Como é trabalhar na Liebherr?

Crescimento em uma empresa em crescimento

Engenheiro

Guaratinguetá, SP

Prós: Trabalhar numa multinacional como a Liebherr é muito boa. Principalmente pela estabilidade apresentada mesmo em momentos críticos e pelos benefícios. Além disso, está localizada em uma região logisticamente estratégica, e que possui custo de vida não muito alto, como os grandes centros.

Contras: A empresa tem melhorado a passos lentos, com vários projetos em andamento, mas ainda há muita oportunidade.

No campo de Recursos Humanos, pouco se vê quando o assunto é assistência social. Há certamente demanda de um profissional especializado para as ocorrências desse âmbito que fogem do comum. Algumas vezes as decisões tomadas não são as melhores; e quando é a melhor decisão, geralmente ocorre de maneira tardia. Por sorte, nada de grave ocorreu ainda, mas se ouve nos corredores a insatisfação em relação a este ponto.

Outro ponto importante, que não depende tanto do RH, mas sim dos ocupantes de cada cargo é a (falta de) noção de importância que cada um tem na cadeia de eventos que pode influenciar no produto final ou no serviço prestado diretamente ao cliente. Em muitas áreas da empresa se vê cabides de empregos que não gostam de sair da rotina e não interagem sinergicamente com áreas vizinhas e com as quais mantêm alguma relação de dependência. Esta relação de interação deve ser estimulada, para que cada um veja a sua influência nas atividades do outro e também veja isto refletido no produto final. Em todos os níveis da empresa, falta de comprometimento, morosidade e outros tantos vilões do comportamento pessoal tem gerado a insatisfação de clientes internos e externos. Neste caso, a auto avaliação é necessária, mas creio que o incentivo para isto deve partir do RH, pois há quem pense que é o melhor funcionário do mundo e não vê que poderia contribuir de uma maneira melhor.

Creio que os demais pontos de melhoria que até poderiam ser mencionados tem como este último acima seu principal alicerce. A estrutura dos processos internos é boa. Entretanto, o que trava tudo são as pessoas, e isso se torna mais um obstáculo para atingir os objetivos e a missão da empresa.

Outra ponto que merece destaque é a presença efetiva da empresa na comunidade. Muitos cidadãos de Guaratinguetá e até mesmo das cidades vizinhas não conhecem a Liebherr e quem sabe da fábrica não tem ideia dos produtos que são fabricados lá. Além disso, não há projetos sociais ou de sustentabilidade significativos que situem a Liebherr como uma empresa que se preocupa com tudo que está ao seu redor, sejam pessoa ou meio ambiente.

Conselhos para presidência: Obviamente dependemos de resultados positivos para manter a empresa em níveis lucrativos. Entre outros pontos, a chave para o sucesso está na cultura da empresa, na percepção que seus funcionários tem em relação ao seu produto, que é sim o melhor do mercado, possuindo alto valor agregado e um pacote de serviços que poucas possuem. Sendo o melhor, o serviço de cada um deve se manter num alto nível para garantir esta imagem.

A Engenharia de Processos deve garantir que cada atividade seja feita com excelência, evitando retrabalhos e falhas inesperadas do produto já no cliente. Seus processos devem ser enxutos e eficientes, retirando assim "gorduras" de mão de obra desnecessária, que podem ser utilizadas em outras atividades. As linhas devem ser flexíveis, capazes de produzir rapidamente qualquer produto.

A Engenharia da Qualidade deve ser muito mais dinâmica para apontar as oportunidades de melhoria e contribuir para corrigi-las em tempo recorde sempre, além de eliminá-las, é claro tornando o produto mais confiável.

Engenharia de Projeto, Produto e Aplicação devem ter como missão apresentar um produto mais compatível com a aplicação regional, mais adaptado às empresas brasileiras e cada vez mais desvinculados às matrizes europeias. Isto, é claro, sem perder a identidade de empresa alemã, famosa por produtos de alta qualidade.

A Liebherr poderia ter uma maior presença no mercado e o Marketing tem uma oportunidade muito interessante. Há regiões em vários estados brasileiros que não conhecem a marca Liebherr. Há donos de empresa que atuam em ramos interessantes à Liebherr que sequer ouviu falar sobre uma empresa que está no Brasil há 40 anos. Somos uma marca maçônica, fechada e seletiva. Há suas vantagens nisso, mas as chances perdidas pesam mais na balança.
    O setor deve estar mais envolvido com todas as áreas da empresa, no sentido de promover a marca interna e externamente. Deixar o "feijão-com-arroz" e planejar um arrojo nas ações.

Outro ponto que não é de meu conhecimento direto é que os vendedores devem acreditar na marca e no equipamento e não utilizar fatores que já existem no mercado como desculpa para não vender máquina. Reitero a questão da cultura de bater no peito e mostrar todos os bons predicados que os produtos da nossa empresa tem. É essencial a aliança entre a técnica e a engenharia de vendas com a criatividade para alcançar novos clientes e mercados.

