Como é trabalhar na Kroton Educacional?

A "paixão por educar" não se aplica ao dia a dia.

Valinhos, SP

Prós: A empresa busca inovar e fornece um portal com cursos e treinamentos para os funcionários, além de bolsas de estudos. Isso promove uma oportunidade de carreira a quem ainda não tem formação.

Contras: Por ter adquirido grupos recentemente, os processos não são bem definidos! As mudanças são rápidas e profundas e sem apoio e ferramentas para que elas aconteçam no dia a dia. Os funcionários acabam sendo pressionados a entregar cada vez mais. Temos a impressão que a empresa não sabe bem pra onde vai, embora sempre invista em consultorias, processos de melhoria se espelhando em empresas gigantes. A gestão também é muito falha. Visando apenas o resultado e dashboards bem preenchidos. Não se valoriza as relações humanas, nem um trabalho de qualidade e nem há incentivos de carreira. Essas coisas acabam desmotivando os funcionários que não conseguem sentir transparência e firmeza nas decisões da gestão.

Conselhos para presidência: Aconselharia primeiramente a empresa a melhorar os processos. A antes de implantar uma solução, se certificar da sua aplicabilidade conhecendo a fundo todas as etapas da cadeia. Dos alunos ao corporativo e as unidades. Muitos funcionários tem visões bacanas e contribuições, mas não são ouvidos. E nem valorizados. Os funcionários que também são alunos (por ganharem bolsas) vivem o descaso institucional diariamente. A impressão que temos é que a empresa é apenas de Dashboards, Lucros e Resultados. Mas não se preocupa com a qualidade das relações que tem com colaboradores, fornecedores e clientes.

Empresa Ruim

Tutor Eletrônico

Londrina, PR

Prós: O único ponto positivo é que trabalha 6 horas.

Contras: Empresa super desorganizada com poucas perspectivas de crescimento. Os tutores são largados para se virar sozinhos, sem nenhuma instrução ou preparo.

Insatisfação com o bem do funcionário

Assistente

Valinhos, SP

Prós: Almoço no local.

Contras: Não tem plano de carreira, abertura para iniciativas, empresa travada, paga pouco.

Conselhos para presidência: Pague melhor os seus funcionários, pois isso demonstra que se importa e que eles tem valor

Pior empresa que já trabalhei

Arquiteto de Software IIIEx-funcionário, saiu em 2017

Valinhos, SP

Prós: Ter uma praça agradável, refeição no próprio local com o restaurante interno da empresa. Fatores assim fazem você realmente olhar com melhores olhos para a empresa. Isso é realmente agradável.

Contras: Não flexibilidade de horário, gerência questionável, profissionais (salvo exceções) estagnados e absolutamente fracos comparado ao mercado. Lá lidei com situações absurdas. Em relação a cultura, foi algo tóxico. Conheci especificamente a pessoa mais tóxica de toda a minha carreira profissional. Realmente, ir pra Kroton foi bom para eu subir minha base salarial, como profissional, porém, foi a pior experiência de toda a minha vida. Resultado: Fiquei pouco mais de dois meses e pedi pra sair.

Conselhos para presidência: Sou de TI, a Kroton é uma empresa de educação, logo, não há muito o que exigir. Mas para trazer bons profissionais de TI e mantê-los lá, a cultura precisa ser totalmente reestruturada.

Empresa carece de modernização

Consultor de Conteúdo

Valinhos, SP

Prós: Um dos pontos positivos é o impacto social que geramos, uma vez que entregamos materiais didáticos para centenas de milhares de alunos, nas mais variadas localidades do Brasil.

Contras: A empresa, que se diz inovadora, tende a ser, na realidade, muito conservadora. Seus gerentes possuem uma postura extremamente hierárquica e não há abertura para inovação. As pessoas não são ouvidas.

Conselhos para presidência: É necessário ouvir os funcionários. O dia a dia é extremamente estressante e muito disso se deve a má gestão dos funcionários a nível de gerência.

Ótima para aprender

Analista FinanceiroEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Empresa com grande oportunidade de aprendizado e desenvolvimento para quem está começando.

Contras: Investimento baixo em tecnologia, processos e regras de negócio mudam a cada trimestre isso prejudica a estratégia da empresa.

Conselhos para presidência: Ajuste da estrutura organizacional algumas áreas fazem a mesma coisa sem necessidade,devido ao não direcionamento correto da alta direção.

Péssima empresa

Analista de AtendimentoEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Salário na faixa de mercado Bons benefícios Sede moderna Boa localização Chances de movimentação horizontal e vertical (pra quem está na sede)

Contras: Pra quem trabalha na sede tem uma realidade melhor do que quem trabalha em outras alocações assim como eu trabalhei. De forma geral a empresa é muito desorganizada, atrasa pagamento de salário, benefícios, faz cadastramento de pessoal errado, não cumprem prazos em solução de problemas, explora funcionário pra trabalhar até mais tarde e de fins de semana, ambiente ruim e desumano! O ambiente em que trabalhei era pesadíssimo e quse impossível de se adaptar quando se vem de uma empresa com qualificados valores, missão e visão.

