Olá! Love Mondays irá virar Glassdoor em 26 de junho. Saiba mais

Como é trabalhar na Livraria da Vila?

Trabalho escravo, sua vida pessoal se torna inexistente

Caixa/Vendedor

Prós: Bons descontos para funcionários. Ambiente agradável por conta dos colegas de trabalho, e é bom para estar sempre atualizado sobre o mercado de livros.

Contras: Falta de reconhecimento, plano de carreira inexistente, cobranças sem fundamento, condições de trabalho insalubres, acumulo de função, carga horária abusiva, salário mais baixo do mercado.

Acabou o romantismo

LivreiroEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: O ambiente de trabalho é agradável por conta de interação entre os colegas, todos gostam de livros e daquilo que fazem, além disso a empresa incentiva a leitura.

Contras: Salário baixo, a empresa incentiva a competitividade, o tratamento como os funcionários é impessoal e cheio de regras tratando funcionários como se os funcionários fossem robôs, os planos para crescimento dentro da empresa só acontecem no número de funções que você passa a acumular, o salários e benefícios são ridículos pelo que exigem dos funcionários.

Você é apenas um subordinado.

Auxiliar de VendasEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: É um bom lugar para aprender. O acesso aos livros é bem amplo, o descontos para funcionários é vantajoso e você tem certa autonomia para executar as tarefas.

Contras: Desvalorização dos funcionários. Você se sente completamente substituível. Metas e horários inflexíveis, reuniões extremamente desmotivadoras e abusivas. Ambiente pesado. Não existe diálogo entre funcionário e coordenador, que não única e exclusivamente a subordinação. Todos exercem muito mais funções do que deveriam. É uma pena que uma empresa com um potencial como esse tenha um comportamento tão arcaico.

Conselhos para presidência: Valorize seus funcionários, eles são os pilares da empresa. Valorize os salários, as ideias, as contribuições. Insatisfação é normal em qualquer ambiente, mas se a grande maioria dos funcionários está insatisfeita, talvez o problema não seja com os funcionários.

Tem muita gente boa saindo sem ser valorizado

VendedorEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Praticamente não existe ponto positivo na empresa. Talvez a convivência pessoal com os colegas era bem satisfatória. Guardei muitos amigos lá e isso é o diferencial da empresa.

Contras: Não existe plano de carreira, você fica maravilhado quando faz a dinâmica de grupo e falam que será feita uma avaliação a cada seis meses, que a diretoria sempre acompanha o desempenho do funcionário. Na prática isso não existe, o colaborador da empresa é jogado de canto e quando a diretoria ou os coordenadores falam com você é para fazer terror psicológico. Fiquei muito tempo lá e, raras exceções, nunca recebi um elogio!

Conselhos para presidência: Diretoria seja mais profissional. Valorizem seus colaboradores, muita gente boa sai da empresa porque não é valorizado! Fiquem mais próximos dos seus funcionários porque serão eles que salvarão a empresa e não um bando de coordenadores mau treinados ! Vocês terão que ser mais parcimoniosos nas criticas aos funcionários, pois nem sempre são verdadeiras. Vocês tem que ser mais profissionais senão a empresa não durará muito tempo, o que, para mim, será uma pena. Pena porque vemos uma Livraria com o nome tão forte em São Paulo sendo administrada por pessoas que pararam no tempo e imaginam que estão na década de 80, em que a chibata era o mote da vez. Profissionalizem-se!

Você se sente descartável e barato.

Auxiliar de VendasEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Alguns colegas de trabalho valem a pena, o desconto para funcionários é bom e o ambiente é agradável.

Contras: Não há nenhum respeito pelo funcionário. Eles te contratam e mandam embora como se fosse um pedaço de papel. Ninguém tem paciência, não há boa organização, os funcionários mais velhos te tratam como um imbecil. O salário é muito baixo, em compensação se trabalha muito. Um, dois ou três minutos de atraso são tratados com rigidez absurda. Só se ouve críticas, quase nunca elogios, a não ser dos clientes. Coordenadores mimados.

Conselhos para presidência: Não tratem seus funcionários com tanto descaso e organizem-se melhor.

Falta de consideração à equipe de colaboradores em todos os aspectos.

VendedorEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: As vantagens da empresa quase em nada refletem a competência da "alta hierarquia". Vantajosos mesmos são somente os descontos em compra de livros e o acesso aos mesmos e o plano de saúde é bastante satisfatório.

Contras: Não há reconhecimento do bom trabalho, o plano de carreira oferecido na entrevista de emprego não existe, cobrança de resultados astronômicos em vendas sem o devido incentivo, bônus por meta de venda batida não é atrativo, a periodicidade do feedback ao funcionário é arbitrária e nunca motivacional, repreensão desproporcional a erros mínimos, sobrecarga de funções em cima dos colaboradores, coordenação e diretoria pouquíssimo acessíveis ao funcionário, o quadro de funcionários nunca está completo e isso acarreta em mais sobrecarga aos funcionários, Vale Refeição quase desprezível, a desculpa para a negação de qualquer solicitação do funcionário é "não é política da empresa" (e tal política nunca é explicada), falta de comunicação e o tratamento dado há muitos colaboradores é desrespeitoso, frio e seco.

