Como é trabalhar na Livraria da Vila?

Se puder, evite...

Ex-funcionário, saiu em 2015

Prós: O ambiente de trabalho é aconchegante e atrativo. Os descontos de funcionários são atrativos. Seus colegas de trabalho vão virar seus amigos e vão fazer parte da sua vida por um longo tempo. Aceitação das diferenças entre as pessoas, respeitando o estilo de cada um.

Contras: Uma empresa relativamente grande, porém que não cresce internamente. Só se fala em meta, meta, meta. Os funcionários são mais cobrados do que incentivados pelos donos, diretoria e os coordenadores das lojas. Sua opinião será ouvida, porém não servirá de nada, já que a empresa prefere seguir um sistema arcaico. Seu atraso de 5 minutos, às vezes menos, é mais relevante que seu bom desempenho nas vendas. É proibido fazer amizades com os representantes das editoras. E cuidado se você for um ex-funcionário, pois não será bem-vindo no seu antigo trabalho.

Conselhos para presidência: Evoluam, por favor. E valorizem mais seus funcionários, incentivem e não apenas cobrem.

Basta puxar o "saco"

Prós: Não observo muitos pontos positivos. Gosto do ambiente que é agradável e aconchegante, principalmente para quem gosta muito de livros.

Contras: A infra-estrutura da empresa é péssima. A hierarquia nem existe. Qualquer um que tiver qualquer posição a mais, já acha que pode mandar em todas as lojas. O tempo de serviço é o que importa mais. Quanto mais tempo você tem de empresa seu pedestal será mais alto. Tem coordenadores de loja por exemplo, que chega em outras lojas e acha que é superior ao outro coordenador só porque tem mais tempo de casa. Achando que pode mandar mais que o outro. Pra resumir, basta puxar o "saco" da pessoa certa que você se dá bem e geralmente só assim para conseguir uma promoção.

Quem sabe um dia mude.

Ex-funcionário, saiu em 2014

Prós: Estabilidade, afinal poucos fazem o que DEVE ser feito, portanto basta que você faça o seu trabalho e você o terá por um bom tempo.

Contras: A empresa não tem normas definidas nem hierarquia. Na verdade, trata-se de um bibelô do seu dono, já que seus lucros não vem da Livraria. As avaliações, dicas e opiniões sobre livros devem ser feitas pautadas em amigos e pessoas influente no meio social ao qual a família dona do estabelecimento pertence. Não há nenhum tipo de respeito à literatura ou ao conhecimento, e nem mesmo às vendas em si.

Não cumpre o que prega.

VendedorEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: O incentivo e o acesso aos livros. Muita troca de informação e ferramentas para alavancar as vendas.

Contras: Não cumpre o que prega. Feedback sempre negativo, se você tem pontos positivos ninguém vai te chamar de canto pra te elogiar. Fui demitida sem saber porque. Uma semana antes perguntei sobre meu desempenho ao multiplicador que me disse que eu estava indo MUITO BEM... Como posso fazer minha auto-avaliação sem saber porque fui demitida.

Conselhos para presidência: Tratem as pessoas como iguais, não como seres inferiores. Ouçam mais, e tenham em mente que funcionário satisfeito, empresa bem sucedida!

Você é apenas um subordinado.

Auxiliar de VendasEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: É um bom lugar para aprender. O acesso aos livros é bem amplo, o descontos para funcionários é vantajoso e você tem certa autonomia para executar as tarefas.

Contras: Desvalorização dos funcionários. Você se sente completamente substituível. Metas e horários inflexíveis, reuniões extremamente desmotivadoras e abusivas. Ambiente pesado. Não existe diálogo entre funcionário e coordenador, que não única e exclusivamente a subordinação. Todos exercem muito mais funções do que deveriam. É uma pena que uma empresa com um potencial como esse tenha um comportamento tão arcaico.

Conselhos para presidência: Valorize seus funcionários, eles são os pilares da empresa. Valorize os salários, as ideias, as contribuições. Insatisfação é normal em qualquer ambiente, mas se a grande maioria dos funcionários está insatisfeita, talvez o problema não seja com os funcionários.

desorganizada, mas para primeiro emprego vale a pena

VendedorEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Ambiente ideal para quem gosta de ler e cultura em geral, trabalhar em equipe, aprender coisas novas, conhecer novas pessoas. O trabalho não é dificil.

