Como é trabalhar na Livraria da Vila?

Não fique muito tempo

Vendedor

Prós: Bom desconto para funcionários, bons treinamentos com as editoras, ótima visão e missão. Que é oferecer diversos produtos e encantar pelo atendimento. Muito bom tem um espaço que se possa trocar literatura e passar o seu conhecimento para alguém.

Contras: Não tem plano de carreira . O funcionário não tem muitas vantagens. Se cobra muito, mas se compensa muito pouco. Não são flexíveis com folgas. Não tem aumento de salário e nem como mudar de cargo. Você acumula funções. Ambiente pesado de muita cobrança e fofoca

Conselhos para presidência: Compensar o funcionário de alguma forma, com folgas ou com aumento de salário. Melhorar os benefícios. Se abrir ao dialogo. Quando você cuida dos seus funcionário eles vão cuidar dos seus clientes

Avaliação.

Vendedor

Campinas, SP

Prós: A Empresa Se mantem com uma cultura rica e se firma no mercado pelo diferencial do atendimento onde seus vendedores conhecem e falam sobre aquilo que gostam, isso deixa o ambiente produtivo.

Contras: Acredito que a empresa não esta acompanhando o ritmo do mercado atual, o endomarketing da empresa é fraco, e as ações de Marketing como um todo são inexpressivas, a modernização é necessária, abrir o pensamento para as novas formas de mercado não é necessariamente perder a personalidade.

Conselhos para presidência: Quando se lida com vendas a equipe sempre vem em primeiro lugar, vendedores motivados atendem de forma mais leve e isso atrai o público em geral, é compreensível que com a situação desanimadora do mercado editorial dos últimos tempos seja difícil criar compensações que realmente motivem sua equipe, porém considerando o desgaste do trabalho em shopping devida a rotina enfadonha é comum que a equipe sinta-se robotizada, o fluxo inconstante e escasso contribui para um ambiente monótono e isso aos poucos desgasta a equipe que procura apenas maneiras de passar o tempo ao envés de se empenhar em vender, propor metas atingíveis e reconhecer mínimos esforço podem ajudar na questão da moral da equipe, sei que pode soar estúpido, mas um tapinha nas costas seguido de um "bom trabalho" as vezes é um motivador excelente.

Você é apenas um subordinado.

Auxiliar de VendasEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: É um bom lugar para aprender. O acesso aos livros é bem amplo, o descontos para funcionários é vantajoso e você tem certa autonomia para executar as tarefas.

Contras: Desvalorização dos funcionários. Você se sente completamente substituível. Metas e horários inflexíveis, reuniões extremamente desmotivadoras e abusivas. Ambiente pesado. Não existe diálogo entre funcionário e coordenador, que não única e exclusivamente a subordinação. Todos exercem muito mais funções do que deveriam. É uma pena que uma empresa com um potencial como esse tenha um comportamento tão arcaico.

Conselhos para presidência: Valorize seus funcionários, eles são os pilares da empresa. Valorize os salários, as ideias, as contribuições. Insatisfação é normal em qualquer ambiente, mas se a grande maioria dos funcionários está insatisfeita, talvez o problema não seja com os funcionários.

Já foi um bom lugar, hoje é mais uma livraria cheia de pessoas que não conhecem o que vendem.

Auxiliar de Vendas

Prós: Infelizmente os pontos positivos são inerentes a livraria e sim ligados a troca de conhecimento entre colegas e clientes, muitas vezes você se depara com pessoas interessantíssimas que trabalham pelo amor aos livros.

Contras: Infelizmente essa livraria não tem a menor noção de como gerir pessoas, o ego dos bajuladores é enchido pelos superiores, enquanto pessoas ralam para vender, agregar e fidelizar os clientes, esses bajuladores só precisam fingir que trabalham e ser amigos do superior imediato que a vida deles está tranquila. Demitem que é bom e seguram aqueles que não fazem absolutamente nada, a não ser quem sabe atrapalhar o trabalho de quem ainda gosta de vender livros.

Conselhos para presidência: Deem ouvidos a aqueles que vendem, que estão na loja olhando nos olhos do cliente, parem de ter ideias mirabolantes, caiam na realidade e prestem atenção na quantidade de produtos que ficam parados em loja por falta de noção, que bastaria um vendedor para dizer que não irá funcionar.

Uma ótima livraria para os clientes mas não é boa para seus colaboradores

CaixaEx-funcionário, saiu em 2016

Campinas, SP

Prós: Convênio medico e VR não são descontados em folha de pagamento tem uma boa iniciativa de emprestimo de livros e um bom desconto para funcionários

Contras: Não oferece plano de carreira e trabalhar com uma carga horária de 9 h o dia e não valoriza nem um pouco os funcionários, você é contratado para uma função e é obrigado a fazer outras funções sem receber nada a mais por isso.

