Como é trabalhar na INT - Instituto Nacional de Tecnologia?

Ambiente amigável, porém com baixa produtividade.

PesquisadorEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Clima colaborativo, equipamentos e tecnologias de última geração. Acesso a pesquisas e projetos com facilidade. Horário relativamente flexível.

Contras: Lideranças pouco presentes, busca intensa por rendimentos financeiros em pesquisas, seleção de pessoas deficiente, dando preferencia por curriculo e publicações ao invés de perfil.

Conselhos para presidência: Investir melhor na seleção das pessoas.

Bom lugar para quem está começando

Bolsista PCI

Prós: Tranquilidade sem muita cobrança ou stress, possibilidade de aprendizado, salário bom para início de carreira e bem localizado (tem bons restaurantes perto e etc)

Contras: Burocracia, ambiente pouco estimulante ao desenvolvimento profissional, muita diferença entre funcionários públicos e os bolsistas, instalações nem sempre são as melhores

Ótimo lugar para novos pesquisadores.

Bolsista PCI

Prós: A forma como os contratos PCI funcionam atualmente, sem depender de editais demorados, e com sistema de seleção mais vinculado à instituição do que ao órgão de fomento.

Contras: Ainda não avaliei pontos negativos. .

Se você é concursado está feito, se é bolsista, se prepare para altos e baixos.

Pesquisador Júnior

Prós: A empresa é flexível, não há muita cobrança por parte dos tecnologistas e/ou coordenadores. Um excelente local para aprender, com equipamentos laboratoriais excelentes.

Contras: O bolsista é muito desvalorizado financeiramente. Somos profissionais que estudamos muito. Não é justo ganhar uma bolsa e ainda ter que pagar passagem, alimentação e muitas vezes com bolsas de valor irrisório.

Conselhos para presidência: Acho que seria ótimo e justo que os bolsistas recebessem pelo menos o almoço.

Excelente para aprendizado

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Ótimo lugar para aprender. Ambiente de trabalho descontraído, com colegas que se respeitam, sem "puxação de saco". Para quem quer seguir a área de pesquisa, vale a pena.

Contras: Remuneração baixa para estagiários e bolsistas. Os funcionários, principalmente os tecnologistas, tem salários bons, mas os bolsistas (maior parte da mão de obra), não.

Bom lugar para aprender um pouco.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Flexibilidade de horário (dependendo do laboratório em que trabalha), bons colegas de trabalho (também dependendo do setor), e um bom lugar para aprender.

Contras: Nem todos da equipe acrescentam de forma positiva e atrasos nos pagamentos das bolsa (o que prejudica muito a vida os funcionários, visto que a maioria são bolsistas).

Local de crescimento

Estagiário SuperiorEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Bom ambiente de trabalho, infraestrutura bem completa, pagamento no primeiro dia do mês, festa de fim de ano com tudo pago dentro da empresa.

Contras: Não possui benefícios como em outros estágios, não tem plano de carreira pois só entra com carteira assinada através de concurso, difícil crescer dentro da empresa.

Empresa regular

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Ambiente super legal e pessoas muito bacanas, é uma empresa bem grande, mesmo sendo pública, tem uma ótima estrutura, o profissional tem a oportunidade de se desenvolver lá dentro.

Contras: Os problemas estão mais relacionados a remuneração, é muito baixa, principalmente para os funcionários que não são concursados e trabalham por contrato, e tem muito poucas demandas.

Um bom lugar para trabalhar

BolsistaEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Permite desenvolvimento acadêmico de bolsista, ótimo ambiente de trabalho onde as pessoas estão sempre abertas a sugestões e aplicação de idéias

Contras: É uma empresa pública e como bolsista não é possível a contratação. Além disso há o fator relativo à obtenção de material para utilização que fica restrito à leis que regem órgãos públicos, tornando o processo lento

Boa empresa.

Estagiário de EngenhariaEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Possui ótima estrutura por se tratar de um instituto nacional. Apresenta grande oportunidade de aprender em diversas áreas e tem um contato direto com os supervisores.

Contras: O salário oferecido pelo governo aos contratados é muito baixo, o que às vezes dificulta a continuidade ao trabalho desenvolvido. Não possui.

INT - Instituto Nacional de Tecnologia