Como é trabalhar na Klabin?

Uma empresa que depende somente da colaboração ativa do funcionário para crescer junto com ela.

Ex-funcionário, saiu em 2010

Prudentópolis, PR

Prós: Oportunidade de entrar trabalhar sem experiencia e adquirir a mesma através de treinamentos e cursos de especialização oferecidos por parceiros como SENAI por exemplo, a valorização da integridade física do colaborador e oportunidade de carreira,pois fui prova disso durante pouco tempo que trabalhei na empresa,mas tive que infelizmente tomar uma decisão e não pude continuar,espero um dia ter uma nova oportunidade e conseguir voltar a colaborar nessa empresa novamente.

Contras: Como em toda empresa, ainda há lideranças que sente-se ameaçados e temem deixar seus subordinados apresentarem seus talentos,o que acredito que a empresa deixa de progredir ainda mais obtendo sucessos ainda maiores através dessa falta de oportunidade de apresentação.

Conselhos para presidência: Com base onde mencionei no contras, falta um projeto no qual todos os colaboradores em suas devidas áreas de atuações possam apresentarem melhorias no setor de trabalho com avaliações dos mesmos, e possam ver que existem pessoas competentes na empresa,mas com até mesmo um pouco de medo de se exporem com segurança.

Chefia

Auxiliar de Serviços Gerais (ASG)Ex-funcionário, saiu em 2011

Telêmaco Borba, PR

Prós: A empresa em si é maravilhosa, salário bom, plano de saúde, odontológico, convênio farmácia, isso tudo pra um pai de família é essencial, uma empresa que se pode considerar como uma mãe para seus funcionários.

Contras: O único problema dentro da empresa, são as pessoas que estão colocando lá dentro para cuidar de uma equipe, são pessoas muitas vezes estudadas, mas, sem experiência nem uma com esse trabalho, onde acaba muitas das vezes dispensando ótimos funcionários, que estão lá dentro a anos porque não gostou do funcionário, ou até mesmo porque vem com aquele dilema, precisamos de funcionários mais jovens para que possamos treiná-los da nossa forma, com isso acaba caindo a produção da empresa, e até muitas das vezes a qualidade do trabalho, acho também que vocês deveriam dar mais chances para jovens que tem sonho de um dia trabalhar ai com vocês dentro da Klabin, mas nem por isso devem dispensar os funcionário que estão ai a anos, e que já tem experiência pra dar e vender.

Conselhos para presidência: Acho que vocês deveriam rever essa situação, e estudar um pouco mais sobre as pessoas que vocês colocam ai dentro para liderar uma equipe, e dar mais chances a nós que por algum motivo não podemos fazer um curso técnico, a entrar na empresa e aprender com vocês que já estão ai a anos. Obrigada!!!

Cuidado, as aparências enganam!

CoordenadorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Benefícios como bônus, vale refeição, previdência privada e seguro saúde, bem como salário em si. A empresa não exerce pressão e permite um equilíbrio maior entre a vida pessoal e profissional.

Contras: Conflito de interesses muito acentuado, bem como o cenário político. O Lobby é a marca para o crescimento. Infelizmente não existe política ou mesmo estímulo à qualquer forma de meritocracia.

Conselhos para presidência: Acabar com o jogo de interesses particulares que move as decisões da empresa.

Pouca oportunidade.

Mecânico

Prós: Alguns benefícios, mas nada extraordinário, comparado pelo tamanho da empresa. Poderia ser melhor.

Contras: Falta de oportunidade, líderes despreparados, reconhecimento falho, plano de saúde descontado.

Conselhos para presidência: Igualando a oportunidade a todos.

Desenvolvimento constante

Engenheiro Pleno

Telêmaco Borba, PR

Prós: - Empresa em constante modernização; - Política de benefícios; - Política de segurança; - Não é uma organização engessada - consegue modificar/melhorar sua estrutura organizacional de acordo com as necessidades dos processos.

