Como é trabalhar na Ipiranga?

Empresa machista

AssessorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Possui um ótimo marketing, nos faz sentir “orgulho” por trabalhar na empresa reconhecida no mercado. Bons beneficios em relação a algumas empresas do mercado.

Contras: Gestores machistas, falta de oportunidade para mulheres. Ambiente predominantemente masculino e o RH não faz nada para mudar isso. “Não há espaço para mulheres crescerem aqui”, palavras de um gestor.

Gerente de Território

Prós: Empresa grande, parte do Grupo Ultra. Poderia ser uma das melhores empresas para se trabalhar. Boas oportunidades de desenvolvimento profissional aprendendo no dia a dia.

Contras: Ambiente hostil, com constante ameaça de demissão. Diretoria desalinhada com mercado, distanciando a Cia de seus revendedores e consequentemente não entregando o que promete ao consumidor final.

Conselhos para presidência: Reveja seus métodos e diretrizes! Respeite mais seus funcionários e revendedores

Prós: Uma empresa com um departamento de marketing excelente,muito criativo,funcionários que vestem a camisa,postos organizados,bons incentivos à funcionários

Contras: De dois anos para cá está acabando com a sua galinha de ovos que os funcionários e os revendedores que são massacrados por uma política que só valoriza os acionistas eis seus diretores que na grande maioria são incapacitados.

Conselhos para presidência: Reorganizar as diretorias e ouvir mais os funcionários revendedores.

Empresa em decadencia

Assessor

Prós: A empresa tem ótimos beneficios para seus funcionários, como frota, celular, reembolso medicamentos, reembolso medicamentos e oftalmologicos. Ela está seguindo para um caminho de diferenciação no varejo, o que é interessante.

Contras: A empresa perdeu a mão completamente nas suas atitudes, principalmente com seus funcionários e revendedores. A pressão por resultados está desumana e a diretoria parece que não quer enxergar o que o campo passa para dentro dela. A grande maioria da area comercial está em busca de novas oportunidades e extremamente stressada. E é cada vez mais dificil conciliar a vida pessoal e a profissional. Varias pessoas sendo promovidas com pouco tempo de casa e com pouca experiência .

Conselhos para presidência: Rever a forma de gestão, pois a empresa irá perder funcionarios de qualificações excelentes.

Para quem gosta de pressão e competitividade

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Porto Alegre, RS

Prós: Recompensa por alta performance, incentiva colaboradores com sorteios em caso de metas batidas, setor comercial é guiado por metas e indicadores claros. Para o assessor comercial que demonstra bom desempenho, portas podem ser abrir.

Contras: estágio exclusivamente operacional, sem oportunidade de propor soluções ou inovações. Cultura machista, clima organizacional ruim e morosidade e lentidão em processos. Não recebi nenhum feedback no tempo que fiz parte da empresa.

Possibilidade de carreira

Consultor de Vendas

Prós: Empresa sólida, pertencente a um dos maiores grupos economoicos.Boas possibilidades de movimentações laterais, em diversas áreas e setores da empresa.

Contras: Falta uma política de RH eficiente para reter e formar jovens talentos. Politicas pouco atrativas para formação de novos líderes. Muitod procedimentos que burocratizam e desmotivam a equipe.

Seja um bajulador para se sair bem lá.

Assessor ComercialEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Salario, plano de saude, previdencia privada, vale refeição e alimentação, plano odontologico, vale transporte, participação nos lucros da empresa.

Contras: Completa ausência de meritocracia, impera o paternalismo, soluções são negociadas e não fazem parte natural do processo que define as tarefas e responsabilidades dos profissionais.

Conselhos para presidência: Escolher melhor os coordenadores.

Empresa se perdeu...

Assessor

Prós: A empresa tem um pacote de benefícios interessante e oportunidades em várias áreas da empresa ao redor do país. Faz parte de um grupo multinegócios bem capitalizado.

Contras: Empresa não permite que os funcionários tenham qualidade de vida, e permitiu que suas estratégias causassem prejuízo a seus revendedores. Salários muito divergentes entre pessoas que desempenham a mesma função, e uma diretoria totalmente alheia ao mercado. Não há oportunidades para desenvolver projetos individualmente, e tudo se resume a metas. Não há reconhecimento algum por parte da liderança, a não ser a liderança direta, que tem sofrido com as imposições feitos pela diretoria.

Conselhos para presidência: Abrir os olhos para o mercado, e observar

Empresa deixa a desejar no médio-longo prazo.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: A empresa, de modo geral, parece oferecer um ambiente com clima organizacional bacana, interações interessantes, apesar da relativa formalidade observada. O restaurante da empresa fornece comida de altíssima qualidade a preços simbólicos para os funcionários, o que é um diferencial fantástico.

Contras: Há coordenadorias que parecem funcionar à parte do resto da empresa, com regimes muito mais inflexíveis de horas de trabalho, com demandas mal distribuidas, gestão do conhecimento deixa a desejar e há pouca valorização do trabalho de alguns.

Poderia ser Melhor

Analista de Sistemas PlenoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: O pagamento é realizado em dia. Não tenho como falar dos benefícios pois, era funcionário temporário e não tinha benefícios. Horário de trabalho das 8H às 17H.

Contras: Empresa extremamente obsoleta, conflito entre as áreas, funcionários acomodados por ser uma empresa que quase não demite. Remuneração: Foi atendida conforme pretensão da entrevista. Oportunidade: Mediante ao fato de meu contrato ser temporário poderiam ter avaliado me colocar em outra área temporariamente já que a área necessitava de recurso. Cultura da empresa: Péssima, os funcionários mais velhos não respeitam os que chegam. Os problemas identificados no dia-a-dia são tratados como uma colcha de retalhos "dando um jeito". Qualidade de vida: Nunca precisei trabalhar final de semana e poucas as vezes ultrapassei das 17H.

Conselhos para presidência: Evoluir! Pessoas --> Sistemas --> Cultura --> Localização da Empresa.

Ipiranga

Descrição:Ipiranga é uma empresa brasileira do ramo de combustíveis e pertencente ao Grupo Ultra, é a segunda maior empresa brasileira de distribuição de combustíveis e a maior de capital privado. Possui cerca de 6.500 postos de combustíveis em todo o território nacional e 1.400 lojas de conveniência.

Além de postos de combustíveis, a Ipiranga é dona da am/pm, rede de lojas de conveniência; do Jet Oil, serviço de troca de óleo; do km de Vantagem, programa de fidelidade; e do ConectCar, sistema pré-pago para pagamento eletrônico de pedágios e estacionamentos.