Como é trabalhar na Locaweb?

Executivo de Vendas

Prós: É uma empresa com valores muito fortes e predominantes em todo o ambiente de trabalho.
    Em geral, todas as pessoas aqui me parecem felizes com os benefícios e o clima (difícil de encontrar em outro lugar).
    Além disso, a empresa se mostra sempre preocupada em integrar-se com os seus colaboradores, investe em treinamentos e benefícios e é apta a mudanças (aliás, mudança aqui é lei).
    Enfim, a Locaweb é um lugar maravilhoso para trabalhar, fazer amigos, crescer como profissional e como pessoa. Eu amo trabalhar aqui

Contras: Os contras são mais relacionados ao serviço que geram desconforto com as contantes instabilidades e alguns processos de lançamento de produtos, processos... que precisam ser melhor estruturados.

Conselhos para presidência: Zelar mais pela questão do atendimento, da prestação de serviço e da qualidade que queremos ofertar.
    Estamos muito aquém do que propomos no papel e há uma necessidade IMEDIATA de olharmos mais para essas questões para que possamos manter a nossa base atual e prospectar novos clientes

Excelentes oportunidades para técnicos e pessoas jovens mas falta foco e renovação na alta direção

Gerente

Prós: Pessoas jovens e legais no dia a dia, de tecnicos de suporte a desenvolvedores. Papos inteligentes, tecnologias legais e o sentimento de ser uma empresa de tecnologia diferente.
    Mesmo se você nao trabalha diretamente com tecnologia vai absorver e aproveitar demais. Funcionários jovens sao treinados e atuam no dia a dia com liberdade.
    Ideias são testadas em todas as areas e existe um ciclo de palestras do pessoal técnico que é muito legal.
    Muito café, refrigerante gratis, sala de relax e um ambiente fisico sem paredes - você consegue acessar quase todo mundo. Até as bancadas foram boladas com divisões removiveis para facilitar a mudança e convivencia das pessoas.

Contras: Falta de direcionamento, politica politica e politica, alguns diretores despreparados e que dão o tom de ataques baixos e de conchavos que parecem ser impossiveis de serem superados.

A barreira que separa a tecnologia da direção é grande e tudo se baseia em resolver no grito ou reuniões interminaveis. O trabalho fica amarrado e lento.

Definitivamente é dificil comemorar qualquer bom resultado sem receber algum ataque ironico apontando outros problemas.

Conselhos para presidência: O inicio da profissionalização foi legal mas travou em pessoas muito antigas.
    Talvez trazer mais gente nova sem vicios ou investir em metas que façam todos trabalhar na mesma direção.
    Salario leva pessoas para fora mas a falta de objetivo e progresso é pior. O sentimento anti locaweb é maior dentro do aquario do que fora da empresa.
    Um esquema de restaurante ou vr ajudaria a sair do ambiente um pouco e daria opções de almoço ja que o restaurante atual esta meio caido.
    Menos reuniões ajudariam coordenadores e gerentes a se dedicarem as suas equipes.
    Por fim, demitir não é ruim. Tem gente ai com placa de patrimonio ocupando espaço e arrastando uma cultura que vocês mesmo tem tentado acabar.
    Vou colocar que não recomendo a um amigo cargos gerenciais, pois dependendo da area existem boas oportunidades. Ser um coordenador ou gerente na locaweb nao é recompensador e pode tirar o foco de sua vida pessoal.

Clima organizacional by Google e, salário by Brasil

Prós: Um dos pontos fortes a se destacar são a cultura e o clima organizacional.

Contras: Pontos negativos são muitos, mas acredito que a empresa deve investir mais em tecnologia (melhorar o software atual que é muito ruim _ engessado), investir na capacitação dos colaboradores, realizar um ajuste na questão salarial, oferecer o VR/VA compatível com as grandes corporações, um plano de saúde mais digno. Referente à estrutura física, não tenho o que expressar. E um ponto a citar que acredito ser muito importante é a questão da limpeza. A atual empresa terceirizada deixa muito a desejar, em especial a parte dos banheiros, em especial os dois banheiros que ficam na entrada do restaurante da empresa, passar por eles e ir almoçar é quase um teste de apetite.

