Como é trabalhar na Livraria Cultura?

Excelente local para trabalhar, cativa, mas falta um plano de carreira.

Recife, PE

Prós: Em primeiro lugar, o aprendizado. Trabalhar com livros, tras além de satisfação pessoal, um grande enrriquecimento cultural. E isso é algo que a empresa incentiva ao bastante. Descontos nos livros, auxilio com cursos e faculdade, vales para lazer. Tudo isso bem antes dos vales cultura serem implementados pelo governo. É, de fato, um ambiente descontraido, em que podemos nos sentir livres, com a valorização de nossa individualidade. Tem sido uma experiência cativante..

Contras: O grande crescimento da empresa em curto periodo de tempo tem diminuido o padrão que possuia. Tanto em questões de logistica, quanto na questão humana. Os inúmeros testes de compensação variavel, e a dificuldade em entender as peculiaridades de cada região em que situam-se as lojas, acabam por desestimular o corpo de funcionários. É fato que a presidência da empresa tenta ao máximo atender as reinvidicações de seus funcionários, mas ainda está bem longe disso. O que mais sinto falta é de um plano de carreira efetivo. É um lugar com poucas chances de crescimento.

Conselhos para presidência: É primordial que a empresa entenda as peculiaridades de cada estado em que atua. A empresa não pode depender só de números para isso. É necessário, também, um plano de carreira. É difícil enxergar um futuro dentro da empresa. Ter metas estipuladas também para o crescimento corporativo ajudam o empregado a entender melhor o que a empresa quer de nós, e criam motivação.

Jeito Cultura de ser........

Campinas, SP

Prós: Ambiente de trabalho despojado, divertido, informal.Bons benefícios como vale refeição, plano médico e odontológico e possibilidade de estender a licença maternidade para 180 dias. Possui departamento de Recursos Humanos estruturado onde o funcionário pode entrar em contato e tirar suas dúvidas.

Contras: Por ser uma empresa onde a maioria de seus funcionários ( vendedores, analistas e gerente) é jovem, talvez falte Gestão e organização.Também não existe feedback(positivo/negativo) aos funcionários, o que acaba desmotivando a equipe.A Presidência da empresa parece querer distância de seus funcionários, pois não se apresenta a eles mesmo quando está em visita à loja.

Conselhos para presidência: Se aproximar mais de seus funcionários!!:D

Experiência muito válida, desde que não se estenda por mais de 1 ano

Brasília, DF

Prós: O ambiente de trabalho é harmonioso e divertido, muito em decorrência da equipe. O trabalho é gratificante devido ao contato constante com obras literárias, música e games dos mais antigos e renomados aos lançamentos mais espetaculares

Contras: A empresa atua de forma obscura quanto ao cálculo de comissão dos vendedores. Os auxiliares de venda, que realizam grande parte do trabalho da loja exceto a venda propriamente dita, não recebem sequer um bônus. A gerência é centralizada em São Paulo, que desconhece a situação da loja pois quando a visita, sequer se comunica com os vendedores. As informações são passadas única e exclusivamente pelo gerente da loja, que costuma proteger seu posto através de pressão e cobranças incomuns (ex: proibição da utilização de garrafas d`água; impossibilidade de se sentar durante a jornada de 7h em pé). Além disso, a chance de crescer dentro da empresa é mínima. Poucas cargos e muita incoerência na promoção de antigos funcionários.

Conselhos para presidência: Em tempos de crise, não é coerente jogar a carga da diminuição do faturamento somente nos profissionais da loja, como o acúmulo de funções recentemente implantado. A qualidade do atendimento que sempre foi o diferencial da loja está sendo extremamente prejudicado, pois não há tempo hábil para se atender, triar itens, guardar nos locais, atender os telefones, manter a organização e "vigiar" a loja, levando em consideração a quantidade de clientes que circulam pela loja. Os preços abusivos também não colaboram nesse quadro. Existem soluções mais inovadoras fora das velhas práticas

Minha visão sobre a empresa

VendedoraEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Desconto na compra dos produtos para funcionários, bons planos de saúde, convênio com cursos do Senac, vale refeição, possibilidade de crescimento na empresa.

Contras: A carga horária é a de shopping, o que não te dá muita flexibilidade para aproveitar os finais de semana. Trabalhar em feriados requer bastante energia, pois há muito movimento de clientes na loja.

Conselhos para presidência: Eu acredito que ocorre uma confiança um pouco além da necessária ao se tratar com os gerentes de loja, muitas vezes esses profissionais agem de acordo com seus interesses pessoais para manter a equipe que mais lhe agrada, não visando o lado profissional da empresa. Pessoalmente, presenciei algumas demissões (ao longo do período em que fui colaboradora) como uma forma de punir o funcionário que não estivesse de acordo com o gosto pessoal do gerente, muitas vezes eliminando ótimos profissionais e desfalcando a equipe por manterem pessoas menos responsáveis e aptas para o cargo. Acredito que ações como essa causam enorme despesa para qualquer tipo de empresa.