Contras: Desorganizado e muitos conflitos com a chefia. Quando você entra eles te vendem uma empresa e quando entra é outra. Assim como todas livrarias o salario é baixo e as escalas pesadas...ruim para quem quer ter vida social.

Conselhos para presidência: Melhorar a gestão, qualificar a liderança e bonificar seus funcionarios.

Uma rede de livrarias que tem muito por melhorar.

VendedorEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Acredito que o único ponto positivo, seja o contacto e aprendizado com os demais colegas de loja.

Contras: Carga horária extensa. Principalmente aos domingos. Não há plano de carreira, tampouco dialogo e informação sobre as ações da loja. Gerência fraca, e empresa familiar. Lojas sem manutenção e sem reposição de produtos. Realmente há muito o que fazer para ser considerada um polo cultural.

Conselhos para presidência: Ouçam mais seus funcionários. Principalmente aqueles que vestem a camisa da empresa. Melhorem o acervo, URGENTEMENTE. Outra coisa, melhorem o premio de metas, o que vocês pagam é triste, e nem um pouco motivador.

O trabalho é bom, se for para ser uma experiência rápida.

Ex-funcionário, saiu em 2014

Prós: O contato com os livreiros e vendedores das editoras é muito gratificante! Também é positivo os descontos em livros oferecidos aos funcionários.

Contras: O salário é muito ruim, trabalha-se muito e não há reconhecimento.

Conselhos para presidência: Diminuam a carga horária de trabalho. Depois de um tempo, os livreiros deixam de sentir as pernas de tanto cansaço.

Já foi um bom lugar, hoje é mais uma livraria cheia de pessoas que não conhecem o que vendem.

Auxiliar de Vendas

Prós: Infelizmente os pontos positivos são inerentes a livraria e sim ligados a troca de conhecimento entre colegas e clientes, muitas vezes você se depara com pessoas interessantíssimas que trabalham pelo amor aos livros.

Contras: Infelizmente essa livraria não tem a menor noção de como gerir pessoas, o ego dos bajuladores é enchido pelos superiores, enquanto pessoas ralam para vender, agregar e fidelizar os clientes, esses bajuladores só precisam fingir que trabalham e ser amigos do superior imediato que a vida deles está tranquila. Demitem que é bom e seguram aqueles que não fazem absolutamente nada, a não ser quem sabe atrapalhar o trabalho de quem ainda gosta de vender livros.

Conselhos para presidência: Deem ouvidos a aqueles que vendem, que estão na loja olhando nos olhos do cliente, parem de ter ideias mirabolantes, caiam na realidade e prestem atenção na quantidade de produtos que ficam parados em loja por falta de noção, que bastaria um vendedor para dizer que não irá funcionar.

Tem muita gente boa saindo sem ser valorizado

VendedorEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Praticamente não existe ponto positivo na empresa. Talvez a convivência pessoal com os colegas era bem satisfatória. Guardei muitos amigos lá e isso é o diferencial da empresa.

Contras: Não existe plano de carreira, você fica maravilhado quando faz a dinâmica de grupo e falam que será feita uma avaliação a cada seis meses, que a diretoria sempre acompanha o desempenho do funcionário. Na prática isso não existe, o colaborador da empresa é jogado de canto e quando a diretoria ou os coordenadores falam com você é para fazer terror psicológico. Fiquei muito tempo lá e, raras exceções, nunca recebi um elogio!

Conselhos para presidência: Diretoria seja mais profissional. Valorizem seus colaboradores, muita gente boa sai da empresa porque não é valorizado! Fiquem mais próximos dos seus funcionários porque serão eles que salvarão a empresa e não um bando de coordenadores mau treinados ! Vocês terão que ser mais parcimoniosos nas criticas aos funcionários, pois nem sempre são verdadeiras. Vocês tem que ser mais profissionais senão a empresa não durará muito tempo, o que, para mim, será uma pena. Pena porque vemos uma Livraria com o nome tão forte em São Paulo sendo administrada por pessoas que pararam no tempo e imaginam que estão na década de 80, em que a chibata era o mote da vez. Profissionalizem-se!

Livraria da Vila

Descrição:Desde 1985, a Livraria da Vila mantém o título de uma das mais simpáticas e charmosas da cidade, ponto de encontro para os amantes dos livros, da literatura, da música e das artes.

As opções de leitura e o conforto destinado aos clientes, que podem usufruir de um atendimento personalizado, são as características pelas quais a Livraria da Vila, hoje, com 8 lojas, se posicionou no mercado.