Instituto Tecgraf de Desenvolvimento de Software Técnico-Científico da PUC-Rio (Tecgraf/PUC-Rio) logo

Como é trabalhar na Instituto Tecgraf de Desenvolvimento de Software Técnico-Científico da PUC-Rio (Tecgraf/PUC-Rio)?

Excelente lugar para aprender e trabalhar

Pesquisador Part TimeEx-funcionário, saiu em 2010

Prós: Excelente ambiente para inovação, gestores que atuam de forma a sempre melhorar a capacidade da equipe e projetos com prazos reais de implementação e deployment. Além de horário flexível para estudantes.

Contras: Realmente não há pontos negativos. Se há algo que pode ser considerado negativo é que o ambiente é tão tranquilo, devido a complexidade dos projetos o prazo de entrega é longo e compreendido pelos clientes, que pode fazer com que haja acomodação da equipe.

Um bom lugar para se trabalhar, para quem gosta de fazer um trabalho bem feito.

Analista de Sistemas Pleno

Prós: Estabilidade e ritmo tranquilo de trabalho. Nível de estresse praticamente nulo. Ambiente que estimula e valoriza trabalhos bem feitos. Aqui os prazos de entrega dão margem para desenvolvermos softwares com qualidade.

Contras: Perspectiva de crescimento é pequena. Principalmente para quem não faz mestrado e doutorado.

Conselhos para presidência: Ter um plano de carreira que seja claro para todos.

Muito boa

Especialista Técnico

Prós: Excelente empresa. Se preocupa em dar apoio na formação dos seu colaboradores. Muito bom de trabalhar pelo clima e cultura do local. Recomento

Contras: Falta um pouco mais de cuidado com os colaboradores em termos de benefícios. Mas é um ponto que é bem compensado pelo ambiente agradável. Recomendo

Conselhos para presidência: Faltam benefícios

Ótima empresa

Analista de Sistemas SêniorEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: La se faz trabalhos de alto nível de conhecimento. Existe uma flexibilidade de horário muito boa, a empresa valoriza seu conhecimento e sua experiência.

Contras: Baixíssima mobilidade profissional, praticmaneten impossível crescer. Os aumentos de salário são muito baixos, e a participação do funcionario no pagamrnto de benefícios como palno de saúde e dental é muito elevada.

Conselhos para presidência: Aumentar a mobilidade e ser menos fechada para receber novos funcionários. Seria bom não trabalhar por projetos, fazendo com que o funcionário seja demitido após o término de um projeto.

Análise

Consultor Sênior

Prós: Foco em inovação, trabalho e sinergia das pessoas. Flexibilidade e foco nos resultados. Lugar onde pode-se trabalhar sem formalidades e mais horizontais possíveis

Contras: Dependencia única de apenas um cliente e gestão de rotina. Trabalho elevado e sem gestão dos recursos humanos de forma especializada e atualizada.

Bom pra quem gosta de flexibilidade de horário e gosta de desenvolvimento de sistemas

Analista Técnico

Prós: Trabalho sem pressão e com horários flexíveis

Contras: Não há um plano de carreira, há necessidade de metodologias de trabalho e cursos de aprimoramento.

Mudo bom

Prós: Lá é legal. Muito legal. Horário flexível.

Contras: Praticamente não tem. Tem muitas coisas boas.

Ótimo lugar para trabalhar

Prós: Ambiente, pessoas, organização, horário flexível

Contras: Nada por enquanto.
    Talvez a ausência de uma sala de repouso.

Conselhos para presidência: Estabelecer um plano de carreira

Não recomendo

Analista de Sistemas Sênior

Prós: Ambiente muito bom com profissionais excelentes e formação ímpar. Pena que são pouco ou quase nada valorizados. Visão voltada para produtos e ao invés das pessoas.

Contras: Gestão muito engessada e quase nada inovadora. Precisa estar mais aberta para inovações e contribuições. O funcionário não tem abertura nenhuma pra contribuir com novas ideias.

Bom para estudantes

Analista DesenvolvedorEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Tranquilidade e possibilidade de melhorar academicamente. As pessoas são em geral amigáveis, e o ambiente é tranquilo. Existe uma grande variação de projeto para projeto dentro da empresa.

Contras: Deveriam existir melhores oportunidades para crescimento profissional. O lugar é muito bom para quem está fazendo graduação/mestrado/doutorado, mas não se deve esperar muito crescimento na carreira.

Descrição:Fruto de um convênio de intercâmbio científico-tecnológico entre a PUC-Rio e a Petrobras, firmado em 14 de agosto de 1986, o Tecgraf foi criado com objetivo de unir, de maneira equitativa, a produção científica e tecnológica com foco em problemas reais.

Fundado em 1987, como um laboratório do Departamento de Informática da PUC-Rio, tornou-se um Instituto da PUC-Rio em 26 de Junho de 2013, vinculado diretamente à Vice-Reitoria de Desenvolvimento da PUC-Rio, com o mandato de uma ação mais transversal na universidade.

Ao longo destes anos, o Tecgraf já desenvolveu, em parceria com a Petrobras, mais de 60 produtos de software inovadores nas áreas de geofísica, geologia, reservatórios, meio ambiente, engenharia e logística, que hoje são amplamente utilizados em diversos setores de pesquisa, projeto e produção.

Para tal, o Tecgraf conta com uma equipe de aproximadamente 360 pessoas, incluindo professores, doutores, mestres e alunos de pós-graduação (doutorado e mestrado) e de graduação, tornando realidade o processo de integração universidade-empresa.