Como é trabalhar na Klabin?

Empresa boa, péssima gestão

Técnico em Eletrotécnica

Ortigueira, PR

Prós: A empresa oferece estabilidade no emprego, possui benefícios como plano de saúde, dentário, vale alimentação e transporte gratuito, e possui convênios com algumas empresas como academias, escolas de inglês.

Contras: A empresa é controversa, a gestão é composta em sua grande maioria por gestores que não seguem nem aplicam a política da empresa, que é muito boa, mas não é praticada, a meritocracia é desconhecida dos gestores, é processos seletivos são realizados apenas para fins estéticos, para vender a ideia de que uma concorrência realmente existiu, quando na verdade já havia um indicado antes do inicio do processo, e por mais que tire uma nota vezes melhor do que o pré escolhido, a gestão ira apontar um motivo qualquer para justificar porque o melhor colocado na prova não recebeu a promoção, e o escolhido previamente recebe a promoção, o salário da empresa é muito abaixo do mercado, empresas terceiras que prestam serviços pagam de 100 a 150% a mais aos seus técnicos em relação a um técnico de mesmo nível contratado pela Klabin, a empresa tem acordos com as empresas contratadas, e essas não podem contratar um funcionário da contratante, ao menos que esse já esteja desligado a mais de seis meses, então alem de não dar oportunidades de crescimento, priva os funcionários de concorrer e procurar melhores oportunidades em suas contratadas, para que deseja permanecer em uma empresa por 30 anos no mesmo cargo ganhando o mesmo salário, essa é a empresa.

Conselhos para presidência: Incentivar a meritocracia em todos os níveis, para assim motivar a todos os colaboradores, nenhum colaborador trabalha motivado em um ambiente em que indicações valem mais do que conhecimento prévio.

Telêmaco Borba, PR

Prós: participação e incentivo às comunidades próximas, escolas, e produtores rurais, totalmente a favor de pesquisas florestais e sustentabilidade.

Contras: plano de carreira lento, participação de lucros inferior, salários abaixo do mercado, horários de turno florestal incompatível com área Fabril, atuando no regime de horário fixo seis dias trabalhado por dois dias de folga, quando quem trabalha no horário da madrugada tem saúde comprometida,

Conselhos para presidência: Verificar como esta indo o bem estar e saúde ocupação da área florestal do Paraná

Uma empresa muito boa!

Assistente Administrativo

Telêmaco Borba, PR

Prós: Empresa muito boa e correta. Paga certinho e o salário base comparado a outras empresas é maior. Alimentação melhorou muito.

Contras: Alguns coordenadores sao ruins para dar aumento e promoção. Estou a dois ano na mesma e ate agora nao recebi um aumento ou promoção, e nao sou a unica.

Conselhos para presidência: A área florestal esta bem abaixo de remuneração e qualidade que a fabril. Precisamos de mais oportunidades para promoções, alguns dos problemas é o coordenador barrar para outras vagas.

Qualidade mediana, com pensamento que está tudo certo.

Prós: Oportunidades de melhoria de cargos

Contras: Falta de informacoes nos feedbacks aplicados, distância enorme entre colaboradores e chefia.

Ok.

Ex-funcionário, saiu em 2010

Telêmaco Borba, PR

Prós: Ótima experiência profissional em uma empresa que investe muito em treinamento.

Contras: Fraco plano de carreira.

Conselhos para presidência: Investir mais na contratação de funcionários técnicos e reconhecer seu trabalho.

Grande empresa

Assistente Administrativo IIEx-funcionário, saiu em 2016

Angatuba, SP

Cuidado, as aparências enganam!

CoordenadorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Benefícios como bônus, vale refeição, previdência privada e seguro saúde, bem como salário em si. A empresa não exerce pressão e permite um equilíbrio maior entre a vida pessoal e profissional.

Contras: Conflito de interesses muito acentuado, bem como o cenário político. O Lobby é a marca para o crescimento. Infelizmente não existe política ou mesmo estímulo à qualquer forma de meritocracia.

Conselhos para presidência: Acabar com o jogo de interesses particulares que move as decisões da empresa.

Pouca oportunidade.

Mecânico

Prós: Alguns benefícios, mas nada extraordinário, comparado pelo tamanho da empresa. Poderia ser melhor.

