Como é trabalhar na Localiza?

Empresa com qualidade, agilidade, praticidade.

Atendente Financeiro

Lucas do Rio Verde, MT

Prós: O pessoal do atendimento, são sensacionais, sabem conversar, tem um dialogo muito além do trabalho, me perguntam como estou, como foi o fim de semana, criamos laços e isso faz do trabalho algo satisfatório. Gosto também do meus companheiros de trabalhos, podemos até se desentender pelo estresse do trabalho, mas sempre rimos de situações e somos companheiros. Clientes satisfeitos e agradecidos também me fazem querer continuar, eles tem bom humor, e as vezes se deparamos por situações difíceis, mas sempre damos a volta por cima, a Localiza dá vários cursos, e treinamentos, até mesmo sem sairmos da agência. Estou satisfeita, e gosto de trabalhar na Loca.. como digo! :)

Contras: Clientes complicados, de difícil entendimento, fora isso.. estou bem satisfeita.

Conselhos para presidência: Quando cheguei a Localiza, não sabia nem diferenciar muitos carros, muito menos dirigi-los. Aprendi muito bem, devido ao gerente da agência que teve paciência comigo, os gestores também, me deram apoio total e essa chance de aprender, hoje sei até colocar placas nos veículos, kkk, estou muito satisfeita, e acho que eles conseguiram me passar muito bem isso, pois tiveram as orientações, acho que investirem em treinamentos, e fazer um dos funcionários participar dos cursos oferecidos é ótimo, eles aprendem e podem repassar isso para os funcionários, há gosto muito do uniforme, no começo.. não queria usar, mas depois de tantos elogios, não dispenso ele mais, sem contar na sofisticações que ele apresenta. Minha dica, é mais cursos disponível para funcionários, tem um agora em fevereiro, mas não vou ir.. quem sabe em algum mais para frente. Obrigado!

Incrível aprendizado e experiencia de vida

Ex-funcionário, saiu em 2012

Sorocaba, SP

Prós: crescimento profissional e pessoal incrível,amadurecimento pessoal e profissional.Porque a localiza cobra, mas com doçura de seus funcionários e sempre deixa bem claro o seu valor dentro da empresa e não somente com a PLR e suas convenções do qual não se mede esforços para que todos seus colaboradores estejam presentes,mas no trato do dia a dia,como uniforme e benefícios dados. É uma empresa de grande visão de mercado e que a unica preocupação é o bem estar de seus clientes e colaboradores e isso é único é magico é localiza !!

Contras: Horário de trabalho muito puxado aos finais de semana,pensando como empresa estão corretos , mas como funcionário,na verdade ex , não tínhamos vida social pois são todos os feriados que abrimos e trabalhamos .

Conselhos para presidência: Vocês estão ótimos com uma excelente visão de mercado ,continuem investindo em mão de obra,mas tem muita gente boa que acabou saindo da empresa que amaria voltar a fazer parte da família localiza e que agregaria muito se voltasse porque ama o que faz e ama trabalhar na localiza.Esse é meu caso nas minhas veias corre o sangue verde e laranja e não é qualquer verde não é o verde Localiza !!

Ótima empresa (mesmo) para quem gosta de lugares ordenados e sérios.

Especialista

Prós: Empresa muito sólida, com ótima estrutura e cultura de orgulho pela marca. Trabalhar na Localiza traz o tempo inteiro o sentimento de fazer parte de algo grande. Empresa proporciona projetos muito interessantes e desafiadores e, consequentemente, muito aprendizado. A empresa também tem um histórico de resultados positivos muito impressionante, o nível de qualidade e excelência nas operações também são aspectos bem positivos. Fora isso, a cultura da empresa é muito orientada para qualidade de serviço e atendimento.

Contras: Cultura conservadora (desnecessário, pois não há nenhum ganho ligado ao conservadorismo). Trabalhamos das 08-18 (nem sabia que isso existia antes de entrar na Localiza). Empresa se movimenta de forma lenta, todas as decisões são lentas e demoradas, envolvem mil grades de aprovação e centenas de análises. Quando tomamos as decisões, já foi tarde. Tudo o que envolve tecnologia, especialmente, é lento e burocrático. Embora isso seja um tema trabalhado, e atuemos com metodologias ágeis, ainda vivemos um conflito de modernidade e atraso, agilidade e burocracia, autonomia e ultracontrole, é como um mamute fazendo acrobacias. Não bastasse isso, há uma pressão por inovação, porém querem inovação de pessoas que se adequam às cargas horárias elevadas, ao supercontrole de horários, vestimentas e até comportamento. Cabeça quadrada não fala em círculos!

Conselhos para presidência: Querem inovar? Abram espaço para inovação dentro das pessoas... Acabem com dresscode, movimentem-se rumo à possibilidade de horários mais flexíveis, liquefaçam as hierarquias desnecessárias e tragam mais alegria e leveza(um pouquinho só) para o ambiente de trabalho. Essa seriedade militar que a empresa tem já está um pouco ultrapassada. O que vejo mais de desconectado da empresa com o mercado é a pouca diversidade. Todo mundo é igual, branco de classe média alta, heterossexual e relativamente jovem. Onde já se viu barba e tatuagem serem um problema em pleno século XXI? Sério, chega a ser engraçado de tão ultrapassado. E dizer que não é um problema não resolve o problema, a empresa precisa se posicionar já. Até matéria na globo já saiu e não vimos nenhuma movimentação da empresa em reforçar a diversidade de forma mais séria.

