Justiça Federal de Primeiro Grau em São Paulo (JF/SP) logo

Justiça Federal de Primeiro Grau em São Paulo (JF/SP)

Como é trabalhar na Justiça Federal de Primeiro Grau em São Paulo (JF/SP)?

Bom, mas por um breve período.

Campinas, SP

Prós: De maneira geral, salvo algumas exceções são bem amigáveis e possuem disposição para ajudar os novos estagiários. Obtive contato com todo o trâmite processual do cartório e tive noção do funcionamento administrativo do fórum.

Contras: Infelizmente, alguns profissionais não tratam os estagiários como mentes pensantes que poderiam ajudá-los. O serviço era extremamente mecânico e repetitivo.

Conselhos para presidência: Os estagiários deveriam ser mais valorizados e o ambiente de trabalho também. De resto é muito interessante para conhecer o funcionamento de uma repartição pública.

Juízes mal educados

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2014

São José dos Campos, SP

Prós: Servidores simpáticos e colegas estagiários sempre apoiando. Durante as semanas de prova trabalhávamos apenas metade do período. Muito aprendizado prático.

Contras: Juízes com complexo de Deus. Pediam água (mesmo que estivessem na cozinha e eu sentada trabalhando), pra que eu abrisse o a capa do processo para eles. Falta de consideração com horário.

Bom

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Aprendizado e equipe de trabalho muito legal atende quando precisamos

Contras: Sem chance de efetivação e bolsa auxilio baixa,não tem vr pra estagiário

Conselhos para presidência: Nenhum

Aconselho para quem tem interesse em aprender Direito Processual

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Muito aprendizado para quem está iniciando a faculdade de Direito

Contras: Não há possibilidade de crescimento pois é necessário o ingresso por concurso público

Simples

Prós: Estabilidade. Horário adequado

Contras: Muita politicagem, muitos puxa sacos

Temporário

Técnico Judiciário

Prós: Estabilidade, horário, recesso

Contras: Hierarquia, rigidez, burocracia

Bom ambiente de trabalho

Estagiário de TIEx-funcionário, saiu em 2015

Guarulhos, SP

Prós: Ambiente limpo, tranquilo, amigável. Bom para aprender e pegar experiência de trabalho. Flexibilidade de horário. Bom ambiente profissional.

Contras: Órgão governamental, temporário, não efetiva. No mais, muito bom. Sem reclamações. Foi um período bem legal. Um bom lugar para fazer seu estágio.

Instalações ruins, porém os profissionais são engajados.

Estagiário Superior

Marília, SP

Prós: Profissionais capacitados e ágeis a solucionar os problemas ali proposto. Vale ressaltar que tanto os técnicos, analistas, juizes e estagiários estão todos empenhados em bater as metas propostas pelo CNJ.

Contras: Instalações precárias do prédio em Marília. O prédio (que é pouco funcional) é cedido pela prefeitura municipal e tem pouca acessibilidade. A começar pelo fato de haver um banheiro de deficiente no segundo andar, porém, inexiste elevador ou rampa que leve possíveis deficientes a este banheiro.

bom lugar para se trabalhar

Oficial de Justiça Avaliador Federal

Barueri, SP

Prós: Por se tratar de órgão público, há inegável estabilidade, uma vez que é vedada a dispensa arbitrária, sendo necessário procedimento administrativo. Há bastante flexibilidade de horários de trabalho.

Contras: Dificuldade no recebimento de reajuste salarial, um vez que depende de lei. Poucas oportunidades de ascensão profissional.

Futuro

Técnico Judiciário

Prós: Segurança e estabilidade, Bom clima no trabalho, pessoas compromissadas

Contras: Não Possui Data Base, Muita competição pelas funções remuneradas

Justiça Federal de Primeiro Grau em São Paulo (JF/SP)

Descrição:Compete à Justiça Federal processar e julgar as ações propostas contra a União, autarquias federais (como o INSS, o Banco Central) e empresas públicas federais (como a Caixa Econômica Federal), ou em que estas figuram como autoras. Exemplos são as ações em que se discutem tributos federais, benefícios previdenciários ou direitos de servidores federais. Ainda, dentre outras competências, a de julgar ações de cunho internacional, de direitos de comunidade indígenas e das questões relativas à nacionalidade. No âmbito criminal, cabe à Justiça Federal julgar crimes como contrabando, tráfico internacional de entorpecentes, moeda falsa, sonegação fiscal, crimes políticos e ambientais.