Como é trabalhar na Lee, Brock & Camargo Advogados?

Um desperdício de potencial

Advogado Pleno

Prós: Ótimos grandes clientes, infelizmente, acho que é só isso, porque os trabalhos direcionados em geral são de baixa complexidade ou pouco desafiadores.

Contras: O escritório é administrado de maneira pouco transparente, com salários abaixo da média e constantes cortes em benefícios. Não existe plano de carreira e a retenção é quase impossível dado que tratam de maneira desleal os advogados e empregados em geral.

Conselhos para presidência: Pensem nas pessoas, aquelas que não estão no topo da hierarquia.

Excesso de trabalho

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: A equipe muito disposta a auxiliar no que for preciso.O sistema utilizado é de fácil acesso.Os benefícios recebidos como vale transporte , vale refeição e salario são pontualmente pagos.

Contras: Excesso de trabalho em nível absurdo;solicitam para fazer hora extra quase todos os dias e caso não faça há uma rejeição pela chefia; Os banheiros extremamente pequenos, a infraestrutura do escritório é muito ruim .

Conselhos para presidência: Preste atenção nos gestores e a forma de como tratam os funcionários.

Vale a experiencia

Analista de MarketingEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Pessoas legais, café e chá a vontade o dia todo! ótima localização!! Locais excelentes para almoçar, benefícios corretos e horário de trabalho ok

Contras: gestão não tão boa, dificuldade para lidar com funcionários, diretores sem experiencia na area de gestao de pessoas, o que dificulta bastante a conviencia com a equipe!

Conselhos para presidência: Treinar melhor os diretores para lidar com as pessoas da equipe

Tem o que melhorar

AdvogadoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: É um escritório grande, com muita gente, tem renome. Os clientes são bons e os casos são interessantes, dando ensejo a um ótimo aprendizado. As áreas têm autonomia entre si de modo que minimiza interferência desnecessária nos trabalhos. O escritório trabalha com um sistema próprio e customizável, de modo que é o sistema que se adapta ao fluxo de trabalho e não o contrário. Aliás, e-mail e sistema funcionam na nuvem. Ultimamente boas iniciativas vem sendo adotadas, como a instalação de máquinas de snacks, café e bebidas no quinto andar, bem como instituição de PLR. Também foram instituídos comitês internos que tratam de diversos assuntos, como RH, comercial, financeiro, etc. Algumas equipes vêm lentamente se abrindo ao home office em feriados ou outras excepcionalidades, o que é muito interessante. O Escritório oferece plano de saúde com coparticipação e convênio com 5 restaurantes próximos, onde é possível almoçar sem custos ao colaborador. Há também convênio e parcerias com alguns fornecedores para que o colaborador obtenha desconto na aquisição de bens e serviços diversos.

Contras: Não tem plano de carreira, não tem mudança de faixa de remuneração, não tem nenhum programa de valorização do profissional, o que gera alta rotatividade entre os colaboradores e prejudica o andamento dos trabalhos. É possível ficar por três anos sem receber um reajuste que seja na remuneração. O RH é pouco participativo. Muitos gerentes possuem alto conhecimento técnico, mas por outro lado não têm preparo para lidar com pessoas e não se conhece a existência de algum treinamento para isso. Falta transparência inclusive para os comitês, que parecem enxugar gelo. O ambiente é muito pequeno para a quantidade de pessoas que trabalham no escritório. Isso faz com que se torne altamente barulhento e prejudica a concentração. Tudo é superlotado. Um dos andares está cheio enquanto o outro fica vazio. Essa superlotação é infernal pois é extremamente difícil pegar um dos apenas dois elevadores ou até mesmo usar o banheiro, que frequentemente tem filas e várias pessoas disputando apenas duas pias. Apesar disso, o ambiente está sempre limpo. Aliás, os elevadores também têm filas. No mais, o escritório já foi mais flexível. A rigidez que é exigida com o horário não é proporcional à forma de contratação. Apesar de tudo, o escritório parece empenhado em melhorar.

