Como é trabalhar na IPT Instituto de Pesquisas Tecnológicas?

Primeira experiência maravilhosa

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Não tenho palavras para descrever minha experiência como estagiário do IPT. Lugar simplesmente fantástico, composto de ótimas pessoas, amigos que levarei para a vida inteira, chefia que se comunica com os demais funcionários, políticas de empresa preocupadas com a renovação do instituto.

Contras: Acredito que a empresa não possua pontos negativos, pelo menos, não consegui identifica-los nesses 11 meses que permaneci realizando o estágio técnico.

Satisfeito.

Prós: Integração com o ambiente universitário da Universidade de São Paulo, incluindo professores. Proximidade física com a USP e com a Escola Politécnica. Pessoal de primeira, laboratórios de primeira.

Contras: Salário mediano que também foi afetado devido à crise, pois como o valor mensal pago é por horas trabalhadas e essas foram compulsoriamente reduzidas (removendo a sexta feira como dia de trabalho) o valor caiu.

Melhor estágio da minha vida

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Excelente empresa, clima agradável com excelentes chefes. Nunca tive nenhum problema com meus superiores, pelo contrário, aprendi muito e me desenvolvi muito dentro do IPT.

Contras: Como é uma instituição pública, não existe chance de ser efetivado, a não ser por outras vias, como terceirização. As possibilidades para "subir na carreira" são escassas.

Ambiente agradável mas engessado

Bolsista de Pesquisa

Prós: O ambiente de trabalho é bastante agradável. A equipe é capacitada e companheira. A experiência adquirida é grande. As instalações são adequadas e modernas.

Contras: Péssima perspectiva de acensão. Salário abaixo do mercado. Muita burocracia em requisições, compras e pagamentos. Concursos esparsos e baixa estabilidade.

Bom lugar para se aprender

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Oportunidade para o estagiário se desenvolver em projetos e pesquisas, excelente ambiente para o crescimento pessoal. Oportunidade para ser inovador, o estagiário participa junto com os funcionários tendo varias repensabilidades.

Contras: Por ser um Instituto do setor público, para se ingressar lá é preciso participar de concurso, com isso o estagiário não tem oportunidade de ser efetivado o que se torna um pouco ruim pois o estagiário não tem oportunidade de ser efetivado.

Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo - Estagiário

Prós: Chefes e colegas de trabalho bem humorados. Oportunidades de trabalhar com projetos de engenharia. Flexibilidade com horários para estagiários.

Contras: Não há oportunidade de efetivação em que abram concursos públicos. Empresa parcialmente estatal, muita burocracia. Profissionais não sao beneficiados por bom rendimento.

Depois que se acostuma a trabalhar lá, cria-se um medo de sair e retornar à industria privada.

Técnico

Prós: Trabalha-se tranquilamente, livre de pressões. Bom ambiente de trabalho e apropriado para o aprendizado e desenvolvimento do conhecimento, tanto para início de carreira quanto para profissionais experientes.

Contras: Salário incompatível com o mercado, levando-se em conta que a maioria dos funcionários são engenheiros, mestres e doutores; E não tem plano de carreira.

Conselhos para presidência: Criem um plano de carreira consistente. Reconheçam a massa crítica como algo de valor, e a valorizem pelo que é. Retornem à Pesquisa e abandonem a política!

Nem o céu, nem o inferno!

Assistente de Pesquisa

Prós: Uma empresa com atendimento muito diversificado, possibilitando o aprendizado em multisegmentos. Deste ponto de vista, uma empresa que poderá agregar muito conhecimento para quem gosta de novos desafios.

Contras: O sistema administrativo é regido basicamente pela administração pública, portanto a burocracia acaba sendo algo bastante presente, o que acaba sendo muitas vezes um entrave.

IPT Instituto de Pesquisas Tecnológicas