Já foi muito melhor

Assistente

Prós: Estrutura bacana, sede nova muito bonita, ambiente agradável, pagamento de salário em dia, PL interessante.

Contras: Muito difícil crescer na empresa, pois a impressão é de que precisa ter "costas largas" para conseguir oportunidades melhores. Dão mais valor a quem vem do mercado externo. Exemplo disso são os programas de estágio onde todos se tornaram analistas enquanto os que já estão a mais tempo não tem chance. Exigências no processo seletivo que eliminam as possibilidades de candidatura. Ex: exigem experiência em liderança para esse tipo de cargo. Mas como vc terá experiência se está almejando justamente o cargo? Falta humildade e transparência aos líderes. Recebem salários 5 a 10x maior que os liderados e transferem as responsabilidades a essas pessoas e levam o mérito depois. Além disso, não contribuem em nada para o crescimento dos liderados. Não sabem identificar pontos a desenvolver e não tem prática de feedback. Quando chega na avaliação de desempenho colocam pontos para reduzir a sua nota e não há possibilidade de reversão, pois não aceitam os argumentos. Cortaram o benefício do ticket refeição que era um atrativo para as pessoas que tinham liberdade de almoçar em local a sua escolha. Estacionamento da empresa é cobrado dos colaboradores e não é valor simbólico (150,00).

Conselhos para presidência: Voltar a pensar no colaborador como seu maior ativo, pois são as pessoas que fazem os resultados virem. Pessoas motivadas rendem mais. Esse valor foi deixado de lado com o tempo e hoje muitas pessoas ainda permanecem na empresa pela escassez de oportunidades no mercado.

Fachada bonita, interior complicado.

Analista de SistemasEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Salários pouco acima da media do mercado, participação nos lucros boa, ticket refeição, cursos de capacitação regulares, designer de trabalho moderno.

Contras: A empresa não possui sistema de pontos, são anotados na mão em um cartão, não paga hora extra e se faz muitas horas extras, pressão de trabalho altíssima, sistema de avaliação tendencioso, muito clientelismo e pouca meritocracia, ambiente de trabalho pesado e gerencia desconectada as bases de trabalhos. Trabalha se muito para compensar a desorganização operacional. Sem plano de carreira.

Conselhos para presidência: flow is money pode sair caro, o mercado de trabalho cobra, mais cedo ou mais tarde.

Boa empresa para se trabalhar

GerenteEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Possibilidade de aumentar o salário devido a comissões

Contras: Carga horária exaustiva. Trabalho sob pressão.

Ótima empresa × Péssima Gestão

Atendente

Salvador, BA

Prós: Os benefícios como participação de lucros, carga horária de 6 horas, e uma empresa de renome. Um ambiente Alegre, fácil acesso aos demais departamentos como rh, e etc..

Contras: A princípio a gerência, a gerência de Salvador é coisa de maluco. Onde o filho chora e a mãe não vê! Escalas liberadas em cima da hora, sem programação, tiram sua folga a beleza prazer, gerentes com muita picuinha e vaidades. Metas inatiginveis e sob a ameaças de deslocamento para agências mais distantes.

Conselhos para presidência: Precisam ser mais próximas das regionais, das filiais ainda mais se tratando de grandes capitais como Salvador.

Localiza é só um sonho como "empresa perfeita"...

Atendente Bilíngue

Prós: A remuneração é satisfatória e acima do que o mercado aplica. Também temos uniforme, que foi renovado a pouco tempo, mais confortável e não tão quente. A liberdade para arrumar o cabelo e pintar a unha também vieram a agregar nosso dia a dia

Contras: Supervisão autoritária, muitas vezes levando para o lado pessoal e prejudicando a equipe toda; despreparada para informações corriqueiras, não sanando assim dúvidas da equipe; ameaçadora, em relação as metas e ao dia a dia de trabalho (restringindo a idas no banheiro durante o expediente, por exemplo); local de trabalho exposto e sem segurança; carga horária das lojas extensas e folgas restritas muitas vezes dependendo da boa vontade e humor da líder.

Conselhos para presidência: A presidência da Localiza deveria se fazer mais presente e acessível ao pilar que sustenta a empresa: os atendentes... A gerência pincela superficialmente nosso dia a dia e as supervisoras transparecem a figura de que as lojas são perfeitas e não são.

Péssima Gestão de pessoas.

Atendente de Loja

Recife, PE

Prós: A "empresa" é muito boa. O salário é bem razoável para quem trabalha 6 horas por dia, e não tem necessariamente uma formação superior ainda.

