Como é trabalhar na LATAM Airlines Group?

Ambiente

Ex-funcionário, saiu em 2015

Prós: Ambiente e benefícios são os melhores na categoria. Pra mim é a melhor empresa na categoria. Ótimas oportunidades de crescimento na carreira

Contras: Nenhuma Ambiente e benefícios são os melhores na categoria. Pra mim é a melhor empresa na categoria. Ótimas oportunidades de crescimento na carreira.

Ambiente Desafiador

Prós: Pagamento em dia, oportunidades de crescimento, concessão de passagens aéreas, ambiente de trabalho cooperativo, dinamismo, horário de trabalho flexível e home office.

Contras: Mudanças constantes no corpo diretivo, negócio muito sensível a qualquer oscilação do câmbio, reestruturações constantes gerando sentimento de insegurança nos colaboradores.

Conselhos para presidência: Melhorar o alinhamento da comunicação entre as áreas, resgatar a excelência no atendimento ao cliente e não perder de vista o investimento nos colaboradores.

Ex-funcionário, saiu em 2012

Prós: Trabalho em equipe, beneficios e salarios pagos em dia, otimos incentivos para funcionaris, tais como passagens aéreas, cartao alimentação, refeição.

Contras: Poucas promoções, rh da empresa em outro estado, no qual dificulta as solicitações dos funcionários junto a empresa, mudancas de chefias ..

Empresa muito boa

Guarulhos, SP

Prós: Da para crescer muito bem na empresa, tem bons funcionários, empresa bastante tecnológica, aeronaves novas e tecnológicas, comissários e pilotos super bem atenciosos a tudo

Contras: Existem alguns funcionários na empresa que não atendem muito bem aos clientes, muitos atrasos de voo, muitos funcionários com mal atendimento, supervisores rígidos demais

Conselhos para presidência: Melhorar o atendimento ao cliente

Ótimos benefícios, porém com grandes incertezas devido a reestruturação da empresa

Coordenador Sr

Prós: Ótimos benefícios como sexta curta quinzenalmente, home office uma vez por semana, flexibilidade de horários, desconto nas passagens. Empresa com vontade de mudar e aberta a novas ideias de redução de custos e otimização das atividades. Com relação ao crescimento profissional, como a empresa está passando por uma grande reestruturação, temos poucas vagas em aberto, porém, o funcionário que desempenha bem é sempre merecidamente reconhecido.

Contras: Por estar passando por uma grande reestruturação de cargos e processos, gera certa incerteza sobre a continuidade de algumas áreas e cargos. Muitas vezes há atritos de relacionamento por diferença cultural entre Brasil e Chile.

Conselhos para presidência: Melhorar o a comunicação e alinhamento entre as áreas e entre as equipes do Brasil e do Chile e tomar decisões avaliando todos os riscos.

ComissárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Salários pagos em dia, ótima estrutura para treinamento, boas dependências nos aeroportos. É uma empresa que está aprendendo a valorizar mais a diversidade e a combater o machismo inerente ao universo da aviação.

Contras: Falta de transparência nos salários, não incentivo à meritocracia e corte dos benefícios, como passagens para a família do funcionário e coparticipação no plano de saúde. Mau aproveitamento do funcionário por parte da escala de voo.

Conselhos para presidência: Não posso falar pela Latam pois saí antes da transição. Espero que a empresa tenha aprendido a valorizar mais o cliente interno, com escalas mais produtivas e benefícios que envolvam a família do funcionário.

Latão...

Agente de Vendas de Aeroporto

Prós: Colaboradores comprometidos, pontuais, esforçados, dao o melhor.Equipe Boa de trabalhar, concessão de passagem muito boas.Ambiente limpo e tranquilo.

Contras: Demissão a todo momento, poucos funcionários tanto loja quanto check in,mudança para o Sabre sistema lento e da vários erros passageiros e funcionários insatisfeitos. Hoje nem de longe é a Tam e sim total Lan Chile. Se permanecer como está em breve será a nova Varig.Diminuiu as folhas para 6x1 e um fds a cada 2meses e ainda querem encanto aos clientes.Como se so desistimulam os funcionários?O salário não tem aumento e muito baixo em relação a Azul que é é tio do momento.

Avaliação e desempenho

Analista de PlanejamentoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Ótima empresa para trabalhar, ótimo relacionamento com os funcionários, benefícios excelentes, está sempre disposta a resolver o problema...

Contras: Falta de comunicação em alguns momentos, em relação à pontos negativos não tenho mais nada a declarar pois a latam e uma ótima empresa para trabalhar.

Ótima empresa

Comissário de Voo InternacionalEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Empresa cumpre com as obrigações, pagamento em dia, avaliação médica periódica. Treinamentos são ministrados por profissionais competentes.

Contras: As pessoas mais antigas, são as que tem o direito de falar, chefia de tripulação de cabine, leva muito em conta as reclamações dos mais antigos, deixando de lado as insatisfações dos mais novos.

Conselhos para presidência: Rever os tripulantes mais antigos e seus direitos perante aos mais novos.

Boa empresa para trabalhar apesar do salário

Agente de Aeroporto

Guarulhos, SP

Prós: Bom ambiente, gestores que entendem o lado do funcionário. São muitos funcionários e vários turnos, então facilita ir embora dentro do horário também. Períodos extensivos de treinamento para garantir que está tudo nos conformes.

Contras: Salários desanimadores, considerando que é a maior empresa aérea brasileira. Perspectiva de crescimento para quem não quer ser tripulante também não é muito boa. Apesar da gestão amigável, os recursos humanos são um pouco caóticos no momento, talvez por conta das transições, mas existem momentos em que a cadeia de comando fica confusa, assim como muitas regras não ficam claras.

Conselhos para presidência: Aumentar os salários ao menos para ser competitiva em relação à Azul, além de alinhar melhor a cadeia de comando no que se refere a cumprimento de normativas que agentes não têm acesso direto.

LATAM Airlines Group