Como é trabalhar na Isban Brasil?

Crise de identidade: somos uma empresa de tecnologia ou um banco?

Gerente de Projetos

Prós: Está passando por um momento de transformação extremamente profunda. Adoção massiva de novas tecnologias e metodologias de desenvolvimento ágil, como Scrum, SAFe e práticas do Spotify.

Contras: A dependência em relação à matriz na Espanha ainda existe, embora menos. Havia muito conflito com os gestores espanhóis, que adoravam gritar com seus "empleados subdesarrollados del tercer mundo" (palavras deles). Ainda há muita hierarquia desnecessária e aumentou a dependência das decisões dos executivos do Santander Brasil. Apesar de por fora parecer uma colorida startup de tecnologia, por dentro continua copiando práticas antigas e ineficientes do Banco Santander. A avaliação é desempenhos é totalmente retrógrada, baseada na curva forçada. Um treinamento patrocinado pela própria Isban afirmou que essa técnica é baseadavem algo de três SÉCULOS atrás, que está defasada há DÉCADAS, que incentiva a COMPETIÇÃO ENTRE VENDEDORES e não a COLABORAÇÃO DE EQUIPES DE TECNOLOGIA. É incompreensível que as áreas de recursos humanos ainda não tenhsm entendido isso e continuem colocando as empresas do Grupo Santander no passado. Grandes empresas de tecnologia já perceberam o estrago que isso faz dentro das equipes. Ainda assim, sou obrigado a "eleger" 10% do meu pequeno time para eventual demissão. Em equipes pequenas como a minha, isto é extremamente cruel com suas catreiras e famílias, além de colocar o próprio cliente Santander em risco de perder experiência e conhecimento.

Conselhos para presidência: Atualizar a gestão de desempenho por algo moderno e voltado para equipes de tecnologia. Não adianta comprar móveis coloridos e continuar espelhando processos ineficientes do banco. Precisam transformar a Isban em uma empresa de tecnologia de verdade. Diminuir a quantidade de níveis hierárquicos. Empoderar de verdade os gerentes de projetos que agora atuam como RTEs.

Isban Brasil

Descrição:A Isban (Ingeniería de Software Bancario) faz parte da divisão de tecnologia e operações do Grupo Santander. A empresa desenvolve softwares e serviços de integração de sistemas para a empresa espanhola com o objetivo de oferecer melhorias no atendimento aos clientes do Santander. Possui participação em diversos países, principalmente nos países europeus e americanos.