Contras: A gestão! Não sei como funciona em outras Localizas, mas pelo que ouço, há uma diferença enorme. Desde que entrei na Localiza, eu queria, e muito, fazer parte dela. Me dediquei de fato em tudo que pude. Sempre que minha gestora me pediu, eu disse sim, sempre. Cheguei a ser movimentado 6 vezes de horário em um mês. E na sétima, que eu não poderia, disse não, e tudo mudou. A verdade é que a maioria das pessoas pedem demissão de lá, por empregos semelhantes ou piores, só pra não fazer mais parte do quadro da empresa. Não se contratam mais pessoas para ocupar as vagas que faltam e quando a gestora contrata, não tem autonomia para isso, e tem que esperar o aval da regional. Isso é um absurdo dentro de uma empresa. Uma gestora com 30 anos, responsável por duas lojas, e duas das que mais faturam não ter autonomia para contratar ou demitir ninguém. Algumas pessoas tem privilégios, e estas são aquelas que "fofocam" com a gerente. Aquelas que menos fazem, mas que mais costumam falar mal dos colegas de trabalho, e a gestora sequer ouve as pessoas.
    A verdade é que 90% ou mais dos profissionais já se sentem mal por trabalhar lá, e só esperam uma oportunidade de sair. Não pela Localiza em si, mas pela gestão que temos. Ela "agracia" poucos, e destrói outros. Eu por exemplo, esse mês estou trabalhando em 2 horários diferentes, em dois locais, simplesmente por falta de pessoal. Nosso horário é complicado, não conheço ninguém que não reclame da falta de sensatez. Vemos também o crescimento de diferença e "rixa" entre atendimento e operações. Causa maior, os próprios gestores.
    Todos já tem o jargão de que ao se entrar na loja, tem um imã na entrada que suga toda sua energia. É incrível como as pessoas entram lá e já saem cansadas e mal tratadas. Já tentamos até fazer escalas que ajudem a todos, pra que tenham um ou outro fim de semana pra descansar, e nunca é "aprovado" pela gerência. E afirmo que nada disso é pensando na empresa Localiza, mas sim, no umbigo deles. Já vi gerente reclamando de funcionário pra matriz, por erros deles, e jogando a culpa em seus subordinados. É inadmissível. Repito, a Localiza Rent a Car, é uma empresa incrível. Eu realmente quis trabalhar lá. Eu não procurava emprego, eu queria trabalhar na Localiza. Não sei se hoje me arrependo disso.
    Estamos precisando de renovação. Antes que funcionários bons peçam demissão e deixem a empresa na mão.

Conselhos para presidência: Reavaliar alguns pontos:

1 - Que se tenha mais formas de conferir os check lists dos carros. Acredito que a empresa receba processos desnecessários por erros ou falta de cuidado na parte de Operações. Muitas vezes os funcionários trabalham com pouco incentivo pessoal (não falo de dinheiro), e só cobranças e péssimo tratamento. Acaba que eles empurram qualquer coisa.

2 - Que a gestão seja mais autônoma para criar mais facilidades e desafios para os funcionários. Pra tudo tem que se pedir uma autorização, quando tudo que se precisa é de um imediatismo em dizer sim!

3 - Que a empresa ouça mais os funcionários, sem questionar tudo diretamente e somente aos gerentes. Muitas coisas acontecem dentro da empresa e são repassadas como erro dos funcionários. E posso contar exemplos que não foram, em suma, a maioria das vezes foi falta do gerente que não ouviu o funcionário até que deu errado.

4 - Horários mais condizentes com "trabalho pra viver" e não "vivo pra trabalhar". Onde eu trabalho, apesar das 6h apenas, é como se vivesse em tempo integral de vida lá. Até o sono é perdido. Tive que trancar minha faculdade por conta da Localiza, quando deveria ser o contrário.

5 - Precisamos de pessoas mais próximas para resolvermos os nossos problemas. Como uma ouvidoria, um RH, um setor financeiro. Tudo fica a cargo de operações e atendimento, e nenhum resolve nada, só quando o problema deixa impossível a continuidade do trabalho. Recentemente uma caixa d'água ficou 3 meses esborrando, e mesmo com os funcionários falando diariamente. Só quando abriu uma fenda no chão da empresa, foi que resolveram. Recomendo que haja um gerente de Loja! Alguém responsável pela empresa. Em todos os locais, além dos gerentes de departamento, há um gerente comercial, um responsável por tudo, aquele acima dos departamentos, visto que cada um vai sempre defender o seu. E precisamos um que defenda a loja, os funcionários e principalmente a empresa.

Tenho várias ideias, mas ela nunca são levadas em consideração. Então... Deixo pra uma outra oportunidade escrever tudo.

Entrega de projetos

Analista de Sistemas

Prós: Remuneração mensal é boa, inclui um carro administrativo que pode ser utilizado nos finais de semana. Também tem a participação nos lucros que em média da 3,5 salarios

Contras: Carga de trabalho excessiva, em alguns casos ocupado os finais de semana, hora extra é uma realidade, horário não é flexível com início de trabalho as 07:45, rigor na vestimenta, cabelo e barba.

Localiza