Contras: Falta de oportunidade, líderes despreparados, reconhecimento falho, plano de saúde descontado.

Conselhos para presidência: Igualando a oportunidade a todos.

Grande empresa, com desafio enorme de melhorar muito a gestão fe pessoas

Engenheiro de Manutenção PlenoEx-funcionário, saiu em 2015

Telêmaco Borba, PR

Prós: Potência em sua área de atuação, com diversos tipos de tecnologia, desafios e fontes de conhecimentos. Treinamentos diversos , liberdade para atuar (depende do gestor)

Contras: Pouca integração entre áreas , carga de trabalho desproporcional entre setores e tratamentos diferenciados de acordo com cargo/setor/amizades

Conselhos para presidência: Programa para integrar os coordenadores e motivar as equipes para trabalho em conjunto entre setores

Dicas para novos funcionários!!

Prós: Bom salário, Muitos Benefícios, Horário de trabalho, Tamanho da empresa. - A empresa tem uma boa remuneração se comparado ao mercado; - VR, VT, Auxilio Creche, Reembolso de Estacionamento, PLR e por ai vai...

Contras: A empresa é muito grande e o PRINCIPAL problema da empresa são os seus processos, a Klabin tem um ótimo produto e bons funcionários(Salvo exceção) mas o processo, "Meu Deus!", listei os principais problemas para quem pensa em ser funcionário na Klabin, ou para melhoria por parte do RH(difícil de acontecer). - Processo: O ERP(SAP) da empresa é mal utilizado, com diversos remendos e alterações absurdas, o que gera retrabalho em TODAS as áreas da empresa, coloquei este item em primeiro lugar pois é o que mais incomoda pois sinto que trabalho 3 vezes mais do que deveria, apenas por ter uma péssima ferramenta de trabalho. - Pouca oportunidade de crescimento e desenvolvimento profissional(Segundo item de grande importância), estou na empresa a mais de 2 anos e nunca tive um Feedback de meu gestor(Acredite, NUNCA!), vagas de Gerencia, Coordenadores nunca são divulgadas para os funcionários de base. - Hora Extra não remunerada: Funcionários do Corporativo não recebem hora extra e trabalhar de finais de semana é algo muito comum. - Descaso total com Tecnologia: Notebooks e celulares obsoletos, trabalhar numa maquina de escrever seria mais produtivo. - Benefícios: a empresa tem diversos benefícios isto é bom mas a gestão destes benefícios é medíocre, exemplo, tem pareceria com academia para os "Funcionários" mas em academias que o preço ultrapassa de R$ 400 por mês(Preço com o Desconto para funcionário), em que mundo um funcionário de base(Assistente, Auxiliar e Analista) gastará isto numa academia? Por que diabos não fecham uma parceria com empresas como Gympass ou Smartfit que tem planos para todos os públicos e estão espalhadas por todas SP. Parcerias com Faculdades, isto é muito pouco divulgado pela área responsável e o desconto é medíocre. - Reembolsos: exemplo, a empresa reembolsa o estacionamento, só que em alguns casos, como já escutei de diversos funcionários, a empresa leva mais de 30 dias para realizar o reembolso, levando em conta que trabalhamos em uma região CARA da cidade de SP, o funcionário não pode contar com este dinheiro que é desembolsado por ele inicialmente. - RH adora contratar um Queridinho, Peixe, Favorito. Isso ai, é muito comum você ver Gestores que não entendem nada de Gestão, Vendedores que não entendem nada de Venda, Analistas que não sabem analisar. Claro que este item é muito comum nos cargos de gestão, como disse no inicio a empresa tem ótimos funcionários.

Conselhos para presidência: Um conselho para a presidência, Cristiano/Fabio, leia meus pontos negativos. Basta!

Klabin

Descrição:A Klabin foi fundada em 1899 e é, atualmente, a maior produtora e exportadora de papéis do Brasil. Em sua linha de produção estão papéis, cartões para embalagens, embalagens de papelão, sacos industriais e madeira em toras. Exporta sua produção para mais de 70 países ao redor do mundo e possui 15 fábricas no Brasil e uma na Argentina, com 14 mil colaboradores diretos e indiretos. Se destaca também pela questão ambiental, com mais de 240 mil hectares plantados com pinus e eucaliptos, além de outros 213 mil hectares preservados.