Como é trabalhar na LATAM Airlines Group?

Nada é bom o bastante que não possa melhorar.

Prós: Possibilidade de viajar para o exterior em classe executiva pagando pelo preço de classe econômica;
    Uniforme imponente e respeitado pela sociedade em geral;
    Carga horária diária de 6 horas;
    Pacote de serviços bancários gratuito e com vantagens ótimas (Santander);
    Grêmio TAM: Loja de produtos da marca TAM com preços ótimos e qualidade sem igual.
    Ônibus gratuito entre aeroportos e departamentos em São Paulo;
    Marketing corporativo rico (no que tange o cliente).
    Universidade Corporativa (UNITAM) disponível 24 horas por dia através da INTRANET ou INTERNET, possibilitando aperfeiçoamento profissional e pessoal com cursos interessantes de curta e média duração, tudo Online.

Contras: Benefício de concessão de passagens limitado (são 2 trechos ida e volta gratuitos nos dois primeiros anos que só valem após 1 ano na empresa. Antes disso, após 6 meses, funcionário pode usar o benefício 92% Off, que é baseado numa tarifa muito alta que nunca ninguém conheceu. Ex: CGH/CWB por $170, mais caro que um bilhete pagante normal).
    Programa EMBARQUE JÁ fraco e pouco usado pelos funcionários. Permite incluir 5 pessoas (sem que tenham grau de parentesco direto) para usar um "benefício" de viagem, porém ele é baseado numa tarifa oculta e pagamos 8% dela. Uma passagem CGH SDU (somente ida) sai por $300 (só ida), mais ou menos. Um absurdo! Ainda é cobrada taxa de emissão, correspondente a 10% do valor total do bilhete.
    Assistência Médica de fraca rede credenciada e com subsídio de valor elevado para o funcionário.
    Assistência Odontológica sem direito a reembolso.
    Sistemas arcaicos de gestão e comunicação. E-mail só é liberado para cargos administrativos e de chefias.
    Intranet desatualizada e de difícil navegação.
    Holerith em papel disponibilizado uma única vez. Perdeu, já era!
    Qualidade do uniforme fornecido é ruim. Rasga fácil.
    Infra estrutura oferecida em CGH para os funcionários é ruim, o que inclui copa com bebedouro sem funcionar, cadeiras quebradas e demais mobílias velhas.
    Treinamentos admissionais são realizados, em alguns casos, após 90 dias da contratação, não permitindo imersão e conhecimento prévio dos procedimentos e empresa (eu mesmo tenho 4 meses lá e só fiz um dos 16 cursos que deveria ter feito).
    Valor do vale refeição não permite acesso a uma refeição justa, uma vez que nada em CGH custa $15 (valor que é disponibilizado por dia). Chega dia 20 já tenho que tirar do meu bolso pra me alimentar pelos próximos 10 dias.
    Inexistência de avaliação de desempenho individual;
    Inexistência de programas de incentivo a graduação, pós graduação e cursos de idiomas;
    Empresa prioriza a contratação externa antes da divulgação interna de vagas, dificultando "promoções".
    Muito funcionário insatisfeito (incluindo chefias) e vistas grossas a maus tratos a clientes.
    Marketing corporativo fraco (no que tange o colaborador).
    Muita exigência, pouco retorno pra um setor comercial.
    Muita dificuldade em obter liberação de acesso a sistemas essenciais para o desenvolvimento dos trabalhos propostos pela própria cia (AMADEUS, por exemplo).