Conselhos para presidência: A gestão atual gera nos colaboradores um nível de insatisfação extremo dada a falta de transparência e o tratamento gélido dado aos funcionários. Ouçam as sugestões dos colaboradores e passem a investigar os próprios atos para poderem responder porque raramente um funcionário fica na empresa por mais de 4 meses.

O trabalho é bom, se for para ser uma experiência rápida.

Ex-funcionário, saiu em 2014

Prós: O contato com os livreiros e vendedores das editoras é muito gratificante! Também é positivo os descontos em livros oferecidos aos funcionários.

Contras: O salário é muito ruim, trabalha-se muito e não há reconhecimento.

Conselhos para presidência: Diminuam a carga horária de trabalho. Depois de um tempo, os livreiros deixam de sentir as pernas de tanto cansaço.

Não cumpre o que prega.

VendedorEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: O incentivo e o acesso aos livros. Muita troca de informação e ferramentas para alavancar as vendas.

Contras: Não cumpre o que prega. Feedback sempre negativo, se você tem pontos positivos ninguém vai te chamar de canto pra te elogiar. Fui demitida sem saber porque. Uma semana antes perguntei sobre meu desempenho ao multiplicador que me disse que eu estava indo MUITO BEM... Como posso fazer minha auto-avaliação sem saber porque fui demitida.

Conselhos para presidência: Tratem as pessoas como iguais, não como seres inferiores. Ouçam mais, e tenham em mente que funcionário satisfeito, empresa bem sucedida!

Pior lugar para se trabalhar.

Auxiliar de VendasEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Os pontos positivos são os descontos oferecidos para funcionários, a convivência e troca com os colegas que muitas vezes é de grande aprendizagem. A única coisa que salva esse lugar são os livreiros.

Contras: A Livraria da Vila é um ambiente totalmente desumano. Quando vc faz a entrevista o RH te vende uma empresa maravilhosa, com chance de crescimento e etc. Mas não é nada disso, se você puxar o saco de gente certa talvez tenha alguma chance. Reuniões desmotivadoras, meta alta e premiação irrisória ( por volta de 100 reais, isso se bater a meta) coordenadores totalmente despreparados que ganharam os cargos na amizade com a chefia. Não existe flexibilidade. Se você precisar algum dia chegar mais tarde ou sair mais cedo se prepara para se chatear, pq eles não querem nem saber se você tem vida ou problemas. Vi muitas pessoas com problemas e eles tratarem com total indiferença. É uma empresa familiar que não se atualiza, tem gente que não deveria estar no comando de lojas pq é completamente despreparado e rude mas está pq o nepotismo impera. Todos os setores da empresa são falhos. Trabalhei 2 anos e meio e eu que todas as vezes pedia para falarmos sobre minha promoção, que nunca aconteceu. Demitiram todos os caixas e passamos a fazer esse trabalho tbm e detalhe, sem receber quebra de caixa. O v.r é de 10 reais por dia com o plus das lojas estarem localizadas só em áreas nobres. Saí doente e magoada de lá, assim como muitos colegas. Se possível, fujam. Cilada!

Conselhos para presidência: Contratar funcionários para chefia que não seja amigo ou familiar. Oferecer premiações de verdade. Aumentar o valor do v.r, flexibilizar os finais de semana já que não promovem os funcionários.

Só vou levar amizades e decepções

Auxiliar de Vendas IEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: As pessoas que você conhece na Vila são o que faz trabalhar na empresa remotamente possível. A troca de informações entre funcionários (quando possível) também faz com haja um maior entendimento dos livros

Contras: Esta é uma empresa familiar que aparenta não ter a menor ideia de como ser uma empresa. Não existe a possibilidade de ascensão de cargo, não importa o quão dedicado você seja. Coordenadores e donos não fazem o mínimo para deixar seus funcionários confortáveis, não dão as bases necessárias para que se tenha o conhecimento da área em que se vai trabalhar.

Conselhos para presidência: Prestem atenção no que seus funcionários tem a dizer pois de nada adianta fazer questionários se nada do que é dito passa por nenhuma mudança.

Livraria da Vila

Descrição:Desde 1985, a Livraria da Vila mantém o título de uma das mais simpáticas e charmosas da cidade, ponto de encontro para os amantes dos livros, da literatura, da música e das artes.

As opções de leitura e o conforto destinado aos clientes, que podem usufruir de um atendimento personalizado, são as características pelas quais a Livraria da Vila, hoje, com 8 lojas, se posicionou no mercado.