Como é trabalhar na Livraria Cultura?

Um empresa que só tem cultura no nome.

VendedorEx-funcionário, saiu em 2016

Brasília, DF

Prós: Os descontos em livros da loja. Mas lembrando só livros vc consegue um desconto bom. flexibilidade no ambiente de trabalho. Oportunidades de aprendizado.

Contras: Não valorizam os funcionários, os salários são baixos para o cargo oferecido, os benefícios são bem mesquinhos, não há transparência nas folhas de pagamento. E falta muita gestão em relação aos gerentes.

Conselhos para presidência: Melhorar a gestão e valorizar os seus funcionários que geram lucros para a empresa.

Minha visão sobre a empresa

VendedoraEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Desconto na compra dos produtos para funcionários, bons planos de saúde, convênio com cursos do Senac, vale refeição, possibilidade de crescimento na empresa.

Contras: A carga horária é a de shopping, o que não te dá muita flexibilidade para aproveitar os finais de semana. Trabalhar em feriados requer bastante energia, pois há muito movimento de clientes na loja.

Conselhos para presidência: Eu acredito que ocorre uma confiança um pouco além da necessária ao se tratar com os gerentes de loja, muitas vezes esses profissionais agem de acordo com seus interesses pessoais para manter a equipe que mais lhe agrada, não visando o lado profissional da empresa. Pessoalmente, presenciei algumas demissões (ao longo do período em que fui colaboradora) como uma forma de punir o funcionário que não estivesse de acordo com o gosto pessoal do gerente, muitas vezes eliminando ótimos profissionais e desfalcando a equipe por manterem pessoas menos responsáveis e aptas para o cargo. Acredito que ações como essa causam enorme despesa para qualquer tipo de empresa.

regular demais

VendedorEx-funcionário, saiu em 2015

Brasília, DF

Prós: ambiente descontraido

Contras: salario baixo e carga horaria extenuante.

legal

VendedorEx-funcionário, saiu em 2015

Salvador, BA

Prós: pessoas sao legais e amigas para sempre. muitos contatos e atendimento ao cliente. produtos diversificados e variados. loja gtrande nenhum que lembre neste momento

Contras: nenhum que lembre neste momento. sao muitos clientes e pessoas.pessoas sao legais e amigas para sempre. muitos contatos e atendimento ao cliente. produtos diversificados e variados. loja gtrande

Bom

VendedorEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Livros com descontos, benefícios como vale alimentação, convênio médico e odontológico. Equipe sensacional pessoas que realmente se tornam amigos

Contras: Muito trabalho, pouco suporte, clientes mimados...não tem tanta variedade de produtos, valores do site muito menor e meta inatingível.

Empresa que vale a pena estar.

Analista de Negócios PlenoEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Ótimo relacionamento entre colaboradores. Salario sempre em dia. Ambiente de trabalho vale a pena. Produtos sempre de boa qualidade, relacionamento com liderança ok.

Contras: baixa remuneração para niveis iniciais. baixo vr. nem sempre é facil apresentar uma nova ideia para aumentar as vendas. alguns problemas com gerentes de loja.

Conselhos para presidência: Sempre estar presente nas lojas.

Lugar bacana de se trabalhar

Auxiliar de Web DesignerEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Ambiente, localização, pessoas legais, cultura da empresa, datas comemorativos todo mês, desconto em produtos das lojas <3, aprendizados para a vida toda

Contras: VR baixo

Avaliação profissional

Coordenador

Prós: O legal na empresa é que pela ideia de diversidade que preza ela consegue captar excelentes profissionais. Desta maneira, as lideranças em geral e meu líder imediato mostram-se totalmente acessíveis. Embora nem todos projetos sigam em frente com o apoio das áreas é bom sentir que você tem um gestor engajado em realizar o melhor pela empresa, e consequentemente por sua equipe. Convivo em um micro-ambiente saudável onde posso desenvolver um trabalho.

Contras: A empresa vende uma ideia de diversidade que não pratica em sua essência. Tenta quebrar paradigmas que não consegue, por ainda manter entre uma equipe renovada um grupo de colaboradores de um tempo que não existe mais, resistentes e corporativistas. Como pode mais de um setor ser composto somente por coordenadores? Percebo falta de visão do setores cruciais ao negócio de varejo como comercial, sem esquecer de mencionar a gestão de recursos humanos, este sim crucial em qualquer ramo e de péssimo nível na livraria.

Conselhos para presidência: Saiba ouvir, preste atenção às peças-chave. Não intimide nunca, somente desta maneira irá ter parceiros e seu negócio irá prosperar. Será muito bem vindo pelos colaboradores um "caminhar" pelo andar em algum momento do dia para dizer para "alô". A falta de paredes não garante comunicação de qualidade.

Uma boa empresa!

Prós: Os colaboradores sabem trabalhar em equipe e vestem a camisa. Outro ponto positivo é que a empresa preza pela objetividade, ou seja, não há muita burocracia e o acesso as lideranças é facilitado, desde um coordenador até à diretoria.

Contras: Os benefícios podem ser melhorados e o sistema de promoção interna. Poderia ser criada uma diretriz para tornar as promoções mais efetivas. A comunicação com os colaboradores, principalmente, de loja pode ser mais assertiva e menos autoritária. Criando um ambiente realmente colaborativo e menos competitivo.

Conselhos para presidência: A empresa é um bom lugar para trabalhar, com clima arrojado, jovem, precisa apenas motivar as equipes de forma acertada.

Transparência

Prós: Ótimos benefícios (incluindo bons descontos em produtos), pagamento em dia, oportunidades de crescimento baseadas em meritocracia, transparência, hierarquia horizontal.

Contras: Dificuldade de demissão de funcionários desmotivados que acabam prejudicando boas equipes. Ausência de uma cultura de feedback formal - nem precisaria ser tão intensa, mas que pelo menos existisse, isso ajudaria os colaboradores a enxergar melhor sua situação e equilibraria expectativas.

Livraria Cultura

Descrição:A empresa, fundada em 1947 por Eva Herz (1911-2001), é referência no mercado brasileiro com 19 lojas pelo Brasil pelo Brasil (cinco em São Paulo, uma em Campinas, Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza, Salvador e Ribeirão Preto, e duas em Brasília, Recife e Rio de Janeiro, além das customizadas Geek.Etc.Br). As instalações no Conjunto Nacional, em São Paulo, onde a Cultura está desde 1969, ocupam o espaço em que funcionava o tradicional Cine Astor. A loja, inaugurada em maio de 2007, é a maior livraria do país, com 4.300 m2. A empresa acredita no poder transformador da informação e da cultura. Seu objetivo é ser a melhor loja de entretenimento e informação, consolidando-se como a grande referência do setor.