Contras: - Estrutura grande e complexa; - Infra estrutura da cidade onde está instalada: trata-se de uma cidade consideravelmente nova (52 anos). Percebe-se que o desenvolvimento ainda está a caminho porém o nível de cultura e conhecimento dos políticos atuais (executivo e legislativo) faz com que isso acontece a passos lentos, infelizmente. Faltam políticas públicas de desenvolvimento urbano e social.

Ótima estrutura, porém com salários um pouco abaixo do mercado.

Estagiário Superior

Telêmaco Borba, PR

Prós: A empresa oferece ótimas condições de trabalho e todo suporte para instalação dos colaboradores. São muito preocupados com a segurança dos funcionários. Os benefícios recebidos são condizentes coo o tamanho da empresa. Apresenta um dos maiores investimentos privados do estado do Paraná.

Contras: Muitos cargos de chefia e grande dependência de outras áreas para realizar o trabalho. A remuneração aparenta ser menor do que nas concorrentes. Pressão grande para se obter as metas de produção.

Ex-funcionário, saiu em 2015

Prós: Benefícios, crescimento profissional.

Contras: Gestão deficitaria, estrutura de segurança precária.

Conselhos para presidência: Melhorar a estrutura de Gente e Gestão, no que tange segurança e medicina do trabalho.

Muito aprendizado, ótimos resultados, pouquíssimo reconhecimento.

Vendedor JúniorEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Clima organizacional agradável pelo comportamento de bons funcionários, espaço para pessoas pro-ativas expandirem seu conhecimento e o alcance de sua atuação. Empresa em constante expansão que em breve disponibilizará diversas oportunidades.

Contras: Faltam bons gestores, as equipes herdam as características do gestor, que não sabem reconhecer ou remunerar de acordo os potenciais. Muitos feudos organizacionais e favoritismo que eliminam a meritocracia e estimulam meras aparências. Essas características atrapalham fortemente qualquer aproximação do tão almejado nível de excelência.

No inicio é muito bom depois o salario fica muito defasado.

Otacílio Costa, SC

Prós: Benefícios,vale transporte,plano saúde, vale refeição

Contras: Planos carreira ruim gestores sem preparo para liderar pessoas
    valorização maior para funcionários sem experiencia comparando com
    funcionários mais antigos perda de bons profissionais para outras empresas por falta valorização.

Operador

Telêmaco Borba, PR

Prós: Boa estrutura o que facilita a resolução de problemas relacionados à equipamentos e de processos de forma abreviada.

Contras: Salário abaixo da média do mercado, pouca valorização dos funcionários internos, principalmente na migração de funcionários da operação para cargos mais elevados, mesmo que esses sejam muitas vezes competentes e com formação compatível.

Conselhos para presidência: Montar um plano de carreira, hoje os funcionários ficam estagnados por anos na mesma função, e os salários também, promover incentivo aos funcionários buscarem o ensino superior e dar preferência para funcionários da casa na acensão às oportunidades, hoje quem estuda e se forma não pensa em ficar na Klabin devido à pouca perspectiva de poder trabalhar na área em que estudou dentro da Klabin, pois ainda esbarramos muito em imparcialidade nos recrutamentos internos, onde quem trabalha como operador por exemplo é de certa forma descriminado.

Klabin

Descrição:A Klabin foi fundada em 1899 e é, atualmente, a maior produtora e exportadora de papéis do Brasil. Em sua linha de produção estão papéis, cartões para embalagens, embalagens de papelão, sacos industriais e madeira em toras. Exporta sua produção para mais de 70 países ao redor do mundo e possui 15 fábricas no Brasil e uma na Argentina, com 14 mil colaboradores diretos e indiretos. Se destaca também pela questão ambiental, com mais de 240 mil hectares plantados com pinus e eucaliptos, além de outros 213 mil hectares preservados.