Conselhos para presidência: Antes de crescer comprando empresas enormes, estruture os ambientes que ja tem!

Decepcionado

Diretor de ImagemEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: A empresa visa o bem estar do colaborador,com benefícios e um bom salario. Em alguns casos tem um plano de carreira. Em alguns casos apenas.

Contras: Infelizmente pessoas de alto cargo não ajudam seus subordinados e não assumem erros,deixando as falhas para os subordinados,consequentemente demitindo-os por motivo fútil. E digo mais,fui demitido por deixar pessoas de alto cargo usar o meu espaço de trabalho. Recebi apenas o motivo de que eu não tinha o perfil adequado,isso depois de meses de trabalho.

Conselhos para presidência: Senhor Presidente,tive a oportunidade de estar em vários momentos com o senhor,percebi que a sua humildade é admirada por todos ao seu redor. Infelizmente pessoas bem abaixo não estão a sua altura. Sucesso sempre.

Exploração de funcionários para explorar alunos

JornalistaEx-funcionário, saiu em 2015

Valinhos, SP

Prós: Não há nenhum ponto positivo a ser destacado. Talvez o único seja o restaurante que foi reformado e transferido para outra empresa terceirizada.

Contras: Carga horária de trabalho excessiva; Pouca flexibilidade com horário e questões de saúde do funcionário; Equipe de gerentes mal preparada; Equipe de professores e gestores muito mal preparada administrativa e pedagogicamente; Filosofia da empresa ruim; Manipulam seus funcionários para acreditarem que trabalham em prol da "educação de qualidade", mas oferecem um ensino péssimo aos alunos; Não há infraestrutura para a quantidade de funcionários (sem estacionamento e sem fretados); Localização ruim porque há poucos ônibus interurbanos na RMC que atendem o local.

Conselhos para presidência: Foi uma das piores experiências profissionais que tive. Trabalhei como jornalista registrado em uma carga horária de 44 horas semanais mas com um salário totalmente incompatível com o piso da categoria (cerca de R$ 2.300,00). Não há valorização do funcionário no ambiente e a chefia de meu departamento era extremamente grossa e distante de seus subordinados. A empresa finge que valoriza o trabalho extra, mas não paga, e quanto o funcionário falta por motivos de saúde, ela esquece a dedicação anterior para trabalhar além do necessário para dar conta da carga excessiva de trabalho.

Parece um bom lugar para fazer carreira, mas é uma furada!

Analista de Recursos Humanos (RH)Ex-funcionário, saiu em 2016

Prós: Empresa com escritório corporativo bem localizado, o que é uma grande vantagem para quem mora em São Paulo. Além disso, paga o salário em dia e sem nenhum tipo de erro.

Contras: O discurso é muito diferente da prática. Os valores pregados estão só nos quadros nas paredes do escritório e a meritocracia é um papo furado, pois é comum a conversa entre as pessoas que muitos são promovidos por amizade. A minha percepção é essa! A empresa tem uma universidade corporativa, mas só oferece bons treinamentos para a alta liderança. O demais devem se contentar com cursos online e não têm direito a bolsa de estudo. Isso acontece porque inovação, excelência, espírito crítico e melhoria dos processos não são competências valorizados na realidade. Tudo é imposto por poucos líderes que mal conhecem a realidade dos clientes ou dos profissionais que atuam nas pontas da cadeia. No período que estive na empresa vi grandes cortes anuais acontecendo, apesar das notícias na mídia serem de grande prosperidade, onde vi pessoas recém contratadas (que foram retiradas de outras empresas) serem demitidas dois meses depois de mudar de emprego, na minha opinião uma falta de respeito e planejamento.

Conselhos para presidência: Meu conselho para a presidência é sair mais da sua sala e conversar com as pessoas, pois a sensação é que as informações não chegam.

Kroton Educacional

Descrição:A Kroton é uma das maiores organizações educacionais privadas, com fins lucrativos, do Brasil, com atuação no setor educacional brasileiro há mais de 45 anos, tendo início em 1966. A Companhia tem um modelo de negócio abrangente e diferenciado que atende vários segmentos educacionais desde o maternal até o mestrado. No Ensino Superior, são oferecidos cursos de Graduação e de Pós-graduação nos formatos Presencial e a Distância. Na Educação Básica são fornecidos às Escolas Associadas os sistemas de ensino, que compreendem material didático, serviços de treinamento, avaliação e tecnologia educacional, suportados por um robusto modelo pedagógico eficiente. A Kroton tem uma presença nacional, localizados em 10 Estados do Brasil e em 39 municípios, além de 447 polos ativos de graduação de EaD. São 411 mil alunos no Ensino Superior, nas modalidades de Ensino Presencial e a Distância. Além disso, atende cerca de 289 mil alunos na Educação Básica divididos entre o setor privado, com 810 escolas associadas em todos os estados do Brasil, e o setor público, com atuação em três cidades através do Projecta.