Como é trabalhar na Lee, Brock & Camargo Advogados?

Valorização do funcionário

Advogado Júnior

Prós: Bom salário para quem está começando. Ótimos benefícios e o bônus quadrimestral na média de 2 salários. Ambiente agradável com pessoas amigáveis e receptivas.

Contras: Gestores sem preparo que só fazem o serviço administrativo. Embora haja, por parte do RH investimento com cursos na preparação de pessoas. Não existe meritocracia. Sem falar no trabalho de 14 horas diárias.

Conselhos para presidência: Precisa melhorar a gestão.

Empresa para quem quer experiência, mas não para se fixar

Consultor II

Prós: Empresa sempre pontual nos pagamentos, seja do salário quanto dos benefícios oferecidos. A estrutura física também é boa, ainda que tenha pontos que poderiam ser melhorados.

Contras: O salário é estagnado, além de não contar com plano de carreira. O máximo realizado é a troca de cliente, dentro do próprio escritório. Não conta com qualquer incetivo para o constante desenvolvimento do funcionário. Embora tenha um DP muito organizado, as reclamações e sugestões são completamente ignoradas.

Conselhos para presidência: O escritório precisa começar a investir nos funcionários. Satisfação profissional não é traduzida apenas em aumento de salários, mas de oportunidades, de oferta de desenvolvimento. O funcionário não é ouvido, logo, parece apenas uma peça irrelevante do conjunto.

É uma empresa bem mediana em tudo.

Assistente AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Pagamento em dia, restaurantes bons, dependendo da sua função é um bom ambiente para trabalhar, tem possibilidade de mudar de função, boa localização.

Contras: Muda de função mas é difícil mudar o salário que já não é lá muito bom, dependendo do seu setor vai ter gente bastante gente que não tem muito profissionalismo e os gerentes não procuram corrigir isso.

Conselhos para presidência: Valorizar seus bons funcionários, pois uma hora eles cansam e irão embora, por mais que tenha pessoas para substituir sempre tem prejuízos.

Tem o que melhorar

AdvogadoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: É um escritório grande, com muita gente, tem renome. Os clientes são bons e os casos são interessantes, dando ensejo a um ótimo aprendizado. As áreas têm autonomia entre si de modo que minimiza interferência desnecessária nos trabalhos. O escritório trabalha com um sistema próprio e customizável, de modo que é o sistema que se adapta ao fluxo de trabalho e não o contrário. Aliás, e-mail e sistema funcionam na nuvem. Ultimamente boas iniciativas vem sendo adotadas, como a instalação de máquinas de snacks, café e bebidas no quinto andar, bem como instituição de PLR. Também foram instituídos comitês internos que tratam de diversos assuntos, como RH, comercial, financeiro, etc. Algumas equipes vêm lentamente se abrindo ao home office em feriados ou outras excepcionalidades, o que é muito interessante. O Escritório oferece plano de saúde com coparticipação e convênio com 5 restaurantes próximos, onde é possível almoçar sem custos ao colaborador. Há também convênio e parcerias com alguns fornecedores para que o colaborador obtenha desconto na aquisição de bens e serviços diversos.

Contras: Não tem plano de carreira, não tem mudança de faixa de remuneração, não tem nenhum programa de valorização do profissional, o que gera alta rotatividade entre os colaboradores e prejudica o andamento dos trabalhos. É possível ficar por três anos sem receber um reajuste que seja na remuneração. O RH é pouco participativo. Muitos gerentes possuem alto conhecimento técnico, mas por outro lado não têm preparo para lidar com pessoas e não se conhece a existência de algum treinamento para isso. Falta transparência inclusive para os comitês, que parecem enxugar gelo. O ambiente é muito pequeno para a quantidade de pessoas que trabalham no escritório. Isso faz com que se torne altamente barulhento e prejudica a concentração. Tudo é superlotado. Um dos andares está cheio enquanto o outro fica vazio. Essa superlotação é infernal pois é extremamente difícil pegar um dos apenas dois elevadores ou até mesmo usar o banheiro, que frequentemente tem filas e várias pessoas disputando apenas duas pias. Apesar disso, o ambiente está sempre limpo. Aliás, os elevadores também têm filas. No mais, o escritório já foi mais flexível. A rigidez que é exigida com o horário não é proporcional à forma de contratação. Apesar de tudo, o escritório parece empenhado em melhorar.

Conselhos para presidência: Sejam mais transparentes. Além disso, a superlotação do ambiente tem se tornado um problema sério. Mudem-se, ou redistribuam as pessoas entre os andares e horários, ou abram mais a cabeça com relação ao home office, até o Tribunal de Justiça de São Paulo já tem feito isso. É o futuro.

