Como é trabalhar na Localiza?

Péssima Gestão de pessoas.

Atendente de Loja

Recife, PE

Prós: A "empresa" é muito boa. O salário é bem razoável para quem trabalha 6 horas por dia, e não tem necessariamente uma formação superior ainda.

Contras: A gestão! Não sei como funciona em outras Localizas, mas pelo que ouço, há uma diferença enorme. Desde que entrei na Localiza, eu queria, e muito, fazer parte dela. Me dediquei de fato em tudo que pude. Sempre que minha gestora me pediu, eu disse sim, sempre. Cheguei a ser movimentado 6 vezes de horário em um mês. E na sétima, que eu não poderia, disse não, e tudo mudou. A verdade é que a maioria das pessoas pedem demissão de lá, por empregos semelhantes ou piores, só pra não fazer mais parte do quadro da empresa. Não se contratam mais pessoas para ocupar as vagas que faltam e quando a gestora contrata, não tem autonomia para isso, e tem que esperar o aval da regional. Isso é um absurdo dentro de uma empresa. Uma gestora com 30 anos, responsável por duas lojas, e duas das que mais faturam não ter autonomia para contratar ou demitir ninguém. Algumas pessoas tem privilégios, e estas são aquelas que "fofocam" com a gerente. Aquelas que menos fazem, mas que mais costumam falar mal dos colegas de trabalho, e a gestora sequer ouve as pessoas.
    A verdade é que 90% ou mais dos profissionais já se sentem mal por trabalhar lá, e só esperam uma oportunidade de sair. Não pela Localiza em si, mas pela gestão que temos. Ela "agracia" poucos, e destrói outros. Eu por exemplo, esse mês estou trabalhando em 2 horários diferentes, em dois locais, simplesmente por falta de pessoal. Nosso horário é complicado, não conheço ninguém que não reclame da falta de sensatez. Vemos também o crescimento de diferença e "rixa" entre atendimento e operações. Causa maior, os próprios gestores.
    Todos já tem o jargão de que ao se entrar na loja, tem um imã na entrada que suga toda sua energia. É incrível como as pessoas entram lá e já saem cansadas e mal tratadas. Já tentamos até fazer escalas que ajudem a todos, pra que tenham um ou outro fim de semana pra descansar, e nunca é "aprovado" pela gerência. E afirmo que nada disso é pensando na empresa Localiza, mas sim, no umbigo deles. Já vi gerente reclamando de funcionário pra matriz, por erros deles, e jogando a culpa em seus subordinados. É inadmissível. Repito, a Localiza Rent a Car, é uma empresa incrível. Eu realmente quis trabalhar lá. Eu não procurava emprego, eu queria trabalhar na Localiza. Não sei se hoje me arrependo disso.
    Estamos precisando de renovação. Antes que funcionários bons peçam demissão e deixem a empresa na mão.

Conselhos para presidência: Reavaliar alguns pontos:

1 - Que se tenha mais formas de conferir os check lists dos carros. Acredito que a empresa receba processos desnecessários por erros ou falta de cuidado na parte de Operações. Muitas vezes os funcionários trabalham com pouco incentivo pessoal (não falo de dinheiro), e só cobranças e péssimo tratamento. Acaba que eles empurram qualquer coisa.

2 - Que a gestão seja mais autônoma para criar mais facilidades e desafios para os funcionários. Pra tudo tem que se pedir uma autorização, quando tudo que se precisa é de um imediatismo em dizer sim!

3 - Que a empresa ouça mais os funcionários, sem questionar tudo diretamente e somente aos gerentes. Muitas coisas acontecem dentro da empresa e são repassadas como erro dos funcionários. E posso contar exemplos que não foram, em suma, a maioria das vezes foi falta do gerente que não ouviu o funcionário até que deu errado.

4 - Horários mais condizentes com "trabalho pra viver" e não "vivo pra trabalhar". Onde eu trabalho, apesar das 6h apenas, é como se vivesse em tempo integral de vida lá. Até o sono é perdido. Tive que trancar minha faculdade por conta da Localiza, quando deveria ser o contrário.

5 - Precisamos de pessoas mais próximas para resolvermos os nossos problemas. Como uma ouvidoria, um RH, um setor financeiro. Tudo fica a cargo de operações e atendimento, e nenhum resolve nada, só quando o problema deixa impossível a continuidade do trabalho. Recentemente uma caixa d'água ficou 3 meses esborrando, e mesmo com os funcionários falando diariamente. Só quando abriu uma fenda no chão da empresa, foi que resolveram. Recomendo que haja um gerente de Loja! Alguém responsável pela empresa. Em todos os locais, além dos gerentes de departamento, há um gerente comercial, um responsável por tudo, aquele acima dos departamentos, visto que cada um vai sempre defender o seu. E precisamos um que defenda a loja, os funcionários e principalmente a empresa.

Tenho várias ideias, mas ela nunca são levadas em consideração. Então... Deixo pra uma outra oportunidade escrever tudo.

Localiza

Descrição:A Localiza é uma empresa de aluguel de carros e venda de seminovos presente em diversos países da América do Sul. Como carro-chefe da empresa está o aluguel de veículos (a frota estimada pela Localiza é de mais de 111 mil carros) em mais de 533 agências espalhadas por 372 cidades de Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Uruguai, Peru, Colômbia e Equador. Tem mais de sete mil funcionários e ainda oferece serviços de venda de carros seminovos, quando vende carros desativados de sua frota de aluguel como forma de reduzir os custos de depreciação dos veículos.