Conselhos para presidência: Melhorar essa carga horária que é exaustiva, e na entrevista passar as informações das funções que o funcionário ficará responsável antes de contrata-los.

Até empresa fundo de quintal, tem mais visão.

Auxiliar de Vendas

Prós: Os funcionários, não todos que de alguma maneira se esforçam ao máximo para conseguir atender os clientes. Algo muito difícil de se fazer com o suporte dado aos mesmos.

Contras: Salário é uma piada, por nove horas de trabalho( sem comissão). Não dão valor para os funcionários e as idéias/sugestões dos mesmos. E tem suporte aos livreiros, lançamentos chegam com um tempo muito grande de atraso.

Conselhos para presidência: Ouvir aos funcionários, sem represálias. Abrir a mente, para que a empresa cresça o quanto ela pode.

desorganizada, mas para primeiro emprego vale a pena

VendedorEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Ambiente ideal para quem gosta de ler e cultura em geral, trabalhar em equipe, aprender coisas novas, conhecer novas pessoas. O trabalho não é dificil.

Contras: Desorganizado e muitos conflitos com a chefia. Quando você entra eles te vendem uma empresa e quando entra é outra. Assim como todas livrarias o salario é baixo e as escalas pesadas...ruim para quem quer ter vida social.

Conselhos para presidência: Melhorar a gestão, qualificar a liderança e bonificar seus funcionarios.

Tem muita gente boa saindo sem ser valorizado

VendedorEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Praticamente não existe ponto positivo na empresa. Talvez a convivência pessoal com os colegas era bem satisfatória. Guardei muitos amigos lá e isso é o diferencial da empresa.

Contras: Não existe plano de carreira, você fica maravilhado quando faz a dinâmica de grupo e falam que será feita uma avaliação a cada seis meses, que a diretoria sempre acompanha o desempenho do funcionário. Na prática isso não existe, o colaborador da empresa é jogado de canto e quando a diretoria ou os coordenadores falam com você é para fazer terror psicológico. Fiquei muito tempo lá e, raras exceções, nunca recebi um elogio!

Conselhos para presidência: Diretoria seja mais profissional. Valorizem seus colaboradores, muita gente boa sai da empresa porque não é valorizado! Fiquem mais próximos dos seus funcionários porque serão eles que salvarão a empresa e não um bando de coordenadores mau treinados ! Vocês terão que ser mais parcimoniosos nas criticas aos funcionários, pois nem sempre são verdadeiras. Vocês tem que ser mais profissionais senão a empresa não durará muito tempo, o que, para mim, será uma pena. Pena porque vemos uma Livraria com o nome tão forte em São Paulo sendo administrada por pessoas que pararam no tempo e imaginam que estão na década de 80, em que a chibata era o mote da vez. Profissionalizem-se!

Falta diálogo, motivação e reconhecimento.

VendasEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Ambiente gostoso para se trabalhar, pois quem entra realmente gosta de livros e cultura. Os descontos e empréstimos são o que ainda motiva trabalhar lá.

Contras: Não há perspectivas de crescimento, nem aumento de salário. Poucos feedbacks, não reconhecem os ótimos funcionários que contratam, e por esse motivo, poucos conseguem ficar. Bônus pouco motivador. Vale Refeição de apenas 10 reais , sendo que as lojas são localizadas nos pontos mais caros da cidade. Horários e folgas inflexíveis.

Conselhos para presidência: Estejam abertos a ouvirem seus funcionários; melhores os benefícios; sejam mais flexíveis; vocês perdem excelentes profissionais por pouco. Valorizem os poucos e bons que ainda estão lá.

Empresa excelente para começar

VendedorEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Transparentes, justos e honestos. Hoje isso é um grande diferencial, quem trabalha em empresas atualmente sabe que isso é raro, principalmente na área de vendas.

Contras: Sem plano de carreira e o ponto negativo de sempre da área de vendas, metas complicadas e sem final de semana ou feriados, como disse, pontos negativos da área e não da empresa.

Conselhos para presidência: Continuem sendo humanos.

Livraria da Vila

Descrição:Desde 1985, a Livraria da Vila mantém o título de uma das mais simpáticas e charmosas da cidade, ponto de encontro para os amantes dos livros, da literatura, da música e das artes.

As opções de leitura e o conforto destinado aos clientes, que podem usufruir de um atendimento personalizado, são as características pelas quais a Livraria da Vila, hoje, com 8 lojas, se posicionou no mercado.