um pouquinho do seu tempo pra nos dar um feedforward sobre sua experiência aqui na Loggi.

Que pena que você não teve uma experiência #uau com a gente! :-( Mas saiba que a Loggi de hoje não é a mesma de 2 anos atrás e estamos a cada dia melhorando o desenvolvimento e desafios profissionais de cada Logger.

Temos fortalecido mais e mais nossa cultura e principalmente a gestão de pessoas. Temos muita gente nova por aqui somando aos times e prezamos muito pelo respeito e parceria entre todos. Hoje proporcionamos um ambiente mais leve, descontraído, disruptivo e diverso, sem favorecer ou prejudicar ninguém por avaliações subjetivas.
    Estamos focando também em aprimorar nossos processos de avaliação de performance. Dessa maneira podemos desenvolver planos de carreira individuais de acordo com as conquistas e resultados de cada Logger.

Essa coisa do ambiente legal e de meritocracia: é tudo mentira

Analista de Aquisição de Parceiros

Prós: O prédio é bonito, o clima é jovem, tem diversidade e etc. Até te ilude para sua mente não ficar 100% perturbada lá dentro. Não tem dress code, mas em muitas outras empresas também não tem.

Contras: Ambiente tóxico, a cultura interna é uma falsidade até o último fio de cabelo, pressão velada para avaliar a empresa bem nos questionários (Great Place to Work, Love Mondays, Linkedin), gestores jovens despreparados para o cargo, métricas não esclarecidas, promoções baseadas em coleguismo e puxação de saco. Choro ao levantar todo dia por ter que ir para aquele lugar e saber que não tenho chance nenhuma de crescer.

Conselhos para presidência: Invistam em auditoria externa para avaliar os processos e o clima, o time de people é o primeiro grande erro da empresa.

Gestão e processos fracos

Executivo de Vendas

Porto Alegre, RS

Prós: Tecnologia da empresa é sensacional. As pessoas, em sua maioria tem boa vontade para as coisas acontecerem.

Contras: Gestão.

People Innovation Team da Loggi respondeu:

Oi! Obrigada por registrar sua experiência aqui na Loggi.

Legal que você tenha sentido esse espírito de colaboração entre os Loggers, estarmos conectados é uma ferramenta importante visando o crescimento e o bem estar no trabalho.

Sentimos muito que sua experiência aqui não tenha sido #uau, a respeito de gestão. Nossos líderes são bastante jovens em sua maioria, e sabemos que ainda há muito a desenvolver nesse quesito aqui na Loggi. Estamos em constante aprendizado, a fim de melhorar a comunicação e o entendimento entre gestores e times. Entendemos que a Loggi de hoje não é a mesma de meses atrás, e não seremos os mesmos daqui alguns meses também. Implementamos, desde o ano passado, uma plataforma que nos ajuda a medir a performance dos Loggers e encaminhar feedforwards a todos os colaboradores durante todo o ano, o que tem nos trazido inputs de melhoria contínua a respeito das relações entre líderes e liderados.

Cultura Tóxica

Prós: A recepção de novos funcionários e a forma que vendem a empresa, você acredita que realmente pode fazer a diferença. Os benefícios são bons e o salário na média de mercado.

Contras: Cultura tóxica e destrutiva, em vez de competitivo o ambiente te destrói com metas que nunca terminam e sempre com novas cobranças, as pessoas que fazem parte do grupinho, gestores e funcionários sempre conseguem deixar mais tóxico um ambiente que já é pesado.

People Innovation Team da Loggi respondeu:

Olá! Obrigada pelo tempo que você dedicou para nos avaliar e deixar seu feedforward. Ficamos tristes em saber que você teve uma experiência longe de ser #uau no tempo que passou com a gente. Nosso objetivo é tornar o ambiente Loggi cada vez mais desafiador, disruptivo, diverso e colaborativo. Somos uma startup em crescimento acelerado, então muitas vezes precisamos ter metas agressivas. No entanto, reconhecemos que isso não pode estar acima do bem estar dos funcionários, então novamente agradecemos o seu tempo pra nos avaliar, pois comentários como o seu nos motivam a buscar melhorias internas e nos abrir ainda mais para ouvir os Loggers.

Se desejar nos escrever um pouquinho mais sobre sua experiência, sinta-se a vontade para preencher nossa pesquisa, que é totalmente anônima também.

Loggi

Descrição:A Loggi está conectando o Brasil, usando tecnologia para reinventar a logística, ligando e-commerces, restaurantes e escritórios, com uma rede de entregadores que é ágil, econômica e confiável.