Conselhos para presidência: Sejam mais transparentes. Além disso, a superlotação do ambiente tem se tornado um problema sério. Mudem-se, ou redistribuam as pessoas entre os andares e horários, ou abram mais a cabeça com relação ao home office, até o Tribunal de Justiça de São Paulo já tem feito isso. É o futuro.

Razoável

Advogado Júnior

Prós: Boa localização, ambiente agradável. Pessoas esforçadas, ambiente limpo. Bons computadores para trabalhar e pagamento do salário em dia. Só isso!

Contras: Gestores ruins, coordenadores sem títulos e tão pouco experiência e conhecimento jurídico. Retiraram o VR e colocaram em substituição 4 restaurantes médios.

Conselhos para presidência: Valorizem seus funcionários. Muitos chegaram ao cargo de chefia pelos contatos e relacionamentos que têm com outros chefes. O trabalho do advogado não deve ser robotizado e é necessário pensar.

Sem plano de carreira. Escritório bom para ficar um tempo

Advogado JúniorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Para junior, tem um bom salário. Ambiente satisfatório para trabalhar. Bem localizado no Itaim. É um escritório que da para aprender bastante pois tem bastante volume de trabalho

Contras: Sem plano de carreira, gestores ganham ridiculamente mal. a cada 4 meses o escritório troca o plano de saúde para um muito pior. O atual é horrível. Cortaram o VR de todos para criação de convênio com 4 restaurantes próximos, alguns bem ruins

Conselhos para presidência: Melhor administração e menos Q.I.

Sem plano de carreira

Advogado Pleno

Prós: Em algumas equipes, excelente ambiente de trabalho. Pra quem não tem experiência é ótimo pra aprender "na marra". Bom pra aprender a trabalhar com muito volume, muita pressão e pouco reconhecimento.

Contras: Volume absurdo de trabalho, sem plano de carreira, salários e benefícios abaixo do mercado. Em algumas equipes, péssimos ambiente de trabalho. Banheiros pequenos. Elevadores lentos e constantemente quebrados. Sem bônus. Sem PLR. Sem vale-refeição (funcionários comem gratuitamente em 4 restaurantes conveniados. Enjoa muito).

Conselhos para presidência: Menos foco só no lucro e mais valorização dos funcionários.

Excessiva cobrança que não corresponde ao crescimento profissional

Consultor II

Prós: O ponto forte deste escritório é que o pagamento é feito na data correta. Ambiente de trabalho amistoso e o local onde o escritório se localiza é atraente.

Contras: Não há plano de carreira, o ambiente de trabalho é hostil, a cobrança é excessiva e o salário é abaixo do mercado. Recentemente houve flexibilização do VR e convênio médico a despeito da entrada de três novos clientes.

Conselhos para presidência: Avaliar os gerentes e diretores, bem como a atuação do Recursos Humanos, que se mostram ineficientes porque não disponibilizam aos funcionários infraestrutura e crescimento profissional.

LBCA é uma ótima expêriencia

Desenvolvedor Java PlenoEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Abertura para propor mudanças, o meu diretor direto sempre aceitou mudanças no aspecto técnológico, tais como linguagens de programação e frameworks.

Contras: No setor tecnologico da empresa, existe uma complexidade e burocracia para a evolução profissional, é quase impossível ser promovido, além da divergencia entre departamentos.

Otima experiencia para quem nunca trabalhou em grande escritorio

Gerente AdjuntoEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Ideal para advogado junior, CLT e beneficios, o escritorio paga horas extras. Colaborador possui facil acesso ao DP e RH podendo resolver eventuais dissabores diretamente.

Contras: Sem plano de carreira, colaborador sugado ao estremo. Liderança franca onde em muitas vezes o advogado sabe mais que seu chefe imediato. Dinamica de trabalho ruim!

Lee, Brock & Camargo Advogados