Como é trabalhar na Itaú Unibanco (Itaú BBA e Rede)?

Excelente em negócios, falta aproximar-se do profissional de tecnologia

Analista de Sistemas

Prós: A complexidade, grandeza da empresa e alto comprometimento com o negócio faz com que na Diretoria Geral de Tecnologia, onde atuo no papel de Analista de Sistemas Desenvolvedor, tenhamos que trabalhar com bastante improvisação frente a métodos e ferramentais de desenvolvimento adaptados ao foco da empresa. Com isso, temos que adquirir e desenvolver qualidades de comportamento únicas, o que é uma vantagem competitiva no mercado.

Contras: Está mesma característica improvisadora e pouco especializada dos Analistas de Sistemas Desenvolvedores - meu papel - na Diretoria Geral de Tecnologia e operações, muito embora desenvolva qualidades comportamentais, não fomenta a qualificação técnica, corroendo a qualidade das soluções entregues e fazendo com que o ônus destas disfunções geradas recaíam sobre as pessoas em um primeiro momento. Isso porque o profissional não exerce sua profissão de maneira ideal, como zelam as metodologias e tem pouca conexão com o negócio - o profissional tem paixão por tecnologia. Esta situação gera baixa auto estima e por conseguinte baixo envolvimento do funcionario mesmo em sua área de atuação.

Conselhos para presidência: É incontestável a excelente postura do Itaú Unibanco no tocante aos diversos negócios desempenhados, porém na DGTO, os Analistas de Sistemas Desenvolvedores - meu papel e o único sobre o qual posso opinar - têm que ter uma aproxidade maior com o negócio de forma que sejam apaixonados por negócio e não por tecnologia, ou a empresa deve repensar sua atuação junto a este profissional, que hoje é apaixonado por tecnologia - desde antes da faculdade, como eu - de forma que ele exerça sua profissão com maior orgulho. Só não tenho certeza da aceitação das áreas de negócio... Vale ressaltar a importância que a ISO que rege o COBIT 5 dá a matéria de pessoas na Governança de TI.

Itaú Unibanco (Itaú BBA e Rede)