Como é trabalhar na Intel?

Uma experiência incrível.

Prós: Liberdade de expressão, grande autonomia, os cargos baixos tem contato com os cargo altos suavizando a hierarquia e demonstrando que todos tem importância para a empresa, processos bem definidos, possibilidade de trabalhar com questões de outras áreas, possibilidade de trabalhar no exterior.

Contras: Burocracia muito alta para certos processos limitando algumas criações.

Contato com vários profissionais experientes, porém com alta burocracia e sem programa de estágio

Prós: Ambiente ótimo para o contato com pessoas de cargos maiores , facilitando assim o espelhamento de carreira e conselhos de diversas áreas. O contato e a participação facilita ainda mais o entendimento do papel de uma grande empresa multinacional como a Intel no Brasil e no mundo, desde o ponto de vista interno e o seu relacionamento com outras empresas grandes, médias e pequenas. No meio há pessoas que realmente querem ajudar e o contato com os funcionários de outros sites auxilia ainda mais no desenvolvimento do inglês, o networking e como está o cenário mundial. Além disso como benefícios há a jornada flexível, frutas, bebidas de graça e massagem que auxiliam em um melhor ambiente.

Contras: Muita burocracia para uma empresa que sempre buscou inovação, ficando engessada em diversos pontos. A falta de um programa de estágio faz com que diversos dos estagiários fiquem à mercê de como o gestor vai coordenar as atividades e motivar o mesmo, podendo assim não atingir este objetivo e muitas das vezes ficar ocioso ou com tarefas que exigem baixa responsabilidade. No Brasil há poucas vagas, dificultando ainda mais a efetivação.

Conselhos para presidência: Reconhecer que necessitam de mais braços em diversos times do Brasil, fornecendo assim mais oportunidades dentro da empresa.

Ótima empresa e ótima cultura, mas tolera gerentes que acabam prejudicando a empresa.

Prós: A Cultura da Intel na matriz é muito boa. Existem profissionais muito experientes e é relativamente fácil ter acesso às pessoas.

Contras: No Brasil, há muita política nos cargos mais altos. Há também gerentes mais preocupados em suas carreiras do que com a empresa ou com sua equipe. O gerenciamento por números muitas vezes gera distorções e avaliações injustas.

Conselhos para presidência: Medir melhor a atuação dos gerentes e reciclar a camada de média-gerência. Passar um direcionamento mais coeso aos funcionários.

Great place to work =)

Estagiário JurídicoEx-funcionário, saiu em 2012

Prós: Excelente local para trabalhar, equipe jurídica integrada, padronização de procedimentos e grande aprendizado. Grande preocupação da empresa com o bem estar dos empregados.

Contras: O único que pode ser citado é o acesso, que era difícil, mas isso é um ponto relativo, depende de qual ponto da cidade você está.

Minha trajetória na Intel

Prós: Reconhecimento. Salário. Não há pressão. Ambiente muito gostoso para trabalhar.

Contras: Burocracia para abertura de novas vagas. Qdo entram em freeze nunca se sabe Qdo vai acabar.

Sem meritocracia

Prós: Salário, o que acaba sendo uma "gaiola de ouro".

Contras: Absurda politicagem interna. Muito mais que em qualquer outra empresa do mesmo porte.

Conselhos para presidência: Trocar toda diretoria e alta gerência da América Latina e colocar profissionais competentes, em vez de manter pessoas que só valorizam o "coleguismo" em vez do profissionalismo.

Boa empresa, mas muito enxuta

Ex-funcionário, saiu em 2018

Prós: A empresa tem bons salários, acima da média de mercado, ambiente agradável, bons benefícios, horário flexivel e cultura forte e multicultural.

Contras: Estrutura para a América Latina muito reduzida, forte desinvestimento na região e poucas opotunidades para os que ficaram, oportunidades de crescimento reduzidas.

Uma das empresas mais interessantes para se trabalhar no ramo de tecnologia.

Engenheiro de Vendas SêniorEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Empresa lider de tecnologia no mercado mundial, uma das maiores responsáveis pelo desenvolvimento tecnlogico no mundo atualmente. Orgulho de ter participado dessa história.

Contras: Cultura muito estrita. Apesar de fomentar a inovação e a forma de pensar "fora da caixa", tende a colocar todos os funcionários dentro da mesma forma padrão de trabalhar.

Ótima empresa, mas já foi muito melhor

Analista de OperaçõesEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Flexibilidade de horários, salários e beneficios. Oportunidades de trabalhar com times multiculturais e mudança de países. Oportunidades de mudança de áreas e rotations.

Contras: Muita responsabilidade, escassez de recursos humanos, lideranças da América Latina fracas e negligentes. O funcionário fica um pouco “largado” e sem direção.

Conselhos para presidência: Comprometam-se em criar algo bem feito do que somente em criar uma marca própria.

Boa avaliação dos meus interesses e habilidadades relacionados ao cargo.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Time composto por pessoas extremamente competentes e dispostas, promove a pluralidade de etnias e culturas, remuneração coerente e bom ambiente de trabalho.

Contras: Por ser uma companhia muito grande, sofre das desvantagens impostas por questões burocráticas e/ou hierárquicas que podem desacelerar o desenvolvimento da carreira e do trabalho.

Intel

Descrição:A Intel surgiu em 1968, nos Estados Unidos, após a parceria entre Robert Noyce e Gordon Earle Moore. É uma empresa que fabrica microprocessadores para computadores, sendo implementando novas tecnologias com o passar dos anos. Possui fábricas na China, Irlanda, Rússia, Costa Rica, Israel, Malásia, Filipinas e Índia, além de oito instalações nos Estados Unidos, empregando mais de 82 mil funcionários.