Conselhos para presidência: Trabalhar na TAM é um presente sem igual, mas um presente com algumas avarias, nada que não possa ser consertado.
    Em pleno século 21, as coisas na cia ainda remetem a um passado distante, num tempo em que comunicação não era fundamental.
    1)Disponibilizar aos colaboradores e-mail institucional individual afim de estreitarmos os laços entre a família LATAM e fortalecermos nosso valor de ser uma empresa preocupada e antenada com tudo que acontece no nosso meio. Isso possibilita também uma comunicação aberta das áreas (RH, Presidência, etc) para com o funcionário, sem intermédios e muito mais rápida.
    2)Melhorar os programas de concessão de bilhetes nacionais, possibilitando desconto REAL baseado em tarifa publicada, e não oculta;
    3)Melhorar o benefício ASSISTÊNCIA MÉDICA, substituindo o PLANO DE SAUDE por SEGURO SAÚDE, que permite um atendimento melhor, mais ágil e mais barato, alinhando e revisando os custos sobre tal, diminuindo a proporção financiada pelo colaborador mensalmente, aumentando a co-participação, se necessário.
    4)Remodelar a Intranet MUNDO TAM, oferecendo um portal com informações atualizadas, rápidas e possibilitando autoatendimento, por exemplo, no que tange a emissão de holerith eletrônico, substituindo o atual "papel de contra-cheque" enviado aos setores, reforçando nosso compromisso com o meio ambiente.
    5)Reforço na equipe de T.I. para providências e liberação de acessos aos sistemas TAM com maior rapidez, diminuindo os impactos negativos (inclusive financeiros) que isso possa causar;
    6)Plano de recompensas mais agressivo para as LOJAS TAM AEROPORTO, com comissionamento individual e premiações financeiras;
    7)Melhora da estrutura física oferecida para o colaborador em CGH e demais bases. Copa remodelada e confortável, bebedouro em funcionamento, cadeiras em perfeito estado de uso. Um colaborador satisfeito gera melhor resultado.
    8)Pressão sobre as chefias para punir funcionários que tratam o cliente como "lixo", não permitindo esse tipo de atitude inclusive da parte deles mesmos;
    9)Plano de CARGOS E SALÁRIOS e MIGRAÇÃO INTERNA efetivo, com priorização para contratação e promoção interna.
    10)Formalização de parcerias com instituições de ensino superior e de idiomas para possibilitar acesso a um ensino de qualidade aos funcionários e com custo mais baixo;
    11)Criação de plano de avaliação e gestão de desempenho individual;
    12)Integração Institucional mais atraente, com recursos que possibilitem conhecer melhor a empresa e seus serviços (um voo local com serviço de bordo, por exemplo). Como oferecer aos nossos clientes um serviço que nós mesmos quando novos na empresa nem conhecemos?
    13)Treinamentos admissionais logo nos primeiros dias na empresa.
    14)Melhora da qualidade do uniforme oferecido, diminuindo o custo com a reposição deste.

Orgulho de pertencer à TAM

Agente de Aeroporto

Prós: Possibilidades de migração interna ou seja ampla possibilidade de crescimento profissional. O Benefício de concessão de passagens aéreas embora com preços cada vez mais elevados continua sendo em minha opinião o melhor beneficio da empresa, pois nos dá a oportunidade de usufruirmos de nosso próprio produto, vivenciando as experiências que os clientes vivem, nos faz adquirir cultura no que se refere á intercâmbios culturais regionais e dentre outros inúmeros benefícios que as viagens podem trazer. Sem contar no orgulho de carregar o crachá da TAM no peito e poder dizer que trabalha na melhor e mais tradicional companhia aérea do Brasil.

Contras: Em meu caso especificamente que trabalho em aeroporto e tenho o sonho de se tornar tripulante, sinto um imenso descaso e insatisfação com os poucos ou quase nulos processos seletivos internos para pessoas que estão devidamente credenciadas, qualificadas à ocupação porém desde 2011 não conseguem oportunidade de migração para esta área citada.

Conselhos para presidência: A TAM é uma excelente empresa e sem dúvida o seu grande carro chefe para fazer com que os colaboradores fiquem cada vez mais satisfeitos com a empresa é o maior "investimento" no benefício de concessão de passagens. Pois o mesmo não gera custos para a empresa (muito pelo contrário, pagamos por este beneficio) e a empresa poderia baixar os custos para as viagens realizadas por funcionários, proporcionar upgrades (assim como empresas congêneres fazem conosco quando voamos com as mesmas) e estender para mais membros FAMILIARES como sobrinhos(as), avós, tios etc pois a experiência de voar TAM vivenciada na PELE por nós colaboradores e as pessoas à nosso entorno nos faz renovar a paixão a cada voo e como todos sabem, colaboradores apaixonados pelo que fazem significa: resultados para empresa sem dúvidas.

Já foi boa, antes da LAN dominar tudo.

Agente de Aeroporto

Prós: Empresa costumava ouvir seus funcionários e tentar ajudá-los. Foi meu primeiro emprego, então tenho que admitir que aprendi bastante coisa boa. Ótimos benefícios e pagamento em dia.

Contras: Depois que a Lan comprou a Tam, a empresa se transformou. Estão exigindo demais dos funcionários, esgotando todos e deixando-os doentes. A empresa não se importa mais com o clima organizacional e só quer bater metas. Esqueceu-se dos pilares do Rolim.

ótima experiência

Guarulhos, SP

Prós: benefícios, concessão de passagens l, carga horária aeroportuária de 6 horas diárias. horas extras. trabalho em equipe.

Contras: infraestrutura aeroportuária precária. muitas vezes é necessário a força física.

