Como é trabalhar na Locaweb?

Se passar na frente faz o sinal da cruz e vai embora

Desenvolvedor de Software

Prós: Tinha uma galera boa e dava pra se aprender bastante, mas a empresa sistematicamente fez com que o ambiente ficasse tão ruim que elas saíram. Tirando isso, que já não é positivo, não tem muito de melhor. As amizades e o pouco de talento que ainda resta são as únicas coisas que te mantém lá depois de um tempo. Tem horário flexível e Home Office, mas até isso estão tirando aos poucos. Não acreditem no que te falam na entrevista, eles cobram horário e ponto sim. Uma coisa interessante é que os produtos que se trabalha tem bastante clientes, então não é como se você estivesse fazendo uma app pra 500 pessoas. Quase tudo lá tem muitos clientes por conta do tamanho da Locaweb. Isso eu diria que é realmente positivo.

Contras: Burocracia extrema. Se o governo federal, o INSS e a assembléia do seu condomínio formassem um comitê para decidir o sexo dos anjos, mesmo assim não chegaria no nível de burocracia e ineficácia da Locaweb. Se alguém fosse escrever um livro sobre a cultura da Locaweb, seria O Processo do Kafka. Todos os empecilhos possíveis vão ser colocados na sua frente, e nada vai fazer sentido. Você vai se perguntar se você está alucinando ou realmente o que está se passando na sua frente é real. Isso vem, na verdade, da cultura de politicagem da empresa. Existem muitos grupos de interesses, e alguns tem mais poderes que outros, fazendo com que a vontade deles seja exercida acima de tudo, mesmo que não seja para o melhor da empresa ou produto. Uma pessoa pode barrar a melhor ideia que alguém teve pelo simples motivo que ela acordou num dia ruim ou não vai com a sua cara. Isso faz com que qualquer iniciativa própria na empresa seja completamente arruinada, e as pessoas param de tentar mudar as coisas. Já vi muitos desenvolvedores talentosos jogando as mãos pro ar e se perguntando "mas por quê não podemos mudar isso???" várias e várias vezes, pra ouvirem a resposta "a empresa é assim". E quem vai te dar essa resposta de porque não se pode mudar são os chefes. Porque se existe algo que a Locaweb faz de bom é a hierarquia, com chefes incapazes ou puramente maliciosos, muitos deles sem conhecimento técnico algum e sem a menor vontade de melhorarem seus times. Os que tinham conhecimento técnico e vontade saíram porque também não conseguiram mudar nada pra melhor. Mas isso não importa tanto, porque se você ficar alguns anos lá você também pode virar chefe! Já vi pessoas que entraram em posições baixas e viraram gerentes em menos de 1 ano pelo simples fato de que os diretores e gerentes acima deles saíram da empresa. Conhece o Princípio de Peter, que as pessoas incompetentes são promovidas ao seu nível de incompetência? Na Locaweb é assim, só que elas são promovidas uns 2 cargos acima do que realmente sabem fazer. Mas lógico, pra isso você tem que puxar o saco das pessoas certas. Mas pra não ser injusto, existem bons coordenadores lá. Ou existiam, agora conheço um só que é bom mesmo (esse eu botaria minha mão no fogo). O problema é que um ou outro não muda a cultura da empresa. Agora, sabe aqueles chefes que você vê em filme? O tipo que faz de tudo pra você odiar sua vida, fala mal de você pelas costas e você vai todo dia pra casa odiando seu emprego por causa dele? Tem desses também. Em questões técnicas, também não tem muitas