Como é trabalhar na Itaú Unibanco (Itaú BBA e Rede)?

Feito por você. Feito de você. Não sobrou você.

Analista de Controladoria PIEx-funcionário, saiu em 2008

Prós: Tem funcionários com excelente conhecimento técnico: aprendi muito lá dentro.

Contras: Pressão cada vez maior por resultados, muitas vezes com estrutura deficiente que atrapalha atingir as metas. Quando se alcança uma meta, no mês seguinte a meta fica mais difícil. É como um burrinho atrás da cenoura que está pendurada na vara de pescar do homem montado sobre o burro. Quando ele avança, a cenoura avança junto. É o que chamam de "cultura de performance" e "melhoria contínua". Há uma forte cobrança para se fazer horas extras até tarde da noite (23h30) na época de fechamento, durante uma a duas semanas. Quando não concordei em fazer isto sempre, fui convidado a "aumentar o comprometimento" ou procurar outro lugar. Encontrei outro lugar, muito melhor.
    Há uma cultura de colocar o banco à frente de tudo: de si, da família, da sua saúde. A maior parte dos funcionários da minha área que tinham mais de 10 anos de banco estavam divorciados e pagando pensão. Depois de um ano no cargo, os salários de mercado subiram e estavam contratando novatos recém-formados com salários superiores ao meu. Conversei com o meu superintendente e ele me enrolou dizendo que tinha de ver se tinha orçamento etc. Havia analistas na mesma categoria que a minha que estavam há 20 anos no banco, e com alta produtividade, que ganhavam menos que eu. Algumas vezes o RH do banco me ligou oferecendo vaga. Sempre recusei sem nem mesmo perguntar sobre a vaga. Até hoje não senti saudades do banco nem um único dia.

Itaú Unibanco (Itaú BBA e Rede)