O relatado acima são só exemplos, mas há oportunidade de melhoria em todos os setores e cargos. Somos todos engrenagens de um sistema complexo, que pode sim funcionar melhor. Algumas peças estão ali, mas desacopladas, outras funcionam mas necessitam de reparo, outras relações não existem, causando lentidão em partes do sistema. É difícil, mas a missão é identificar tudo isso e melhorar, sem perder a boa identidade que a empresa tem no mercado.

liebherr minha empresa. minha casa...

Pintor Naval

Guaratinguetá, SP

Prós: Estou na empresa a mais de cinco anos e vejo que graças a deus estou no lugar certo muito sastifeito por ser um funcionário liebherr. Posso dizer que estou entre pessoas que considero muito mais que amigos e sim da família. Claro que buscamos sempre melhorar, e existem coisas dentro da empresa que aprendemos e levamos pra dentro do nosso lar. É isso só nos trás benefícios. Hoje sou feliz e realizado.

Contras: Vejo que na empresa já melhoramos muito mais ainda existem mais coisas pra ajustarmos. Como por exemplo a redução de custo.

Conselhos para presidência: Implantação do 5s...

boa oportunidade de inicio de carreira

Guaratinguetá, SP

Prós: boa estrutura ,informações técnicas, formação do funcionário , treinamentos internos

Contras: péssimo tratamento interpessoal com os responsáveis ,benefícios ruins, tratamento ruim com os clientes de assistência tecnica

Conselhos para presidência: ouvir os funcionários que trabalhão diretamente com o cliente para buscar melhorias , ocupar cargo de responsabilidade por pessoas com capacidade e estrutura para o mesmo

Empresa boa de se trabalhar

Guaratinguetá, SP

Prós: salário compatível, oportunidade, autonomia para resolver problemas. deixa como último recurso a redução de pessoal. fácil comunicação entre liderança e liderado.

Contras: fluxo de informações pobre, não repassar informações importante a quem deve saber. RH não tem a atuação que deveria ter, devido a isso gera um grande desconforto entre colaboradores, principalmente chefia e subordinado.

uma família

Coordenador

Prós: jornada flexível, boas oportunidades na empresa pra quem está disposto a assumir desafios e responsabilidades

Contras: sem plano de carreira definido, gestão centralizadora e burocracia em demasia na empresa

poderia ser melhor

Guaratinguetá, SP

Prós: ambiente bom pessoal tranquilo muito educados horários flexíveis equipamento de última geração.

Contras: desvalorização da mão de obra,falta de oportunidade para os colaboradores,não tem plano de carreira salário baixo.

Conselhos para presidência: Motivar mais os colaborador a dar seu melhor dar gratificaçãoes aos colaboradores ,não ficar só cobrando e se colocar no lugar do colaborador!!!!

Foi bom em quanto durou.

Supervisor de ProduçãoEx-funcionário, saiu em 2015

Guaratinguetá, SP

Prós: Empresa idônea, com produtos de vanguarda, plano de saúde, previdência privada, prioriza a contratação de trabalhadores locais, da oportunidade para jovens aprendizes.

Contras: Administradores (diretoria e gerência) com perfil centralizador. Não atua com visão estratégica, por isso, os investimentos são feitos com atraso, isso impede que aumentos de demanda não sejam absorvidas.

Conselhos para presidência: Ouvir com mais atenção os seus colaboradores, pois eles são o maior patrimônio de uma empresa. Promover um ambiente mais harmônico, livre de discórdias, deve-se derrubar as barreiras existentes entre as áreas

Empresa sólida, mas muito travada.

Guaratinguetá, SP

Prós: A autonomia/liberdade que a empresa fornece aos colaboradores para resolver os problemas e a segurança que a empresa passa aos colaboradores referente aos emprego.

Contras: Empresa engessada hierarquicamente, processos para avaliação de resultados precários e ultrapassados. Pouquíssimos contato/feedback com colaboradores de modo geral. Extrema valorização do tempo de trabalho, mas muito pouco com os resultados de cada indivíduo. Não há meritocracia!

Conselhos para presidência: Plano de carreira e salários claros à todos.

Ótimo local para se iniciar a carreira

Assistente de Garantia

Guaratinguetá, SP

Prós: Local estável de trabalho com ambiente familiar. Refeitório no local e transporte gratuito para a região do Vale do Paraíba. Horário flexível.

Contras: Salário não muito atrativo para a região e sem plano de carreira. Processos internos bastante burocráticos. Gerência a muito tempo na posição.

Bom lugar para começar a carreira.

Vendedor de Peças

Guaratinguetá, SP

Prós: Pagamento em dia. Capacitação da equipe técnica. Estabilidade. Oportunidade de treinamentos internacionais.

Contras: Líderes autocráticos. Processos muito burocráticos. Pouco reconhecimento salarial. Plano de carreira fraco.

Conselhos para presidência: Valorizar mais a mão de obra e investir mais na equipe como um todo, não somente na equipe técnica

Liebherr

Descrição:Fundada em 1949, a Liebherr é uma das maiores fabricantes de máquinas para construção no mundo. No Brasil, possui mais de 1.300 funcionários em suas duas fábricas na cidade de Guaratinguetá (SP). Em uma delas, a empresa produz carcaças e blocos de válvulas para atividades aeronáuticas, enquanto na outra produz escavadeiras hidráulicas, escavadeiras móveis sobre pneus, betoneiras, guidastes móveis e pás carregadeiras.