Como é trabalhar na IPT Instituto de Pesquisas Tecnológicas?

Primeira experiência maravilhosa

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Não tenho palavras para descrever minha experiência como estagiário do IPT. Lugar simplesmente fantástico, composto de ótimas pessoas, amigos que levarei para a vida inteira, chefia que se comunica com os demais funcionários, políticas de empresa preocupadas com a renovação do instituto.

Contras: Acredito que a empresa não possua pontos negativos, pelo menos, não consegui identifica-los nesses 11 meses que permaneci realizando o estágio técnico.

Satisfeito.

Prós: Integração com o ambiente universitário da Universidade de São Paulo, incluindo professores. Proximidade física com a USP e com a Escola Politécnica. Pessoal de primeira, laboratórios de primeira.

Contras: Salário mediano que também foi afetado devido à crise, pois como o valor mensal pago é por horas trabalhadas e essas foram compulsoriamente reduzidas (removendo a sexta feira como dia de trabalho) o valor caiu.

Melhor estágio da minha vida

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Excelente empresa, clima agradável com excelentes chefes. Nunca tive nenhum problema com meus superiores, pelo contrário, aprendi muito e me desenvolvi muito dentro do IPT.

Contras: Como é uma instituição pública, não existe chance de ser efetivado, a não ser por outras vias, como terceirização. As possibilidades para "subir na carreira" são escassas.

Bom lugar, mas precisa melhorar e se atualizar

Analista Trainee

Prós: Local de trabalho agradável, excelente creche para filhos de funcionárias, poder estudar fora com ajuda da empresa, ter licença sem vencimentos e retornar com o mesmo salário, cursos de línguas e mestrado (em algumas áreas) subsidiado, possibilidade de homework em alguns dias da semana em algumas carreiras.

Contras: muita burocracia, dificuldade com pessoas com mais tempo de casa, chefes com visões desatualizadas com o atual mercado e políticas de gestão de pessoas, não existe um plano de carreira para administrativos.

Positiva

Técnico

Prós: Empresa possui bom ambiente de trabalho, benefícios interessantes, salário compatível com o mercado e baixa pressão na realização dos serviços prestados.

Contras: Falta de plano de carreira para os funcionários e Alguns laboratórios funcionam isolados e não se comunicam bem impossibilitando trocas de conhecimentos.

Ambiente agradável mas engessado

Bolsista de Pesquisa

Prós: O ambiente de trabalho é bastante agradável. A equipe é capacitada e companheira. A experiência adquirida é grande. As instalações são adequadas e modernas.

Contras: Péssima perspectiva de acensão. Salário abaixo do mercado. Muita burocracia em requisições, compras e pagamentos. Concursos esparsos e baixa estabilidade.

Bom lugar para se aprender

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Oportunidade para o estagiário se desenvolver em projetos e pesquisas, excelente ambiente para o crescimento pessoal. Oportunidade para ser inovador, o estagiário participa junto com os funcionários tendo varias repensabilidades.

Contras: Por ser um Instituto do setor público, para se ingressar lá é preciso participar de concurso, com isso o estagiário não tem oportunidade de ser efetivado o que se torna um pouco ruim pois o estagiário não tem oportunidade de ser efetivado.

Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo - Estagiário

Prós: Chefes e colegas de trabalho bem humorados. Oportunidades de trabalhar com projetos de engenharia. Flexibilidade com horários para estagiários.

Contras: Não há oportunidade de efetivação em que abram concursos públicos. Empresa parcialmente estatal, muita burocracia. Profissionais não sao beneficiados por bom rendimento.

Instituto competente tecnicamente, porém obsoleto administrativamente

Pesquisador Júnior

Prós: Multidisciplinaridade, conhecimento e experiência de outros profissionais, laboratórios de pesquisa. Boas oportunidades para boas ideias em inovação.

Contras: Plano de carreira inexistente, RH obsoleto, cultura empresarial obsoleta, subutilização da infra-estrutura e do capital humano devido à má administração.

Depois que se acostuma a trabalhar lá, cria-se um medo de sair e retornar à industria privada.

Técnico

Prós: Trabalha-se tranquilamente, livre de pressões. Bom ambiente de trabalho e apropriado para o aprendizado e desenvolvimento do conhecimento, tanto para início de carreira quanto para profissionais experientes.

Contras: Salário incompatível com o mercado, levando-se em conta que a maioria dos funcionários são engenheiros, mestres e doutores; E não tem plano de carreira.

Conselhos para presidência: Criem um plano de carreira consistente. Reconheçam a massa crítica como algo de valor, e a valorizem pelo que é. Retornem à Pesquisa e abandonem a política!

IPT Instituto de Pesquisas Tecnológicas