Como é trabalhar na Livraria da Vila?

Uma rede de livrarias que tem muito por melhorar.

VendedorEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Acredito que o único ponto positivo, seja o contacto e aprendizado com os demais colegas de loja.

Contras: Carga horária extensa. Principalmente aos domingos. Não há plano de carreira, tampouco dialogo e informação sobre as ações da loja. Gerência fraca, e empresa familiar. Lojas sem manutenção e sem reposição de produtos. Realmente há muito o que fazer para ser considerada um polo cultural.

Conselhos para presidência: Ouçam mais seus funcionários. Principalmente aqueles que vestem a camisa da empresa. Melhorem o acervo, URGENTEMENTE. Outra coisa, melhorem o premio de metas, o que vocês pagam é triste, e nem um pouco motivador.

Você se sente descartável e barato.

Auxiliar de VendasEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Alguns colegas de trabalho valem a pena, o desconto para funcionários é bom e o ambiente é agradável.

Contras: Não há nenhum respeito pelo funcionário. Eles te contratam e mandam embora como se fosse um pedaço de papel. Ninguém tem paciência, não há boa organização, os funcionários mais velhos te tratam como um imbecil. O salário é muito baixo, em compensação se trabalha muito. Um, dois ou três minutos de atraso são tratados com rigidez absurda. Só se ouve críticas, quase nunca elogios, a não ser dos clientes. Coordenadores mimados.

Conselhos para presidência: Não tratem seus funcionários com tanto descaso e organizem-se melhor.

Falta de consideração à equipe de colaboradores em todos os aspectos.

VendedorEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: As vantagens da empresa quase em nada refletem a competência da "alta hierarquia". Vantajosos mesmos são somente os descontos em compra de livros e o acesso aos mesmos e o plano de saúde é bastante satisfatório.

Contras: Não há reconhecimento do bom trabalho, o plano de carreira oferecido na entrevista de emprego não existe, cobrança de resultados astronômicos em vendas sem o devido incentivo, bônus por meta de venda batida não é atrativo, a periodicidade do feedback ao funcionário é arbitrária e nunca motivacional, repreensão desproporcional a erros mínimos, sobrecarga de funções em cima dos colaboradores, coordenação e diretoria pouquíssimo acessíveis ao funcionário, o quadro de funcionários nunca está completo e isso acarreta em mais sobrecarga aos funcionários, Vale Refeição quase desprezível, a desculpa para a negação de qualquer solicitação do funcionário é "não é política da empresa" (e tal política nunca é explicada), falta de comunicação e o tratamento dado há muitos colaboradores é desrespeitoso, frio e seco.

Conselhos para presidência: A gestão atual gera nos colaboradores um nível de insatisfação extremo dada a falta de transparência e o tratamento gélido dado aos funcionários. Ouçam as sugestões dos colaboradores e passem a investigar os próprios atos para poderem responder porque raramente um funcionário fica na empresa por mais de 4 meses.

Empresa não cumpre o que prega, funcionários não são valorizados.

VendedorEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: O ambiente de trabalho é muito bom, os outros funcionários tornam-se realmente seus amigos. A relação com os clientes é bem produtiva, não só entregamos livros, também trocamos opiniões e conhecimentos a cerca da literatura. Tive a sorte de ter uma ótima gerente que conseguia manter a harmonia e ordem na loja. O desconto para compra de livros também é muito atraente.

Contras: O problema maior é a gestão realizada pela família do dono, quem trabalha lá percebe que a Livraria é um brinquedo que eles usam por capricho. A Diretoria, RH e todo o alto escalão não se preocupam com o bem estar dos funcionários, preferem dar advertências para resolver qualquer tipo de conflito e demitem funcionários desmotivados sem ao menos identificar o motivo da insatisfação. A Diretoria só dá ouvidos para os funcionários do tipo puxa saco e se você não tiver esse perfil passará despercebido. A escala de trabalho é muito extensa e usam o mesmo funcionário para realizar mais de uma função, com o objetivo de economizar na contratação. O vale refeição de dez reais não condiz com a região das lojas, que são em áreas nobres e só tem restaurantes caros, e ninguém ganha hora extra.

Conselhos para presidência: Se vocês se orgulham de oferecer um atendimento personalizado aos clientes, precisam de funcionários qualificados e motivados para isso. Não adianta querer pagar menos e pegar pessoas inexperientes para fazer um trabalho com a mesma qualidade de alguém que já está há mais tempo no mercado. Ouçam a opinião de quem está insatisfeito antes de demiti-los.