Um lugar razoável para trabalhar

Assistente AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Facilidade para conexão com os demais colaboradores. À época não tinha rigor excessivo, embora existiam metas a serem cumpridas, como é de praxe em diversos trabalhos.

Contras: Quando trabalhei no escritório fui tratado como máquina/número, devido à quantidade do trabalho que era excessiva (massa/contencioso). Acredito que isso decorre da própria essência da atividade, que é corrida.

Conselhos para presidência: Buscar compreender o lado do funcionário, uma vez que isso implica na melhor produção do trabalho, satisfação pessoal e interesses de crescimento no ambiente.

Bom para iniciar

Programador JúniorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Ambiente amigável e descontraído, são pacientes, tem boa disposição e vontade de ensinar quem está iniciando. Liberdade para dar novas ideias.

Contras: O sistema é antigo, utiliza linguagem ultrapassada, funciona... mas para dar manutenção é muito difícil por não possuir documentação. Banco de dados mal estruturado.

mediano

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: O ambiente de trabalho e bons equipamentos, funcionários alguns dedicados enquanto outros parecem ter o rei na barriga, mal cumprimentam os outros.

Contras: Estão vendo os funcionário como maquinas, além de ter pessoas se passando por advogado, e publicando na midia como se fosse advogado um desrespeito.

Conselhos para presidência: Ver as pessoas como ser humano.

Escritório flexível, mas precisa melhorar

Desenvolvedor

Prós: O ambiente de trabalho é bom, boas pessoas integram o time sem ter alguém que vise prejudicar o próximo. Temos a liberdade de testar e aplicar novas tecnologias para o sistema, praticamente sem burocracias. O escritório esta em uma boa localização, com várias opções de entretenimento para o pós expediente.

Contras: Muita gente grossa que acha que sabe de tudo e falta de pulso firme do diretor para frear determinadas solicitações, acabam gerando muito trabalho em vão, que acabam sendo jogado fora. Falta uma melhor estruturação principalmente na área de desenvolvimento. Ha pontos essenciais, até básicos (como versionamento de código e um real sistema de homologação) a serem implantados e fica no eterno "deixa para depois". Não vejo como um local que de para absorver novos aprendizados depois de 1 e meio ano de casa. Não tem plano de carreira também, sempre buscam novos profissionais no mercado quando estão querendo trabalhar com alguma tecnologia nova, não repassando para ninguém com tempo de casa nem para acompanhar e ter uma curva de aprendizado.

Conselhos para presidência: Deem mais atenção para a área de TI. Terceirizar serviços farão que o escritório entregue de bandeja para concorrentes serviços que poderiam ser exclusivos. Invistam mais em inovação. O sistema que já foi o carro chefe da empresa há anos, hoje já está bem ultrapassado e sem perspectiva de melhora. Vejo como necessidade um time só para inovação, totalmente separado de parte de customizações. Há muito desperdício de talentos por trabalhar em um sistema arcaico.

Razoável

Advogado Júnior

Prós: Boa localização, ambiente agradável. Pessoas esforçadas, ambiente limpo. Bons computadores para trabalhar e pagamento do salário em dia. Só isso!

Contras: Gestores ruins, coordenadores sem títulos e tão pouco experiência e conhecimento jurídico. Retiraram o VR e colocaram em substituição 4 restaurantes médios.

Conselhos para presidência: Valorizem seus funcionários. Muitos chegaram ao cargo de chefia pelos contatos e relacionamentos que têm com outros chefes. O trabalho do advogado não deve ser robotizado e é necessário pensar.

Ótimo escritório full service com metas desafiadoras

AdvogadoEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Escritório de advocacia full-service, com boa plataforma e sistema operacional e crescente investimento em novas tecnologias. A carteira de clientes é diversificada (empresas de vários segmentos) e apresenta companhias renomadas do cenário nacional e internacional. O ambiente de trabalho é saudável e os empregados são amistosos e sempre estão dispostos a ensinar e ajudar. Ótimo escritório para profissionais recém-formados.

Contras: Em virtude do grande número de cargos de gestão e chefia, há (i) problemas de comunicação e integração entre os núcleos; e (ii) enorme disparidade entre o volume de trabalho entre os empregados, o que causa forte descontentamento e indignação. Falta ao escritório um plano de carreira concreto e auxílios (cursos, p.ex.) para manutenção de talentos, possibilitando o crescimento profissional e a redução da rotatividade.

Conselhos para presidência: - Restruturação dos profissionais de gestão e chefia; - Melhoria nos planos de carreira e auxílio para capacitação dos profissionais em destaque;

Lee, Brock & Camargo Advogados