Como é trabalhar na Kawahara Takano?

Longe de ser um exemplo

Ex-funcionário, saiu em 2016

Prós: Escritório conceituado, clientes muito bons, boa localização, escritório bonito, boa infraestrutura para se trabalhar. Flexibilidade de horários.

Contras: Impões regras CLT em contratação pj. Cuidado, não se deixe levar pelo discurso na entrevista. A empresa é amadora no quesito RH. Equipes mal estruturadas, coordenadores incompetentes. Não dão aumentos anuais, férias forçadas no final do ano. Diretor humilha funcionarios em reuniões. equipe muda muito em função destas falhas.

Conselhos para presidência: Não adianta ser o melhor palestrante se você tem uma equipe desvalorizada e desmotivada. Invista seu tempo e seu dinheiro em estruturar a sua empresa. e não adianta fazer um discurso, prometer e não fazer. Até lá, boa sorte em sobreviver no mercado. Seus concorrentes estão evoluindo e você está regredindo.d

Por fora bela viola por dentro pão bolorento

Ex-funcionário, saiu em 2018

Prós: Adversidade de projetos em várias áreas do varejo Flexibilização de horário Liberdade de criação Pagamento de horas extras Atendimento sempre que necessário direto com rh , sem restrições

Contras: A empresa não da autonomia em seu trabalho, coordenação não da voz a equipe, falta de reconhecimento de trabalho. Empresa não fornece ajuda de custos aos funcionários, empresa empoe regras de Clt porém e Pj

Conselhos para presidência: Dar mais atenção aos funcionários, valorizar os que realmente merecem. Não impor muitas regras para um Pj

Fuja dessa empresa

ArquitetoEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: - Empresa com ambiente físico agradável - Pessoas muito legais - Diversos projetos para trabalhar de diversas marcas que alcançam vários tipos de público - Flexibilidade com horário

Contras: - Pouco reconhecimento - Os donos NUNCA falam com você - Os coordenadores levam o crédito pelo bom trabalho SEMPRE. - Se alguma coisa acontecer de errado a culpa será apenas sua, independente se foi o coordenador que combinou algo errado ou deixou de fazer. - Diferença salarial muito grande entre os trabalhadores, fazem o mesmo trabalho mas o salário é bem diferente. - Últimos três anos sem aumento salarial, sem benefícios ou plano de carreira. - Empresa familiar sem estrutura administrativa, sem cultura empresarial e falta de transparência.

Conselhos para presidência: Dizer bom dia para seus funcionários não mata e é de bom grado. Reconhecer que por trás de meia dúzia de coordenadores existe toda uma equipe trabalhando é bacana! Para se tornar coordenador não basta ter laços consanguíneos, mas precisa ter capacidade e caráter.

ArquitetoEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Ambiente legal, pessoas legais, mas chefes inacessíveis, o que dificulta a troca de conhecimentos. Problemas com valor salarial também é um problema.

Contras: Falta de consideração com os colaboradores, não existe um coordenador geral, que gerencie os coordenadores, dando à eles muito poder e pouco para os demais.

Mediano

Prós: Ambiente agradável de trabalho. Empresa muito bem conceituada no mercado, o que nos proporciona uma grande variedade de projetos para tocar, aumentando o nosso knowhow

Contras: Falta de perspectiva de crescimento e falta de treinamentos aos funcionários. Não tem incentivo aos funcionários para que busquem algo novo, para se aperfeiçoar.

pouco reconhecimento do profissional

Prós: Ambiente legal, descontraído e com projetos interessantes. Flexibilidade de horário

Contras: gerenciamento de projetos pouco falho, sem muito espaço para crescimento do profissional

Conselhos para presidência: Aumentar a interação entre equipes, maior visibilidade do arquiteto e reconhecimento do trabalho de cada profissional , não só do coordenador, afinal apenas ele não seria suficiente para o desenvolvimento de todos os projetos

ótima para quem quer aprender muito sobre o varejo em pouco tempo

Prós: liberdade de horários, meritocrática na medida do possível, projetos interessantes, relevância no mercado. Talvez seja o melhor escritório da área de atuação no Brasil, possilvemente, o melhor da America Latina.

Contras: Sem benefícios, sem plano de carreira, empresa familiar com a hierarquia travada. Ao mesmo tempo que se tem muita liberdade metódica e criativa a empresa se perde as vezes por não levar a sério ferramentas indispensáveis para a administração como feed back dos funcionários, check lists operacionais, prazos e etc.

Conselhos para presidência: Descentralize as decisões para poder crescer e nomeie um coordenador geral.

Kawahara Takano