O trabalho é bom, se for para ser uma experiência rápida.

Ex-funcionário, saiu em 2014

Prós: O contato com os livreiros e vendedores das editoras é muito gratificante! Também é positivo os descontos em livros oferecidos aos funcionários.

Contras: O salário é muito ruim, trabalha-se muito e não há reconhecimento.

Conselhos para presidência: Diminuam a carga horária de trabalho. Depois de um tempo, os livreiros deixam de sentir as pernas de tanto cansaço.

Frustrante

Auxiliar de VendasEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Ter ao seu alcance aquela infinidade de cultura é muito bom. O ambiente depende muito da capacidade do coordenador em gerir o espaço.

Contras: A organização e a comunicação não fazem jus ao elevado grau no conceito dos clientes, pois é péssimo. O plano de carreira apresentado nas entrevistas não corresponde à realidade. Sobreposição de funções sem o devido reconhecimento no plano do contato humano e do incentivo salarial.

Não cumpre o que prega.

VendedorEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: O incentivo e o acesso aos livros. Muita troca de informação e ferramentas para alavancar as vendas.

Contras: Não cumpre o que prega. Feedback sempre negativo, se você tem pontos positivos ninguém vai te chamar de canto pra te elogiar. Fui demitida sem saber porque. Uma semana antes perguntei sobre meu desempenho ao multiplicador que me disse que eu estava indo MUITO BEM... Como posso fazer minha auto-avaliação sem saber porque fui demitida.

Conselhos para presidência: Tratem as pessoas como iguais, não como seres inferiores. Ouçam mais, e tenham em mente que funcionário satisfeito, empresa bem sucedida!

Se puder, evite...

Ex-funcionário, saiu em 2015

Prós: O ambiente de trabalho é aconchegante e atrativo. Os descontos de funcionários são atrativos. Seus colegas de trabalho vão virar seus amigos e vão fazer parte da sua vida por um longo tempo. Aceitação das diferenças entre as pessoas, respeitando o estilo de cada um.

Contras: Uma empresa relativamente grande, porém que não cresce internamente. Só se fala em meta, meta, meta. Os funcionários são mais cobrados do que incentivados pelos donos, diretoria e os coordenadores das lojas. Sua opinião será ouvida, porém não servirá de nada, já que a empresa prefere seguir um sistema arcaico. Seu atraso de 5 minutos, às vezes menos, é mais relevante que seu bom desempenho nas vendas. É proibido fazer amizades com os representantes das editoras. E cuidado se você for um ex-funcionário, pois não será bem-vindo no seu antigo trabalho.

Conselhos para presidência: Evoluam, por favor. E valorizem mais seus funcionários, incentivem e não apenas cobrem.

Basta puxar o "saco"

Prós: Não observo muitos pontos positivos. Gosto do ambiente que é agradável e aconchegante, principalmente para quem gosta muito de livros.

Contras: A infra-estrutura da empresa é péssima. A hierarquia nem existe. Qualquer um que tiver qualquer posição a mais, já acha que pode mandar em todas as lojas. O tempo de serviço é o que importa mais. Quanto mais tempo você tem de empresa seu pedestal será mais alto. Tem coordenadores de loja por exemplo, que chega em outras lojas e acha que é superior ao outro coordenador só porque tem mais tempo de casa. Achando que pode mandar mais que o outro. Pra resumir, basta puxar o "saco" da pessoa certa que você se dá bem e geralmente só assim para conseguir uma promoção.

Quem sabe um dia mude.

Ex-funcionário, saiu em 2014

Prós: Estabilidade, afinal poucos fazem o que DEVE ser feito, portanto basta que você faça o seu trabalho e você o terá por um bom tempo.

Contras: A empresa não tem normas definidas nem hierarquia. Na verdade, trata-se de um bibelô do seu dono, já que seus lucros não vem da Livraria. As avaliações, dicas e opiniões sobre livros devem ser feitas pautadas em amigos e pessoas influente no meio social ao qual a família dona do estabelecimento pertence. Não há nenhum tipo de respeito à literatura ou ao conhecimento, e nem mesmo às vendas em si.

Livraria da Vila

Descrição:Desde 1985, a Livraria da Vila mantém o título de uma das mais simpáticas e charmosas da cidade, ponto de encontro para os amantes dos livros, da literatura, da música e das artes.

As opções de leitura e o conforto destinado aos clientes, que podem usufruir de um atendimento personalizado, são as características pelas quais a Livraria da Vila, hoje, com 8 lojas, se posicionou no mercado.