Conselhos para presidência: A presidência e o famoso aquário. Quem trabalha lá, sabe do que estou falando. Saiam um pouco desse ambiente e venham para o nosso mundo.
    As organizações dão muitos ouvidos aos gestores e estes muitas vezes, por medo de perder seus empregos não expressam a opinião que sua equipe deseja.
    Voltem a dar maior ênfase às campanhas institucionais, dê maior ouvido aos clientes menores e não façam deles apenas um número em seu fechamento mensal/anual.
    No mais, acredito que até mesmo alguns dados mostram-lhe o quanto a Locaweb deve melhorar.
    Desde 2012 , quando foi umas das 150 melhores empresas no Brasil para se trabalhar, com a mudança da presidência, o resultado foi nunca mais ficar entre as 150 melhores de 2013 e pelo andar da carruagem, não ficará no ano de 2014.

Se não explorassem na carga horária, seria um lugar incrível de se trabalhar.

UX Designer

Prós: A empresa se preocupa muito com a evolução e desempenho dos funcionários.

Contras: A carga-horária semanal é de 44h, ou seja, 9h de trabalho +1h de almoço (diariamente). Isso é absurdamente exaustivo. Também, a empresa é muito mal localizada.

Conselhos para presidência: Diminuam a carga horária semanal para as 40h convencionais. Com funcionários menos exaustos, o desempenho de todos melhorará.

A melhor empresa que já trabalhei.

Prós: Os valores que a empresa possui, são sentidos no dia a dia, a paixão, o sucesso do outro é o meu sucesso, honestidade, diversão e descontração, é realmente um lugar onde se tem paixão pela atividade que exerce, onde um ajuda o outro no que sabe mais, e a honestidade esta nas pequenas coisas, em esquecer e deixar objetos de valores e encontra-los no mesmo local no dia seguinte ou dias depois, eu amo estar aqui, o ambiente é agradável, a diversidade de pessoas e culturas nos faz sentir desta forma, que dá espaço para ser criativos e liberdade para crescer.

Contras: Qualquer melhoria que venha a ser realizada será bem vinda, em benefícios, no dia a dia, na cultura não encontrei nesses dois anos nenhum contra.

Conselhos para presidência: Que a cultura e os valores continuem sendo inseridos em nosso dia a dia como tem sido feito todo esse tempo.

Se passar na frente faz o sinal da cruz e vai embora

Desenvolvedor de Software

Prós: Tinha uma galera boa e dava pra se aprender bastante, mas a empresa sistematicamente fez com que o ambiente ficasse tão ruim que elas saíram. Tirando isso, que já não é positivo, não tem muito de melhor. As amizades e o pouco de talento que ainda resta são as únicas coisas que te mantém lá depois de um tempo. Tem horário flexível e Home Office, mas até isso estão tirando aos poucos. Não acreditem no que te falam na entrevista, eles cobram horário e ponto sim. Uma coisa interessante é que os produtos que se trabalha tem bastante clientes, então não é como se você estivesse fazendo uma app pra 500 pessoas. Quase tudo lá tem muitos clientes por conta do tamanho da Locaweb. Isso eu diria que é realmente positivo.

