Como é trabalhar na LATAM Airlines Group?

Ótima empresa, porém tem que ter mais cuidado não aproveitar e reter talentos

Assistente Administrativo

Prós: Marcado por um ambiente hora formal hora informal, possui muita liberdade para expor ideias, além de se ter um relacionamento próximo com a gerência e até mesmo com a diretoria.

Contras: A parte administrativa do Brasil está ficando cada vez mais desaquecida com depois da fusão, com muitas áreas sendo levadas para o Chile.

Orgulho

Agente de Bagagem e RampaEx-funcionário, saiu em 2017

Brasília, DF

Prós: Salário em dias sempre na data todos os meses ou antes, nunca depôs da data, assim como os tickets. Carga horária ótima. .

Contras: Supervisores e Líderes muito abaixo da grandeza que é a empresa, mas pode melhorar . .

Empresa em transformação

Engenheiro Júnior

Prós: A empresa fornece uma flexibilidade de horário para cargos que não necessitam marcar ponto. A política de desconto de passagem e parceria com outras empresas aéreas também é interessante.

Contras: Após a fusão muitos processos se perderam e o corpo de liderança no Brasil enfraqueceu muito em skill o que gera uma instabilidade. Não possui plano de carreira e a comunicação de informações é falha.

Uma boa empresa

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Muito boa para se trabalhar, ótimos benefícios, localização, oportunidade de crescimento, pessoas legais, enfim uma empresa muito boa para se trabalhar.

Contras: Não vejo pontos negativos, mas como toda empresa tem metas e devido a demanda às vezes um pouco cansativo, mas nada fora do comum, tem mais pontos positivos do que negativos.

Muito Boa

Líder OperacionalEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Benefícios, salário e ambiente de trabalho que é ótimo, equipe muito empenhada nas metas e resultados da empresa no geral, saudades de trabalhar nesta CIA

Contras: No tempo em que eu estive trabalhando na LATAM não tenho oque reclamar. .

Liderança sem capacidade para desenvolver pessoas

Analista de Pricing Júnior

Prós: O Benefício de passagens, história da empresa, boa localização do escritório, equipe jovem. Trabalhar em empresa aérea é bastante motivante.

Contras: No início a empresa pode passar um impressão de lugar meritocrático, ligeiramente informal e jovem para se trabalhar, mas a liderança é brutal, cínica e não acredita em desenvolvimento de pessoas. Os chefes escolhem alguns e poucos para desenvolver e fecha a porta nos demais. Com a aquisição da Lan as coisas só pioraram e essa racha interna foi ficando cada vez mais clara. Meu conselho para quem for trabalhar na Latam é ter muita resiliência e não confiar nas pessoas. Também é bom não contar muito com estabilidade pq o Chile tende a querer tirar as operações do Brasil por completo.

Conselhos para presidência: Treinamento para a média gerência e maior foco nos serviços que ficaram defasados com a chegada de mais concorrência

Coordenador de Revenue Management

Prós: A empresa oferece muito completo programas de Benefício de passagens aéreas, clima colaborativo entre os colegas e busca por talentos no mercado

Contras: A empresa mostra um pouco de Dificuldade em reter excelentes os talentos por muito tempo na companhia, diferenciação da forma de reconhecimento entre áreas

Apaixonante, mas frustrante..

Coordenador Sr

Prós: O benefício de viagem (que antes da fusão era melhor) e o ambiente da aviação são fascinantes e o amor das pessoas em trabalhar lá cativam a todos.

Contras: Com a fusão a empresa perdeu sua identidade e ainda luta em encontrar uma nova. A excelência em serviços foi trocada por foco em custos e inúmeras reduções de quadro, que acontecem frequentemente a pelo menos 4 anos. O crescimento é 100% por indicação e relacionamento, processos de RH são mera burocracia.

Conselhos para presidência: A empresa precisa entender e dar valor ao mercado brasileiro, o maior da companhia. Todos as decisões são chilenas e pensada no mercado latino, o que não representa o mercado brasileiro. RH com liderança fraca, despreparada que precisa ser revista com urgência.

Coordenador SêniorEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Principalnente o benefício passagens aéreas, no escritório todo dia é casual day podendo vestir roupas casuais, informalidade nas hierarquias

Contras: Pós fusão, nada faz sentido. Cortes constantes e total desconexão com o cliente. Todos falam em foco no cliente porém a pressão por corte de custos é o que guia todas as decisões

Conselhos para presidência: Foco no cliente ser real e não somente da boca pra fora

Decepcionante

Ex-funcionário, saiu em 2016

Brasília, DF

Prós: Foi muito boa quando era tam linhas aéreas, havia reconhecimento, as pessoas ocupavam cargos por processos seletivos mas também por meritocracia...

Contras: O problema maior são os gestores, e as pessoas que assumem cargo de gestão não são capacitadas e nem sabem agir como o cargo exige... coação, perseguição, se vc expor algo que vai contra o que querem vc é marginalizado dentro da empresa...

LATAM Airlines Group