Como é trabalhar na Locaweb?

Era para ser uma empresa ágil...

Analista de SistemasEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Sem dúvida uma empresa que proporciona bastante aprendizado dados a grande quantidade de clientes de um leque variado de produtos. Reúne profissionais bastante qualificados em um ambiente de trabalho bem descontraído. Implementa uma boa política de horários flexíveis para seus desenvolvedores, e vem amadurecendo devagar, mas gradualmente, a sua política de home office, e constantemente promove ações internas que viabilizem o compartilhamente de conhecimento entre os funcionários, tais como palestras/talks, treinamentos e "fóruns" de discussão.

Contras: Apesar de todo o esforço por parte dos times de desenvolvimento para adotar metodologias ágeis e melhorar o processo de desenvolvimento de software, a impressão que se tem é que a diretoria / presidência não dá muita bola para isso não. Processo de deploy engessado, defende que não há necessidade de profissionais especificamente para a área de QA, e há uma resistência grande ainda de muitos times com relação a questões de usabilidade e UX (a turma de front-end sofre bastante por aqui). O salário se resguarda em não ser baixo, mas também não é lá dos mais atrativo, e os benefícios poderiam ser melhores. Fica localizado em uma área bem isolada e as histórias de assaltos e arrastões nos arredores da empresa são contadas aos montes pelos corredores. E, pelo que se vê também, fazer uma progressão de carreira dentro da Locaweb pode levar bastante tempo. Apesar dos horários flexíveis, dada a localização e o regime de 44h semanais, não raro gasto mais de 12 horas do meu dia com expediente e locomoção para ir e vir do trabalho. "Mas e o home office"? Bem... é sempre uma opção... desde que você esteja disposto a abrir bão do seu vale alimentação, que só pode ser gasto com o restaurante e a lanchonete dentro da empresa.

Conselhos para presidência: Entre as várias recomendações que eu faria, a que se faz mais necessária é que se esforcem mais para manter bons profissionais com bastante tempo de casa. Dado que a Locaweb tem bastante "legado", em algum momento, a saída de alguns deles pode comprometer significativamente a situação da empresa.

Locaweb

Descrição:A Locaweb é uma das protagonistas da história da internet no Brasil. Desde a sua fundação, em 1998, sua infraestrutura acompanha o que há de mais moderno e seguro no mundo da tecnologia. Com diferentes unidades de negócio, cada qual com um conjunto de soluções específicas, a Locaweb tem um objetivo: desenvolver negócios // pessoas // paixões // caminhos // o futuro.
Porque na Locaweb, desenvolver vai muito além da tecnologia.