Contras: Burocracia extrema. Se o governo federal, o INSS e a assembléia do seu condomínio formassem um comitê para decidir o sexo dos anjos, mesmo assim não chegaria no nível de burocracia e ineficácia da Locaweb. Se alguém fosse escrever um livro sobre a cultura da Locaweb, seria O Processo do Kafka. Todos os empecilhos possíveis vão ser colocados na sua frente, e nada vai fazer sentido. Você vai se perguntar se você está alucinando ou realmente o que está se passando na sua frente é real. Isso vem, na verdade, da cultura de politicagem da empresa. Existem muitos grupos de interesses, e alguns tem mais poderes que outros, fazendo com que a vontade deles seja exercida acima de tudo, mesmo que não seja para o melhor da empresa ou produto. Uma pessoa pode barrar a melhor ideia que alguém teve pelo simples motivo que ela acordou num dia ruim ou não vai com a sua cara. Isso faz com que qualquer iniciativa própria na empresa seja completamente arruinada, e as pessoas param de tentar mudar as coisas. Já vi muitos desenvolvedores talentosos jogando as mãos pro ar e se perguntando "mas por quê não podemos mudar isso???" várias e várias vezes, pra ouvirem a resposta "a empresa é assim". E quem vai te dar essa resposta de porque não se pode mudar são os chefes. Porque se existe algo que a Locaweb faz de bom é a hierarquia, com chefes incapazes ou puramente maliciosos, muitos deles sem conhecimento técnico algum e sem a menor vontade de melhorarem seus times. Os que tinham conhecimento técnico e vontade saíram porque também não conseguiram mudar nada pra melhor. Mas isso não importa tanto, porque se você ficar alguns anos lá você também pode virar chefe! Já vi pessoas que entraram em posições baixas e viraram gerentes em menos de 1 ano pelo simples fato de que os diretores e gerentes acima deles saíram da empresa. Conhece o Princípio de Peter, que as pessoas incompetentes são promovidas ao seu nível de incompetência? Na Locaweb é assim, só que elas são promovidas uns 2 cargos acima do que realmente sabem fazer. Mas lógico, pra isso você tem que puxar o saco das pessoas certas. Mas pra não ser injusto, existem bons coordenadores lá. Ou existiam, agora conheço um só que é bom mesmo (esse eu botaria minha mão no fogo). O problema é que um ou outro não muda a cultura da empresa. Agora, sabe aqueles chefes que você vê em filme? O tipo que faz de tudo pra você odiar sua vida, fala mal de você pelas costas e você vai todo dia pra casa odiando seu emprego por causa dele? Tem desses também. Em questões técnicas, também não tem muitas coisas boas. A tecnologia que você vai trabalhar vai ser antiquada, muito longe do que é o "state of art". As pessoas ótimas tecnicamente que tentaram mudar esse quadro já não estão lá porque estavam dando murro em ponta de faca. A quantidade de software legado também é incrível, então você vai acabar mexendo em coisas de 4-5 anos, escritas por pessoas que há muito foram procurar pastos mais verdes. As tecnologias novas que você propor também não vão ser aceitas sem você brigar muito, porque os pequenos grupos de interesse controlam o que você pode ou não pode fazer (com o que você pode trabalhar ou não). Então não tem tanta latitude pra isso também. O que não quer dizer que não acontece, as vezes se convence um pessoal que deixa você usar outra linguagem ou tecnologia open source melhor para a situação ou algo assim, mas acredite que não é fácil. O argumento que a tecnologia que você está escolhendo é a melhor solução para um certo problema é ignorado na Locaweb; o que importa é o que certas pessoas querem deixar você usar. Qualquer produto legal que você vê na internet e pensa em usar para facilitar o seu trabalho, não vai conseguir usar lá. Github? Não. Travis CI? Nem. Slack? Haha. Tudo tem que ter uma solução in-house que é pior que o mercado oferece, porque aparentemente a Locaweb é um flocos de neve único com requisitos que só existem lá, então as ferramentas que funcionam para a Amazon, Google e Heroku não funcionam para a Locaweb também. Já ouvi falar da síndrome do Not Invented Here? Pensa nisso, só que aplicado a tudo. Ah, e já ouviu falar de Continuous Integration ou até Continuous Delivery? Pode esquecer. Isso não existe na Locaweb, nem vai existir. Tentar implantar algo similar lá é impossível, e já foi tentado várias vezes. É como empurrar um rinoceronte morto pra cima da Serra da Cantareira. Outro ponto negativo: tudo o que o mercado faz de melhor você não vai fazer na Locaweb. Tudo que você lê nos blog posts e fala "nossa que legal!", não vai implementar na Locaweb. Tudo que você ouve nas conferências e palestras mundo afora, não vai existir na Locaweb. Quando sair de lá não vai ter aprendido quase nada que é transferível para outro emprego. O maior impacto que você pode ter é no software que você escreve você mesmo. Pelo menos nisso você é soberano, mas de resto não tem como afetar a cultura da empresa como um todo. E, bom, tem o salário, que é bem abaixo do que você seria pago no mercado (pensa uns 30% a menos que o mercado). A empresa é longe, de difícil acesso, e o refeitório é horrível. Você vai gastar uma boa grana por mês do seu bolso pra comer decentemente, assim como em transporte. A PLR é sistematicamente construída para pagar o menos possível. A discrepância da PLR dos trabalhadores comuns e para os gerentes e diretores também é obscena: enquanto você pode ganhar 1 salário de PLR (se tiver sorte), gerentes e diretores ganham 4 ou 5. Imagina que um gerente ganha entre uns 20-30mil/mês (vou colocar 20 pra ser legal). A PLR de um gerente vai ser 4 salários, ou 80 mil, enquanto a sua vai ser 1 salário (se chegar a tudo isso!). E os gerentes e diretores vão alegar que a sua PLR é baixa porque a empresa não atingiu as metas de lucro enquanto eles levam mais de 10 vezes o seu salário pra casa! Mas bom, tirando tudo isso, é uma boa empresa pra se trabalhar. Afinal, tem mesa de ping pong e academia! Isso absolve tudo.