coisas boas. A tecnologia que você vai trabalhar vai ser antiquada, muito longe do que é o "state of art". As pessoas ótimas tecnicamente que tentaram mudar esse quadro já não estão lá porque estavam dando murro em ponta de faca. A quantidade de software legado também é incrível, então você vai acabar mexendo em coisas de 4-5 anos, escritas por pessoas que há muito foram procurar pastos mais verdes. As tecnologias novas que você propor também não vão ser aceitas sem você brigar muito, porque os pequenos grupos de interesse controlam o que você pode ou não pode fazer (com o que você pode trabalhar ou não). Então não tem tanta latitude pra isso também. O que não quer dizer que não acontece, as vezes se convence um pessoal que deixa você usar outra linguagem ou tecnologia open source melhor para a situação ou algo assim, mas acredite que não é fácil. O argumento que a tecnologia que você está escolhendo é a melhor solução para um certo problema é ignorado na Locaweb; o que importa é o que certas pessoas querem deixar você usar. Qualquer produto legal que você vê na internet e pensa em usar para facilitar o seu trabalho, não vai conseguir usar lá. Github? Não. Travis CI? Nem. Slack? Haha. Tudo tem que ter uma solução in-house que é pior que o mercado oferece, porque aparentemente a Locaweb é um flocos de neve único com requisitos que só existem lá, então as ferramentas que funcionam para a Amazon, Google e Heroku não funcionam para a Locaweb também. Já ouvi falar da síndrome do Not Invented Here? Pensa nisso, só que aplicado a tudo. Ah, e já ouviu falar de Continuous Integration ou até Continuous Delivery? Pode esquecer. Isso não existe na Locaweb, nem vai existir. Tentar implantar algo similar lá é impossível, e já foi tentado várias vezes. É como empurrar um rinoceronte morto pra cima da Serra da Cantareira. Outro ponto negativo: tudo o que o mercado faz de melhor você não vai fazer na Locaweb. Tudo que você lê nos blog posts e fala "nossa que legal!", não vai implementar na Locaweb. Tudo que você ouve nas conferências e palestras mundo afora, não vai existir na Locaweb. Quando sair de lá não vai ter aprendido quase nada que é transferível para outro emprego. O maior impacto que você pode ter é no software que você escreve você mesmo. Pelo menos nisso você é soberano, mas de resto não tem como afetar a cultura da empresa como um todo. E, bom, tem o salário, que é bem abaixo do que você seria pago no mercado (pensa uns 30% a menos que o mercado). A empresa é longe, de difícil acesso, e o refeitório é horrível. Você vai gastar uma boa grana por mês do seu bolso pra comer decentemente, assim como em transporte. A PLR é sistematicamente construída para pagar o menos possível. A discrepância da PLR dos trabalhadores comuns e para os gerentes e diretores também é obscena: enquanto você pode ganhar 1 salário de PLR (se tiver sorte), gerentes e diretores ganham 4 ou 5. Imagina que um gerente ganha entre uns 20-30mil/mês (vou colocar 20 pra ser legal). A PLR de um gerente vai ser 4 salários, ou 80 mil, enquanto a sua vai ser 1 salário (se chegar a tudo isso!). E os gerentes e diretores vão alegar que a sua PLR é baixa porque a empresa não atingiu as metas de lucro enquanto eles levam mais de 10 vezes o seu salário pra casa! Mas bom, tirando tudo isso, é uma boa empresa pra se trabalhar. Afinal, tem mesa de ping pong e academia! Isso absolve tudo.

