Como é trabalhar na IPT Instituto de Pesquisas Tecnológicas?

Depois que se acostuma a trabalhar lá, cria-se um medo de sair e retornar à industria privada.

Técnico

Prós: Trabalha-se tranquilamente, livre de pressões. Bom ambiente de trabalho e apropriado para o aprendizado e desenvolvimento do conhecimento, tanto para início de carreira quanto para profissionais experientes.

Contras: Salário incompatível com o mercado, levando-se em conta que a maioria dos funcionários são engenheiros, mestres e doutores; E não tem plano de carreira.

Conselhos para presidência: Criem um plano de carreira consistente. Reconheçam a massa crítica como algo de valor, e a valorizem pelo que é. Retornem à Pesquisa e abandonem a política!

Um bom lugar para trabalhar

Chefe

Prós: Ambiente de trabalho amigável ... possibilidade de estudar e complementar estudos ... flexibilidade de horário ... prestígio da empresa ....

Contras: Assim como todo órgão do governo a morosidade e a dependência política tornam a empresa pouco ágil ... não há uma diretriz única para todos departamentos

Conselhos para presidência: Melhorar o plano de carreira

Ótimo ambiente

Auxiliar AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2006

Prós: Otimo ambiente de trabalho, oportunidades de crescimento tanto profissional quanto pessoal. Exercendo suas funções é reconhecido pela chefia

Contras: Acredito que sou uma das poucas pessoas que não tem pontos negativos para falar, até o ano em que saí era um ambiente ótimo com pessoas ótima

Ótimo ambiente

AssistenteEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: É um privilégio trabalhar no Instituto de Pesquisas tecnológicas do estado de São Paulo (IPT), por sua história, pessoas e ambiente. O campus também é lindo.

Contras: Necessário melhor articulação entre os centros tecnológicos e a gestão central. Outro ponto: Apesar de alguns laboratórios de ponta, outros ainda carecem de melhor investimento.

Bom lugar, mas precisa melhorar e se atualizar

Analista Trainee

Prós: Local de trabalho agradável, excelente creche para filhos de funcionárias, poder estudar fora com ajuda da empresa, ter licença sem vencimentos e retornar com o mesmo salário, cursos de línguas e mestrado (em algumas áreas) subsidiado, possibilidade de homework em alguns dias da semana em algumas carreiras.

Contras: muita burocracia, dificuldade com pessoas com mais tempo de casa, chefes com visões desatualizadas com o atual mercado e políticas de gestão de pessoas, não existe um plano de carreira para administrativos.

Apenas para reconhecimento externo e crescimento profissional

Assistente de Recursos Florestais

Prós: Ambiente saudável e equilibrado, com baixa pressão, paga-se um valor razoável para o serviço, flexíveis quanto a horários, reconhecimento profissional externo.

Contras: Sem condições de crescimento na empresa, o plano de carreira existe apenas no papel, os cargos maiores são sempre cargos de confiança, sem reconhecimento profissional interno, pacote de benefícios abaixo da média do mercado.

Instituto competente tecnicamente, porém obsoleto administrativamente

Pesquisador Júnior

Prós: Multidisciplinaridade, conhecimento e experiência de outros profissionais, laboratórios de pesquisa. Boas oportunidades para boas ideias em inovação.

Contras: Plano de carreira inexistente, RH obsoleto, cultura empresarial obsoleta, subutilização da infra-estrutura e do capital humano devido à má administração.

Positiva

Técnico

Prós: Empresa possui bom ambiente de trabalho, benefícios interessantes, salário compatível com o mercado e baixa pressão na realização dos serviços prestados.

Contras: Falta de plano de carreira para os funcionários e Alguns laboratórios funcionam isolados e não se comunicam bem impossibilitando trocas de conhecimentos.

Primeira experiência maravilhosa

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Não tenho palavras para descrever minha experiência como estagiário do IPT. Lugar simplesmente fantástico, composto de ótimas pessoas, amigos que levarei para a vida inteira, chefia que se comunica com os demais funcionários, políticas de empresa preocupadas com a renovação do instituto.

Contras: Acredito que a empresa não possua pontos negativos, pelo menos, não consegui identifica-los nesses 11 meses que permaneci realizando o estágio técnico.

Ambiente agradável mas engessado

Bolsista de Pesquisa

Prós: O ambiente de trabalho é bastante agradável. A equipe é capacitada e companheira. A experiência adquirida é grande. As instalações são adequadas e modernas.

Contras: Péssima perspectiva de acensão. Salário abaixo do mercado. Muita burocracia em requisições, compras e pagamentos. Concursos esparsos e baixa estabilidade.

IPT Instituto de Pesquisas Tecnológicas