Justiça Federal de Primeiro Grau em São Paulo (JF/SP) logo

Justiça Federal de Primeiro Grau em São Paulo (JF/SP)

Como é trabalhar na Justiça Federal de Primeiro Grau em São Paulo (JF/SP)?

Podia melhorar

Técnico Judiciário

Prós: localização, estabilidade.

Contras: sem carreira, falta de perspectiva, promoção por antiguidade e não por merecimento, ambiente ruim, pressão sem recompensa, monotonia, desvio de função.

Conselhos para presidência: Ter realmente um plano de carreira digno.

Empresa resistente a mudanças

Barueri, SP

Prós: Possibilidade de ajudar pessoas, possibilidade de aprofundar estudos sobre direito, bom relacionamento com colegas, proximidade da residência

Contras: Excesso de burocracia, alta hierarquização, falta de flexibilidade de horário, baixa autonomia, grande propensão a ter assédio moral, sem possibilidade de ascensão profissional por competência

Técnico Administrativo

Prós: Estabilidade. Supervisores dedicados. Secretaria dedicada. Acomodações do prédio limpas e seguras. Próximo ao metrô. Carga horária fixa e satisfatória.

Contras: Engessamento da concessão de funções, a qual ocorre mais por antiguidade do que por competência. Padronização demasiada. Mas cada vara é um caso, este é o caso da minha vara. Aumento remuneratório reduzido. Dificuldade em obter remoção/relotação em virtude da queda de nomeações.

Bom, mas por um breve período.

Campinas, SP

Prós: De maneira geral, salvo algumas exceções são bem amigáveis e possuem disposição para ajudar os novos estagiários. Obtive contato com todo o trâmite processual do cartório e tive noção do funcionamento administrativo do fórum.

Contras: Infelizmente, alguns profissionais não tratam os estagiários como mentes pensantes que poderiam ajudá-los. O serviço era extremamente mecânico e repetitivo.

Conselhos para presidência: Os estagiários deveriam ser mais valorizados e o ambiente de trabalho também. De resto é muito interessante para conhecer o funcionamento de uma repartição pública.

Juízes mal educados

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2014

São José dos Campos, SP

Prós: Servidores simpáticos e colegas estagiários sempre apoiando. Durante as semanas de prova trabalhávamos apenas metade do período. Muito aprendizado prático.

Contras: Juízes com complexo de Deus. Pediam água (mesmo que estivessem na cozinha e eu sentada trabalhando), pra que eu abrisse o a capa do processo para eles. Falta de consideração com horário.

Bom

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Aprendizado e equipe de trabalho muito legal atende quando precisamos

Contras: Sem chance de efetivação e bolsa auxilio baixa,não tem vr pra estagiário

Conselhos para presidência: Nenhum

Aconselho para quem tem interesse em aprender Direito Processual

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Muito aprendizado para quem está iniciando a faculdade de Direito

Contras: Não há possibilidade de crescimento pois é necessário o ingresso por concurso público

Simples

Prós: Estabilidade. Horário adequado

Contras: Muita politicagem, muitos puxa sacos

Temporário

Técnico Judiciário

Prós: Estabilidade, horário, recesso

Contras: Hierarquia, rigidez, burocracia

Bom para ficar pouco tempo

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

São José do Rio Preto, SP

Prós: Funcionários bastante atenciosos, ambiente acolhedor e um ótimo lugar para aprender o funcionalismo de um órgão público, horário flexível em dias de provas da faculdade no caso de ser estagiário

Contras: Uma das poucas coisas a reclamar é o estágio não ser remunerado e não ter um plano de carreira ou até ter um benefício como recompensa pelos serviços prestados.

Conselhos para presidência: Investir em mais estagiários

Justiça Federal de Primeiro Grau em São Paulo (JF/SP)

Descrição:Compete à Justiça Federal processar e julgar as ações propostas contra a União, autarquias federais (como o INSS, o Banco Central) e empresas públicas federais (como a Caixa Econômica Federal), ou em que estas figuram como autoras. Exemplos são as ações em que se discutem tributos federais, benefícios previdenciários ou direitos de servidores federais. Ainda, dentre outras competências, a de julgar ações de cunho internacional, de direitos de comunidade indígenas e das questões relativas à nacionalidade. No âmbito criminal, cabe à Justiça Federal julgar crimes como contrabando, tráfico internacional de entorpecentes, moeda falsa, sonegação fiscal, crimes políticos e ambientais.