Como é trabalhar na Livraria da Vila?

Você é apenas um subordinado.

Auxiliar de VendasEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: É um bom lugar para aprender. O acesso aos livros é bem amplo, o descontos para funcionários é vantajoso e você tem certa autonomia para executar as tarefas.

Contras: Desvalorização dos funcionários. Você se sente completamente substituível. Metas e horários inflexíveis, reuniões extremamente desmotivadoras e abusivas. Ambiente pesado. Não existe diálogo entre funcionário e coordenador, que não única e exclusivamente a subordinação. Todos exercem muito mais funções do que deveriam. É uma pena que uma empresa com um potencial como esse tenha um comportamento tão arcaico.

Conselhos para presidência: Valorize seus funcionários, eles são os pilares da empresa. Valorize os salários, as ideias, as contribuições. Insatisfação é normal em qualquer ambiente, mas se a grande maioria dos funcionários está insatisfeita, talvez o problema não seja com os funcionários.

Tem muita gente boa saindo sem ser valorizado

VendedorEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Praticamente não existe ponto positivo na empresa. Talvez a convivência pessoal com os colegas era bem satisfatória. Guardei muitos amigos lá e isso é o diferencial da empresa.

Contras: Não existe plano de carreira, você fica maravilhado quando faz a dinâmica de grupo e falam que será feita uma avaliação a cada seis meses, que a diretoria sempre acompanha o desempenho do funcionário. Na prática isso não existe, o colaborador da empresa é jogado de canto e quando a diretoria ou os coordenadores falam com você é para fazer terror psicológico. Fiquei muito tempo lá e, raras exceções, nunca recebi um elogio!

Conselhos para presidência: Diretoria seja mais profissional. Valorizem seus colaboradores, muita gente boa sai da empresa porque não é valorizado! Fiquem mais próximos dos seus funcionários porque serão eles que salvarão a empresa e não um bando de coordenadores mau treinados ! Vocês terão que ser mais parcimoniosos nas criticas aos funcionários, pois nem sempre são verdadeiras. Vocês tem que ser mais profissionais senão a empresa não durará muito tempo, o que, para mim, será uma pena. Pena porque vemos uma Livraria com o nome tão forte em São Paulo sendo administrada por pessoas que pararam no tempo e imaginam que estão na década de 80, em que a chibata era o mote da vez. Profissionalizem-se!

Você se sente descartável e barato.

Auxiliar de VendasEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Alguns colegas de trabalho valem a pena, o desconto para funcionários é bom e o ambiente é agradável.

Contras: Não há nenhum respeito pelo funcionário. Eles te contratam e mandam embora como se fosse um pedaço de papel. Ninguém tem paciência, não há boa organização, os funcionários mais velhos te tratam como um imbecil. O salário é muito baixo, em compensação se trabalha muito. Um, dois ou três minutos de atraso são tratados com rigidez absurda. Só se ouve críticas, quase nunca elogios, a não ser dos clientes. Coordenadores mimados.

Conselhos para presidência: Não tratem seus funcionários com tanto descaso e organizem-se melhor.

Falta de consideração à equipe de colaboradores em todos os aspectos.

VendedorEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: As vantagens da empresa quase em nada refletem a competência da "alta hierarquia". Vantajosos mesmos são somente os descontos em compra de livros e o acesso aos mesmos e o plano de saúde é bastante satisfatório.

Contras: Não há reconhecimento do bom trabalho, o plano de carreira oferecido na entrevista de emprego não existe, cobrança de resultados astronômicos em vendas sem o devido incentivo, bônus por meta de venda batida não é atrativo, a periodicidade do feedback ao funcionário é arbitrária e nunca motivacional, repreensão desproporcional a erros mínimos, sobrecarga de funções em cima dos colaboradores, coordenação e diretoria pouquíssimo acessíveis ao funcionário, o quadro de funcionários nunca está completo e isso acarreta em mais sobrecarga aos funcionários, Vale Refeição quase desprezível, a desculpa para a negação de qualquer solicitação do funcionário é "não é política da empresa" (e tal política nunca é explicada), falta de comunicação e o tratamento dado há muitos colaboradores é desrespeitoso, frio e seco.

Conselhos para presidência: A gestão atual gera nos colaboradores um nível de insatisfação extremo dada a falta de transparência e o tratamento gélido dado aos funcionários. Ouçam as sugestões dos colaboradores e passem a investigar os próprios atos para poderem responder porque raramente um funcionário fica na empresa por mais de 4 meses.

O trabalho é bom, se for para ser uma experiência rápida.

Ex-funcionário, saiu em 2014

Prós: O contato com os livreiros e vendedores das editoras é muito gratificante! Também é positivo os descontos em livros oferecidos aos funcionários.

Contras: O salário é muito ruim, trabalha-se muito e não há reconhecimento.

Conselhos para presidência: Diminuam a carga horária de trabalho. Depois de um tempo, os livreiros deixam de sentir as pernas de tanto cansaço.

