Como é trabalhar na LATAM Airlines Group?

Nada é bom o bastante que não possa melhorar.

Prós: Possibilidade de viajar para o exterior em classe executiva pagando pelo preço de classe econômica;
    Uniforme imponente e respeitado pela sociedade em geral;
    Carga horária diária de 6 horas;
    Pacote de serviços bancários gratuito e com vantagens ótimas (Santander);
    Grêmio TAM: Loja de produtos da marca TAM com preços ótimos e qualidade sem igual.
    Ônibus gratuito entre aeroportos e departamentos em São Paulo;
    Marketing corporativo rico (no que tange o cliente).
    Universidade Corporativa (UNITAM) disponível 24 horas por dia através da INTRANET ou INTERNET, possibilitando aperfeiçoamento profissional e pessoal com cursos interessantes de curta e média duração, tudo Online.

Contras: Benefício de concessão de passagens limitado (são 2 trechos ida e volta gratuitos nos dois primeiros anos que só valem após 1 ano na empresa. Antes disso, após 6 meses, funcionário pode usar o benefício 92% Off, que é baseado numa tarifa muito alta que nunca ninguém conheceu. Ex: CGH/CWB por $170, mais caro que um bilhete pagante normal).
    Programa EMBARQUE JÁ fraco e pouco usado pelos funcionários. Permite incluir 5 pessoas (sem que tenham grau de parentesco direto) para usar um "benefício" de viagem, porém ele é baseado numa tarifa oculta e pagamos 8% dela. Uma passagem CGH SDU (somente ida) sai por $300 (só ida), mais ou menos. Um absurdo! Ainda é cobrada taxa de emissão, correspondente a 10% do valor total do bilhete.
    Assistência Médica de fraca rede credenciada e com subsídio de valor elevado para o funcionário.
    Assistência Odontológica sem direito a reembolso.
    Sistemas arcaicos de gestão e comunicação. E-mail só é liberado para cargos administrativos e de chefias.
    Intranet desatualizada e de difícil navegação.
    Holerith em papel disponibilizado uma única vez. Perdeu, já era!
    Qualidade do uniforme fornecido é ruim. Rasga fácil.
    Infra estrutura oferecida em CGH para os funcionários é ruim, o que inclui copa com bebedouro sem funcionar, cadeiras quebradas e demais mobílias velhas.
    Treinamentos admissionais são realizados, em alguns casos, após 90 dias da contratação, não permitindo imersão e conhecimento prévio dos procedimentos e empresa (eu mesmo tenho 4 meses lá e só fiz um dos 16 cursos que deveria ter feito).
    Valor do vale refeição não permite acesso a uma refeição justa, uma vez que nada em CGH custa $15 (valor que é disponibilizado por dia). Chega dia 20 já tenho que tirar do meu bolso pra me alimentar pelos próximos 10 dias.
    Inexistência de avaliação de desempenho individual;
    Inexistência de programas de incentivo a graduação, pós graduação e cursos de idiomas;
    Empresa prioriza a contratação externa antes da divulgação interna de vagas, dificultando "promoções".
    Muito funcionário insatisfeito (incluindo chefias) e vistas grossas a maus tratos a clientes.
    Marketing corporativo fraco (no que tange o colaborador).
    Muita exigência, pouco retorno pra um setor comercial.
    Muita dificuldade em obter liberação de acesso a sistemas essenciais para o desenvolvimento dos trabalhos propostos pela própria cia (AMADEUS, por exemplo).

Conselhos para presidência: Trabalhar na TAM é um presente sem igual, mas um presente com algumas avarias, nada que não possa ser consertado.
    Em pleno século 21, as coisas na cia ainda remetem a um passado distante, num tempo em que comunicação não era fundamental.
    1)Disponibilizar aos colaboradores e-mail institucional individual afim de estreitarmos os laços entre a família LATAM e fortalecermos nosso valor de ser uma empresa preocupada e antenada com tudo que acontece no nosso meio. Isso possibilita também uma comunicação aberta das áreas (RH, Presidência, etc) para com o funcionário, sem intermédios e muito mais rápida.
    2)Melhorar os programas de concessão de bilhetes nacionais, possibilitando desconto REAL baseado em tarifa publicada, e não oculta;
    3)Melhorar o benefício ASSISTÊNCIA MÉDICA, substituindo o PLANO DE SAUDE por SEGURO SAÚDE, que permite um atendimento melhor, mais ágil e mais barato, alinhando e revisando os custos sobre tal, diminuindo a proporção financiada pelo colaborador mensalmente, aumentando a co-participação, se necessário.
    4)Remodelar a Intranet MUNDO TAM, oferecendo um portal com informações atualizadas, rápidas e possibilitando autoatendimento, por exemplo, no que tange a emissão de holerith eletrônico, substituindo o atual "papel de contra-cheque" enviado aos setores, reforçando nosso compromisso com o meio ambiente.
    5)Reforço na equipe de T.I. para providências e liberação de acessos aos sistemas TAM com maior rapidez, diminuindo os impactos negativos (inclusive financeiros) que isso possa causar;
    6)Plano de recompensas mais agressivo para as LOJAS TAM AEROPORTO, com comissionamento individual e premiações financeiras;
    7)Melhora da estrutura física oferecida para o colaborador em CGH e demais bases. Copa remodelada e confortável, bebedouro em funcionamento, cadeiras em perfeito estado de uso. Um colaborador satisfeito gera melhor resultado.
    8)Pressão sobre as chefias para punir funcionários que tratam o cliente como "lixo", não permitindo esse tipo de atitude inclusive da parte deles mesmos;
    9)Plano de CARGOS E SALÁRIOS e MIGRAÇÃO INTERNA efetivo, com priorização para contratação e promoção interna.
    10)Formalização de parcerias com instituições de ensino superior e de idiomas para possibilitar acesso a um ensino de qualidade aos funcionários e com custo mais baixo;
    11)Criação de plano de avaliação e gestão de desempenho individual;
    12)Integração Institucional mais atraente, com recursos que possibilitem conhecer melhor a empresa e seus serviços (um voo local com serviço de bordo, por exemplo). Como oferecer aos nossos clientes um serviço que nós mesmos quando novos na empresa nem conhecemos?
    13)Treinamentos admissionais logo nos primeiros dias na empresa.
    14)Melhora da qualidade do uniforme oferecido, diminuindo o custo com a reposição deste.

LATAM Airlines Group