Ruim, não se engane

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Ambiente de trabalho descontraído, snacks e facilidades dentro da empresa (academia, estacionamento). .

Contras: Tentam imitar uma grande empresa de tecnologia na 'descontração', mas chefões são engessados. Falta verba para implantar melhorias, existem muitas propostas e poucas são cumpridas. Péssima gestão. O marketing é excelente, o que frusta bastante quando você conhece a gestão de RH (processos confusos e pessoas mal educadas), remuneração bem abaixo do mercado.

Conselhos para presidência: Acho que está na hora de mudar a gestão do RH e ouvir mais os problemas dos desenvolvedores.

Já foi melhor, mas ainda é boa!

Analista de Qualidade

Prós: A índole das pessoas é boa, ambiente descontraído.

Contras: Ao longo dos anos a empresa esta esquecendo da sua essência, apenas pensando no lucro. Baixo salário e crescimento difícil mesmo você investindo em qualificação, uma boa empresa para começar porém para crescer é necessário sair.

Conselhos para presidência: Voltem a se preocupar com os clientes e funcionários o lucro virá como resultado. Ofereça qualidade e não preço baixo isso é Locaweb.

Não trabalhe aqui se não quiser ser assaltado!

Prós: As equipes de desenvolvimento são muito boas. Trabalham com metodologias ágeis e todos são comprometidos em fazer o melhor.

Contras: A Locaweb está localizada em um lugar muito perigoso. Todas as semanas ouvimos histórias de arrastões e assaltos aos funcionários. Um funcionário chegou, inclusive, a ser esfaqueado. Mesmo assim, o RH não faz nada e não dá nenhuma satisfação aos colaboradores sobre as ações que estão sendo tomadas em relação à segurança.

Conselhos para presidência: Cuide melhor dos seus funcionários. Mostre que se importa com eles, oferecendo benefícios reais e tomando medidas para garantir a segurança deles.

SAC Independente da Empresa Trabalha HORRIVEL

Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC)

Prós: Empresa líder no mercado com propostas interessantes.

Contras: Trabalha de forma segregada, não há solução de problemas para com os clientes, área ineficaz. Por isso pagam mal!

Conselhos para presidência: Faça melhor, o SAC sofre por termos padrões segregados e os clientes sentem isso.

Vergonha e decepção

GerenteEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Clima entre os colegas é bom.
    O Marketing, a empresa investe bastante na divulgação da Marca.

Contras: Na minha opinião a empresa atende mal os seus clientes.
    Os gestores não possuem visão holística e empresa valoriza pouco seu capital intelectual. Demitir é mais fácil que treinar. Opiniões e ideias novas não são bem vindas se não vieram da direção.

Crescimento

Prós: Relacionamento entre gestores e analistas. Uma igualdade fora do comum.

Contras: .

Conselhos para presidência: .

Extramamente inovadora, tanto para minha vida pessoal, como para a profissional.

Prós: Os valores, a vestimenta e o clima descontraído.

Contras: Apenas duas conduções em integração e não ter cesta básica.

Oportunidades

Analista de Suporte Sênior

Prós: Empresa com alguns beneficios bem legais, flexibilidade de horarios para diversas áreas e compreenção com problemas pessoais, além de um ambiente despojado.

Contras: Falta de oportunidade e muita panela para todos os tipos de vagas. Uma boa parte dos beneficios estão mascarados onde pensamos que é uma coisa e na verdade é outra.

Inovação e má gestão

Ex-funcionário, saiu em 2011

Prós: Ambiente descontraído, com alto crescimento! Você irá aprender bastante e terá diversas atividades para descontrair o dia exaustivo de trabalho.

Contras: Não se preocupam com feedback. Principalmente no processo seletivo, dão atenção aos que passam para as próximas fases, mas aos que não passam, nem um agradecimento dão. Total descaso com quem perde tempo apostando nessa empresa.

Locaweb

Descrição:A Locaweb é a empresa pioneira e líder em serviços de hospedagem de infraestrutura no Brasil e na América Latina. Há 15 anos no mercado, possui mais de 840 mil domínios hospedados, quase oito mil servidores cloud, mais de três mil lojas virtuais, além de parcerias com vinte e um mil desenvolvedores. O portfólio de produtos da Locaweb oferece soluções em Software (SaaS), Plataforma (PaaS) e Infraestrutura (IaaS) para diversos mercados, desde as grandes corporações até as pequenas e médias empresas. Investindo constantemente em infraestrutura e melhores soluções de TI, a Locaweb possui dois Data Centers no Brasil e um em Miami ( EUA). Recentemente, três novas empresas entraram para as aquisições da Locaweb: Eventials ( plataforma de transmissão online de eventos, treinamentos e palestras), Tray (e-commerce) e All In ( soluções de e-mail marketing). A Locaweb tem hoje mais de 260 mil clientes e mantém firme seu propósito inicial de fazer negócios nascerem e prosperarem por meio da tecnologia.