O lugar que realiza sonhos e amadurecimento profissional

Prós: a relação que existe entre os funcionários é um clima muito bom

Contras: remuneração muito abaixo do mercado

Conselhos para presidência: perdemos muitas pessoas boas para os concorrentes as pessoas só saem da empresa por conta de salario se não fosse isso ficariam aqui porque gostam do que foi criado e com essa mudança de presidente os valores o lado humano esta sendo esquecido o que michel fez esta sendo deixado de lado

Loucos e Dedicados a Tecnologias Digitais

Prós: A multidisciplinaridade das equipes, o RH dedicado a organizar e manter a cultura da empresa e os benefícios com academia, sala de jogos e massagens.

Contras: Uma equipe não interage com a outra equipe, às vezes dá sensação de microempresas.

Conselhos para presidência: Investir em Gestão de Crise e Reputação da Marca.

Bom, mas poderia ser muito melhor

Administrador de Sistemas Júnior

Prós: Clima muito bom para se trabalhar, e a cultura da empresa é cativante para os funcionários.

Contras: Peca em manter "dinossauros" em diversas áreas, e tem problemas graves de gestão.

Conselhos para presidência: Investir mais em "prata da casa" e parar de procurar soluções no mercado, que nem sempre são as melhores opções, marketing pessoal, é muito mais fácil de vender, do que uma carreira onde quaisquer problemas podem e serão pontuados mais facilmente do que os méritos.

Já foi melhor

Gerente

Prós: 1) Ambiente de trabalho imitando Google.

Contras: 1) Péssima gestão de RH 2) A amizade é mais valorizada que a competência 3) A empresa não é transparente com os funcionários (exemplo: os funcionários não sabem que há diferentes faixas de PLR para cada cargo) 4) A empresa trocou um plano de saúde ótimo por um Regular.

Locaweb

Descrição:A Locaweb é a empresa pioneira e líder em serviços de hospedagem de infraestrutura no Brasil e na América Latina. Há 15 anos no mercado, possui mais de 840 mil domínios hospedados, quase oito mil servidores cloud, mais de três mil lojas virtuais, além de parcerias com vinte e um mil desenvolvedores. O portfólio de produtos da Locaweb oferece soluções em Software (SaaS), Plataforma (PaaS) e Infraestrutura (IaaS) para diversos mercados, desde as grandes corporações até as pequenas e médias empresas. Investindo constantemente em infraestrutura e melhores soluções de TI, a Locaweb possui dois Data Centers no Brasil e um em Miami ( EUA). Recentemente, três novas empresas entraram para as aquisições da Locaweb: Eventials ( plataforma de transmissão online de eventos, treinamentos e palestras), Tray (e-commerce) e All In ( soluções de e-mail marketing). A Locaweb tem hoje mais de 260 mil clientes e mantém firme seu propósito inicial de fazer negócios nascerem e prosperarem por meio da tecnologia.