Não cumpre o que prega.

VendedorEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: O incentivo e o acesso aos livros. Muita troca de informação e ferramentas para alavancar as vendas.

Contras: Não cumpre o que prega. Feedback sempre negativo, se você tem pontos positivos ninguém vai te chamar de canto pra te elogiar. Fui demitida sem saber porque. Uma semana antes perguntei sobre meu desempenho ao multiplicador que me disse que eu estava indo MUITO BEM... Como posso fazer minha auto-avaliação sem saber porque fui demitida.

Conselhos para presidência: Tratem as pessoas como iguais, não como seres inferiores. Ouçam mais, e tenham em mente que funcionário satisfeito, empresa bem sucedida!

Até empresa fundo de quintal, tem mais visão.

Auxiliar de Vendas

Prós: Os funcionários, não todos que de alguma maneira se esforçam ao máximo para conseguir atender os clientes. Algo muito difícil de se fazer com o suporte dado aos mesmos.

Contras: Salário é uma piada, por nove horas de trabalho( sem comissão). Não dão valor para os funcionários e as idéias/sugestões dos mesmos. E tem suporte aos livreiros, lançamentos chegam com um tempo muito grande de atraso.

Conselhos para presidência: Ouvir aos funcionários, sem represálias. Abrir a mente, para que a empresa cresça o quanto ela pode.

Falta diálogo, motivação e reconhecimento.

VendasEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Ambiente gostoso para se trabalhar, pois quem entra realmente gosta de livros e cultura. Os descontos e empréstimos são o que ainda motiva trabalhar lá.

Contras: Não há perspectivas de crescimento, nem aumento de salário. Poucos feedbacks, não reconhecem os ótimos funcionários que contratam, e por esse motivo, poucos conseguem ficar. Bônus pouco motivador. Vale Refeição de apenas 10 reais , sendo que as lojas são localizadas nos pontos mais caros da cidade. Horários e folgas inflexíveis.

Conselhos para presidência: Estejam abertos a ouvirem seus funcionários; melhores os benefícios; sejam mais flexíveis; vocês perdem excelentes profissionais por pouco. Valorizem os poucos e bons que ainda estão lá.

Uma rede de livrarias que tem muito por melhorar.

VendedorEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Acredito que o único ponto positivo, seja o contacto e aprendizado com os demais colegas de loja.

Contras: Carga horária extensa. Principalmente aos domingos. Não há plano de carreira, tampouco dialogo e informação sobre as ações da loja. Gerência fraca, e empresa familiar. Lojas sem manutenção e sem reposição de produtos. Realmente há muito o que fazer para ser considerada um polo cultural.

Conselhos para presidência: Ouçam mais seus funcionários. Principalmente aqueles que vestem a camisa da empresa. Melhorem o acervo, URGENTEMENTE. Outra coisa, melhorem o premio de metas, o que vocês pagam é triste, e nem um pouco motivador.

Empresa não cumpre o que prega, funcionários não são valorizados.

VendedorEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: O ambiente de trabalho é muito bom, os outros funcionários tornam-se realmente seus amigos. A relação com os clientes é bem produtiva, não só entregamos livros, também trocamos opiniões e conhecimentos a cerca da literatura. Tive a sorte de ter uma ótima gerente que conseguia manter a harmonia e ordem na loja. O desconto para compra de livros também é muito atraente.

Contras: O problema maior é a gestão realizada pela família do dono, quem trabalha lá percebe que a Livraria é um brinquedo que eles usam por capricho. A Diretoria, RH e todo o alto escalão não se preocupam com o bem estar dos funcionários, preferem dar advertências para resolver qualquer tipo de conflito e demitem funcionários desmotivados sem ao menos identificar o motivo da insatisfação. A Diretoria só dá ouvidos para os funcionários do tipo puxa saco e se você não tiver esse perfil passará despercebido. A escala de trabalho é muito extensa e usam o mesmo funcionário para realizar mais de uma função, com o objetivo de economizar na contratação. O vale refeição de dez reais não condiz com a região das lojas, que são em áreas nobres e só tem restaurantes caros, e ninguém ganha hora extra.

Conselhos para presidência: Se vocês se orgulham de oferecer um atendimento personalizado aos clientes, precisam de funcionários qualificados e motivados para isso. Não adianta querer pagar menos e pegar pessoas inexperientes para fazer um trabalho com a mesma qualidade de alguém que já está há mais tempo no mercado. Ouçam a opinião de quem está insatisfeito antes de demiti-los.

Livraria da Vila

Descrição:Desde 1985, a Livraria da Vila mantém o título de uma das mais simpáticas e charmosas da cidade, ponto de encontro para os amantes dos livros, da literatura, da música e das artes.

As opções de leitura e o conforto destinado aos clientes, que podem usufruir de um atendimento personalizado, são as características pelas quais a Livraria da Vila, hoje, com 8 lojas, se posicionou no mercado.