Como é trabalhar na Itaú Unibanco (Itaú BBA e Rede)?

Projetos, salário e benefícios bons. Gestores, ambiente, maturidade da equipe e velocidade muito ruim.

UX Designer

Prós: Em UX, como é uma área menor que as outras, e em contato direto com o canal, possui mais oportunidades de projetos bacanas, com muita visibilidade no mercado. Os benefícios são excelentes, PLR muito boa, e existe muita gente legal e do bem trabalhando no Itaú.

Contras: O trabalho de UX sofre muita defasagem. Como ele é um dos primeiros que começa, sofre muita defasagem porque os projetos demoram muito para serem implementados. Isso complica muito porque acaba perdendo todo o diferencial perante ao mercado, existe muito problema com órgãos reguladores e pouco questionamento de como resolver problemas e impasses de forma diferente. Isso acaba afetando todo mundo, porque como tudo demora demais, os POs e a TI não querem implantar o melhor para o crescimento da empresa e para o cliente, e sim o mais rápido, apenas multilando o projeto e não pensando e criando um MVP com valor real. Não existe um MVP no Itaú. Gestão imatura, que não sabe lidar com diversidade entre os profissionais, muitas vezes vejo alguns analistas sendo deixados de lado por não se enquadrarem no padrão. Pessoas que trabalham com produtos, segurança, jurídico e até alguns POs com cabeça muito fechada, sem vontade de questionar e sempre protegendo "o seu" ao invés de pensar o que é melhor para a empresa como um todo.

Conselhos para presidência: Dar prioridade para a TI resolver seus problemas de sistemas legados para nos dar maior velocidade e liberdade ao implantar novas features. Projetamos experiências muito boas (a superintendência de UX é bem qualificada como um todo), porém elas muitas vezes são limadas e muita coisa que é implantado não parece nada com o desenhado. E muitas vezes nem nos é comunicado, pois as pessoas se preocupam demais com prazos do que qualidade. Se tivermos um prazo apertado, é mais fácil falar para o UX desenvolver algo mais simples, que entre no canal por inteiro, do que fazer um projetão que entre no ar todo picotado.

Itaú Unibanco (Itaú BBA e Rede)