Instituto Tecgraf de Desenvolvimento de Software Técnico-Científico da PUC-Rio (Tecgraf/PUC-Rio) logo

Como é trabalhar na Instituto Tecgraf de Desenvolvimento de Software Técnico-Científico da PUC-Rio (Tecgraf/PUC-Rio)?

Excelente oportunidade de trabalho

Analista de Sistemas

Prós: Carga horários flexível. Excelente oportunidade de crescimento. Trabalho em equipe. Experiência em grandes projetos com áreas multidisciplinares. Excelente estrutura.

Contras: Dependência administrativa da universidade com relação a alguns aspectos da infraestrutura física. [Completado o resto dos 140 caracteres obrigatórios desse site, que feio]

Conselhos para presidência: Continuem sendo o catalizador para que cada vez mais profissionais da área tenham uma excelente qualificação.

Excelente ambiente de trabalho, com alto nível técnico e humano

Desenvolvedor

Prós: Empresa de nível técnico e acadêmico elevado, onde se valoriza a pró-atividade dos funcionários perante os problemas e reconhece de acordo com o real valor que o desenvolvedor agrega para os projetos ao invés de se apegar a valores como cumprimento de horário ou trabalho presencial.

Contras: Não há perspectiva de carreira. Há uma dificuldade em se trabalhar com novas tecnologias de mercado. Uma vez que a maioria das soluções é própria do Tecgraf, e não há demandas explícitas de clientes para evoluí-las conforme novos padrões ou requisitos, é comum se flagrar trabalhando através de uma base tecnológica obsoleta.

Ótimo lugar para trabalhar e desenvolver novos projetos

Analista PlenoEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: O ambiente de trabalho é agradável, equipe altamente qualificada e auto gerenciável, compartilhamento de conhecimento entre membros das equipes, flexibilidade de horários, oportunidade de aprendizado a todo momento.

Contras: Por ser um instituto surgido à partir de um departamento da PUC-Rio, há certa dificuldade de crescimento profissional, visto que os cargos gerenciais são ocupados pelos professores que fundaram o instituto.

Podia ser melhor

Analista de Sistemas

Prós: Flexibilidade de horário; clima de colaboração; praticidade para quem estuda na PUC-Rio em termos de distância e infra-estrutura confortável (copa, espaço de trabalho, banheiros, etc).

Contras: Salários muito abaixo do mercado, pouca variedade de projetos sendo desenvolvidos e ausência de plano de carreira ou qualquer possibilidade de crescimento profissional.

Estabilidade

Analista de SistemasEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: A empresa oferece uma boa estabilidade na carreira (mesmo ficando estagnado dentro da empresa), tem horário flexível e oferece bons benefícios.

Contras: O salário é menor do que o mercado oferece e não há possibilidade de crescer dentro da empresa. Ter mestrado ou doutorado é um diferencial muito grande, mais de tratamento interno do que no salário.

Ótima empresa

Analista de Sistemas SêniorEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: La se faz trabalhos de alto nível de conhecimento. Existe uma flexibilidade de horário muito boa, a empresa valoriza seu conhecimento e sua experiência.

Contras: Baixíssima mobilidade profissional, praticmaneten impossível crescer. Os aumentos de salário são muito baixos, e a participação do funcionario no pagamrnto de benefícios como palno de saúde e dental é muito elevada.

Conselhos para presidência: Aumentar a mobilidade e ser menos fechada para receber novos funcionários. Seria bom não trabalhar por projetos, fazendo com que o funcionário seja demitido após o término de um projeto.

Análise

Consultor Sênior

Prós: Foco em inovação, trabalho e sinergia das pessoas. Flexibilidade e foco nos resultados. Lugar onde pode-se trabalhar sem formalidades e mais horizontais possíveis

Contras: Dependencia única de apenas um cliente e gestão de rotina. Trabalho elevado e sem gestão dos recursos humanos de forma especializada e atualizada.

Bom

Engenheiro

Prós: Flexibilidade nos horarios de trabalho, e o lugar de trabalho eh bem comodo

Contras: Nao tem plano carreira para acender na empresa. Por conseguinte o salario sobe pouco

Conselhos para presidência: Melhorar condiçoes salariais

Excelente empresa para se trabalhar

Analista de Sistemas Sênior

Prós: Liberdade de horário de trabalho

Contras: Distância da minha residência.

Bom lugar para trabalhar.

Analista Sênior

Prós: Tecnicamente é um ótimo lugar para evoluir. Ambiente super flexivel, em relação a horários, vestimentas. Pode fazer homeoffice.

Contras: Nao tem plano de carreiras. Aumentos são difíceis de serem dados.

Conselhos para presidência: Melhores planos de carreira.

Descrição:Fruto de um convênio de intercâmbio científico-tecnológico entre a PUC-Rio e a Petrobras, firmado em 14 de agosto de 1986, o Tecgraf foi criado com objetivo de unir, de maneira equitativa, a produção científica e tecnológica com foco em problemas reais.

Fundado em 1987, como um laboratório do Departamento de Informática da PUC-Rio, tornou-se um Instituto da PUC-Rio em 26 de Junho de 2013, vinculado diretamente à Vice-Reitoria de Desenvolvimento da PUC-Rio, com o mandato de uma ação mais transversal na universidade.

Ao longo destes anos, o Tecgraf já desenvolveu, em parceria com a Petrobras, mais de 60 produtos de software inovadores nas áreas de geofísica, geologia, reservatórios, meio ambiente, engenharia e logística, que hoje são amplamente utilizados em diversos setores de pesquisa, projeto e produção.

Para tal, o Tecgraf conta com uma equipe de aproximadamente 360 pessoas, incluindo professores, doutores, mestres e alunos de pós-graduação (doutorado e mestrado) e de graduação, tornando realidade o processo de integração universidade-empresa.