Como é trabalhar na ITerative?

Momento ideal para fazer parte da empresa

Gerente de Projetos (GP)

Prós: A Iterative é uma empresa jovem, com menos de dez anos no mercado. Isto fornece vários tipos de oportunidades, considerando que não há ainda camadas burocráticas estabelecidas e os sócios estão a uma conversa de distância. Há muitas possibilidades de crescimento e de destaque, para os que estão dispostos a se dedicar o suficiente. O ambiente é agradável, há flexibilidade no horário de trabalho (não confundir flexibilidade com inexistência de horário) e há uma miríade de projetos e tecnologias disponíveis para trabalho e aprendizado.

Contras: Justamente por ser uma empresa jovem, a falta de processos concretizados pode ser desconfortável. A política da meritocracia sem os devidos controles e justificativas pode se mostrar injusta MAS há sim mudanças sendo implementadas, como a nova metodologia de avaliação trimestral e os processos do PMO ágil (gestão de pré-vendas e projetos). É um novo tempo.

Conselhos para presidência: Continuem motivando e puxando os objetivos das transformações na cultura da empresa.

Empresa de visão

Gerente de Projetos

Prós: Tecnologia de ponta! Projetos desafiadores que necessitam de profissionais engajados, horário de trabalho flexível, ambiente super descontraído...

Contras: Só enxergam pontos negativos aquelas pessoas que são acomodadas e pessimistas, é mais fácil esse caminho do que tentar fazer a diferença, pois quem quer mudar e melhorar, faz! Já dizia uma canção antiga que não lembro o autor... "quem sabe faz a hora, não espera acontecer.."

Conselhos para presidência: Continuar focando na meritocracia e incorporar em cada funcionário que a responsabilidade do sucesso é de todos.

Não recomendo nem para um inimigo

Desenvolvedor C#Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: O ambiente é legal, existem boas pessoas trabalhando lá. Alem disso existem projetos interessantes de se conhecer, e tem desenhos legais nas paredes.

Contras: A gestão vai de mal a pior, prazos curtos, gerentes de projeto despreparados, que só querem saber do seu, não é a toa o que dizem nas avaliacoes aqui, acredite.

Não recomendaria pra um amigo trabalhar lá.

Analista Desenvolvedor .NET PlenoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: A infra é decente, equipamentos de trabalho decentes para fazer as atividades, horários flexíveis para os trabalhadores, mas pregam que é necessário chegarmos antes das 10:30. Sala de descompressão bem bacana, com videogame, mesa de bilhar e tênis de mesa e as pessoas são muito amigáveis.

Contras: A gerência como na maioria dos lugares só quer saber das entregas e prazos, não agem como líderes e gestores, tentando ajudar com os problemas e trazendo soluções, somente querem saber das entregas, não se importando se você trabalha muito mais que 8 horas diárias. Já recebi vários e-mails de final de semana sendo cobrado de entregas, sendo que os prazos são ridículos de apertados e a empresa não paga hora extra. Salários abaixo do.mercado. A empresa não possui analistas de negócios para explicar a demanda para os desenvolvedores, o arquiteto de soluções que tem que explicar sobre as atividades (processo extremamente amador).

Ambiente descontraído porém com toques de stress

Programador .NET Pleno

Prós: O ambiente é descontraído, a estrutura proporciona um bom desenvolvimento do trabalho em equipe e com isso uma boa troca de conhecimento entre os profissionais.

Contras: O sistema de avaliação é muito complexo pra pouco feedback. O profissional é apenas um recurso da empresa, como um objeto, esquece-se que é uma pessoa e isso pode refletir em um profissional desmotivado e menos produtivo.

Conselhos para presidência: Se esconder atras de meritocracia em avaliações não é o caminho pra manter os profissionais engajados. Se no fim serão apenas números em uma planilha, então que isso fique claro. Trabalho extra deve ser reconhecido de forma adequada.

Oportunidade de melhorias

Líder Técnico

Prós: Empresa, aberta a inovação, todos sempre abertos a ouvir suas opiniões e sugestões. Uma das poucas empresas em que os sócios dão ouvidos aos empregados!

Contras: O modelo de remuneração é controverso, na teoria é lindo mas na prática não funciona como o esperado, causando descontentamento enorme, muitos profissionais saem da empresa por conta disso!

Conselhos para presidência: A ideia de remuneração é boa mas algo tem que ser feito para ser efetiva!

Uma Nova Forma

Analista Desenvolvedor .NET Pleno

Prós: Ambiente descontraído, com horários flexíveis. Há pouco tempo fizeram uma reestruturação organização e com isso sinergia da equipe anda melhor. As lideranças estão mais engajadas e colaborativas e com isso influenciam a todos serem da mesma forma.

Contras: Há um modelo de trabalho chamado Iterative, que é pregado colaboração, pro atividade e transparência. Mas no fundo as parece que é uma maneira de não se pagar hora extra, pois o valor é fechado por mês e não há controle de banco de horas, apenas o mesmo discurso que quanto mais fizermos com menos, melhor será nosso lucro. Agora que vejo que estamos no caminho certo, talvez esta ideia seja real e interessante. No entanto o salário é abaixo do mercado, não há nada de diferente de outras consultorias e muitas vezes a sensação é que aproveitam do modelo para vender projetos onde já contam que iremos trabalhar mais que 8 horas por dia sem nos pagar nada a mais.

Não se iluda!

DesenvolvedorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: A estrutura física e o trabalho de infraestrutura. O restante é somente distração para que você aceite um valor abaixo do mercado e se comprometa com horas e horas extras para entregar os projetos.

Contras: Remuneração abaixo do mercado Desorganização no planejamento de projetos Sem comunicação clara Todos os projetos sempre tem necessidade de horas extras Não pagam horas extras Os recursos alocados em clientes não participam do PLR Alta rotatividade

Conselhos para presidência: Comece parando de explorar os funcionários.

Só aparência, decepcionante!!

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: É muito complicado apontar os pontos positivos para uma empresa que nunca representou alguma consideração. Como ponto positivo tenho a declara que meu notebook é excelente, rs. No mais essa empresa não representou um significado importante.

Contras: Empresa desorganizada, sem comunicação clara, a área do RH diz que vai apresentar as questões para a diretoria e depois disso não há retorno se quer. Os recursos alocados em cliente não participa do PLR trimestral, sendo que foi prometido na contratação e isso só é divulgado que está na empresa.... o retorno disso é que "esqueceram" de implementar um modo de avaliação. Não paga horas extras, as férias remuneradas...balela.

Conselhos para presidência: Seja uma empresa transparente para manter um time motivado.

Uma otima empresa para quem esta começando e quem procura desafios.

Analista de Sistemas Pleno

Prós: Ambiente descontraido, oportunidade de crescimento e aprendizado em diversas tecnologias e a empresa esta se profissionalizando mais ainda com o passar dos meses.Principalmente em parte de gerencia e a empresa também possui horário flexível.

Contras: Atualmente o unico ponto negativo que encontro é a localização por ser em um local que infelizmente os cuidados no local são poucos e não tem a devida atenção, fora isso.O que sempre é necessário é mais atenção ao funcionário.

ITerative