Vale a Experiência

Prós: Ambiente de trabalho e acesso incansável à uma infinidade de livros maravilhosos. Equipe diversificada, troca de experiências e conhecimentos. Embora o caminho entre residência e trabalho seja cansativo, vale a pena estar aqui pelas experiências e o contato com pessoas maravilhosas.

Contras: Não há plano de carreira e a estrutura de cargos e salários da empresa é péssima. Você ocupa um determinado cargo porém desempenha funções que são de outros cargos. A nomenclatura do cargo não condiz com a sua função, de fato. Temos na loja um grande problema de descentralização de gestão, tem muita gente mandando e pouca gente fazendo. Todas as áreas (comercial, operações, Adm, TI, financeiro...) da loja deveriam responder somente ao gerente/subgerente da loja e esses serem responsáveis por fazer a ponte entre loja e a matriz.

Conselhos para presidência: Eu aconselharia a presidência a criar um plano de reestruturação de cargos e salários com urgência, aconselharia que a empresa adotasse um sistema de pesquisa de clima organizacional de pelo menos duas vezes ao ano. Uma videoconferência com todas as lojas simultaneamente seria interessante para nos mostrar qual caminho devemos seguir para atingirmos todas as metas estipuladas, falta esse contato entre a alta gestão e os funcionários de loja;

Lc

VendedoraEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Equipe, folga dupla. Salário para comissão em grupo é satisfatório. Plano de saúde, odontológico, bom desconto em livros, vale refeição acima da média do shopping

Contras: Pouca chance de crescimento na empresa, várias atribuições que vão bem além do cargo de vendedor, equipe reduzida, gerência de sp deixa a desejar

Positivo

Vendedor

Prós: É divertido trabalhar com pessoas tão diferentes e aprender coisas novas todos os dias. Lidar não apenas com os colegas de trabalho, mas também com os clientes sempre gera boas e interessantes histórias.

Contras: Os clientes podem ser bem chatos, arranjar problemas, confusão. Às vezes parece que as pessoas levantaram da cama com o propósito de infernizar a vida de alguém.

Observando para ver no que vai dar

Operador de Caixa Líder

Prós: O ambiente de trabalho é agradável,afinal quem não gostaria de trabalhar cercado de livros? O pagamento é em dia e os benefícios são bons. Não há uma cobrança excessiva e você tem liberdade para expor suas opiniões.

Contras: Não vejo possibilidade de crescimento,atualmente,devido à extinção de alguns cargos você fica limitado apenas para tentar vendas. A empresa vem mudando nesse último ano e toda aquela liberdade está aos poucos sendo diminuída. O sistema do caixa é muito ruim,trava o tempo todo,gerando filas e descontentamento dos clientes. tudo muito centralizado na sede, falta autonomia para as lojas.

Conselhos para presidência: Descentralizar as decisões e dar mais autonomia aos gestores,pois cada praça tem sua característica. Rever as mudanças que estão sendo feitas,pois todo o diferencial da empresa está se perdendo.

Avaliação colaborativa

Auxiliar de Vendas

Prós: Descontos em livros, networking de pessoas que trabalharam no mesmo ramo, contato com editoras e franqueados e onde trabalho especificamente os clientes e as compatibilidade são incríveis, colegas de trabalho.

Contras: Gestão da empresa é péssima, o gerenciamento é confuso, o valor do colaborador é baixíssimo e virou uma "livraria" em busca de dinheiro e metas, não a favor do cliente, em relação a diversidade de produtos, descontos, prazo e valorização a muitos colaboradores que fazem a diferença.

Conselhos para presidência: Mude o gerenciamento da loja principal de vocês, a livraria cultura do conjunto nacional não é mais a mesma, clientes e colaboradores percebem o quanto vocês estão errando focando tanto em meta e números, mas não se preocupam com o bem estar do cliente, o bolso dele e as mil e uma funções do colaborador, isso não sobra e nem soma para que o atendimento do cliente seja 100%

ótimo ambiente

Produtor Cultural

Prós: possibilidade de crescimento profissional, através de experiencia com vários departamentos

Contras: a falta de um plano de carreira claro.

Livraria Cultura

Descrição:A empresa, fundada em 1947 por Eva Herz (1911-2001), é referência no mercado brasileiro com 19 lojas pelo Brasil pelo Brasil (cinco em São Paulo, uma em Campinas, Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza, Salvador e Ribeirão Preto, e duas em Brasília, Recife e Rio de Janeiro, além das customizadas Geek.Etc.Br). As instalações no Conjunto Nacional, em São Paulo, onde a Cultura está desde 1969, ocupam o espaço em que funcionava o tradicional Cine Astor. A loja, inaugurada em maio de 2007, é a maior livraria do país, com 4.300 m2. A empresa acredita no poder transformador da informação e da cultura. Seu objetivo é ser a melhor loja de entretenimento e informação, consolidando-se como a grande referência do setor.