Conselhos para presidência: continuar a valorização do funcionário com bonificações. reconhecimentos. apostar mais na qualidade do local de trabalho.

Podia ser melhor

Auxiliar Técnico

São Carlos, SP

Prós: Um ótimo aprendizado, paga em dia, muitas vezes até antes, e há uma troca de experiencia entre alguns funcionários muito boa, para inicio de carreia paga-se muito bem.

Contras: não há um plano de carreira, o nível de estagnação é muito alto, muitos chefes gestores e alguns com cargos mais altos não fazem jus à tal. As horas extra são pagas somente 90 dias após serem feitas.

Conselhos para presidência: verificar os planos de carreira e possível desenvolvimento de pessoas que estão dentro da empresa

Bastante trabalho para a liderança!

Assistente

Prós: Empresa com foco no cliente e na criação de uma identidade única da marca Latam. Os benefícios de passagem e descontos são muito bons. A presidente Claudia Sender é uma executiva inspiradora e agrega demais para a empresa como um todo.

Contras: Empresa mista de colaboradores apaixonados pela empresa e pelo negócio e colaboradores antigos e com perfil extremamente acomodado, averso a mudanças. Necessário renovar alguns gestores e equipes que ainda pensam e agem como 10 anos atrás, quando a aviação era outro modelo. Talvez contratar uma consultoria que faça uma avaliação efetiva voltada para inovação e pessoas. Outra questão importante é que as regras de utilização do beneficio de passagem precisam ser seguidas por toda a liderança da empresa. O ambiente da empresa está bem contaminado com pessoas desmotivadas e descrentes nesta mudança de cultura de LAN-TAM para Latam. Assistência médica muito ruim (laboratórios , hospitais e médicos de péssima qualidade). Vale Refeição diário abaixo do preço médio de mercado, ao final do mês temos que pagar do nosso bolso. A empresa ainda trabalha com processos e procedimentos antigos, gera um desgaste e muito tempo perdido para atividades simples. Caberia também uma consultoria para melhoria nos processos internos e simplificação.

avaliação de sentimento de funcionários base recife desmotivados e desacreditado da organização.

Prós: Os benefícios como passagem aérea.

Contras: Pouca transparência e falta de proficionalismo nos processos de migração interna. Supervisão despreparada não sabendo lidar com seus liderados gerando uma insatisfação generalizada e desmotivação dos funcionários. Rh e gerência ausente deixando as operações com a supervisão despreparada por migrações internas feitas com base em amizade e não por competência.

Conselhos para presidência: Melhorar os processos de migração interna com um rh mais atuante. Buscando melhorar o clima organizacional por meio de reconhecimento dos funcionários plano de carreiras. Lideres por competência e não por amizade. Melhores remuneração para funcionários com tempo de casa.

Guarulhos, SP

Prós: Passagens mais baratas.

Contras: Salário extremamente baixo em relação à outras empresas do transporte aéreo; Total falta de valorização por parte da empresa para com o colaborador.

Não recomento

Supervisor OperacionalEx-funcionário, saiu em 2012

Prós: A empresa dá visibilidade para o profissional

Contras: A empresa não respeita os horários das pessoas, não tem plano de carreira, o salário é abaixo do mercado, e em vários setores existe perseguição. As metas não são claras, não há prêmios nem respeito das gerências e diretorias em geral. O setor de recursos humanos é altamente omisso

Conselhos para presidência: Ter um plano de carreira e remuneração para empresa, mais respeito pelos funcionários, regras de trabalho e ética mais clara

Check In Internacional

Prós: Empresa líder de mercado, se preocupa em estar na frente com relação a novidades aos seus consumidores, marketing share forte, visual merchandising de alto nível.

Contras: Gestão péssima, ineficácia de migração interna, empresa aonde o QI (indicação de outros) fala mais alto do que a competência dos mesmos. Zero preocupação com funcionários, pouca preocupação em saber se supervisores, líderes e afins realmente se preocupam em fazer seus funcionários esforçados crescerem. Na verdade, eles aprisionam os mesmos na mesma posição, por fazer falta em ordem de contribuir para a fluidez na operação.

Conselhos para presidência: Caro Presidente,

Com toda certeza os piores na TAM tem os melhores cargos. Muitos bons funcionários saem da empresa por falta de oportunidade de crescimento. Não seria má ideia se tivesse um programa secreto para saber como anda a relação entre supervisores, líderes e subordinados. Muitos elogios não são repassados, e o padrão da empresa não é cobrado por igual, apenas para os que realmente trabalham, enquanto outros tem o "direito" absurdo de trabalharem da forma como querem.

LATAM Airlines Group