Instituto Tecgraf de Desenvolvimento de Software Técnico-Científico da PUC-Rio (Tecgraf/PUC-Rio) logo

Como é trabalhar na Instituto Tecgraf de Desenvolvimento de Software Técnico-Científico da PUC-Rio (Tecgraf/PUC-Rio)?

Não recomendo

Analista de Sistemas Sênior

Prós: Ambiente muito bom com profissionais excelentes e formação ímpar. Pena que são pouco ou quase nada valorizados. Visão voltada para produtos e ao invés das pessoas.

Contras: Gestão muito engessada e quase nada inovadora. Precisa estar mais aberta para inovações e contribuições. O funcionário não tem abertura nenhuma pra contribuir com novas ideias.

Tem tudo para ser um bom lugar, mas falha em benefícios e nos salários.

Analista de Sistemas

Prós: Minha equipe. Meus colegas são muito profissionais e temos ótimo relacionamento. Lugar é limpo e de fácil acesso. Em parte inspirador por ser dentro de uma Faculdade.

Contras: Benefícios são poucos. Vale alimentação baixo. Plano de saúde com co-participação. Plano de carreira longo. Meritocracia zero. Dão mais valor apenas para certas pessoas "digamos vão com a cara".

Conselhos para presidência: Valorizar quem dá o sangue e não apenas alguns por "coleguismo".

Péssimo

DesenvolvedorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Horário flexível, priorizam a pesquisa dos alunos de pós (liberdade pra faltar em períodos mais apertados e repor em outros dias). Não há cobrança de metas absurdas e o ritmo de desenvolvimento é muito tranquilo.

Contras: Desorganização total, alguns gerentes entraram lá por indicação e não contribuem com absolutamente nada pra empresa. Ambiente extremamente tóxico. Como a cobrança é baixa demais muitas vezes as coisas atrasam. Pessoas faltam à reuniões e não se dão ao trabalho de justificar.

Um Instituto Estagnado na Década de 80

Analista de SistemasEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Empresa com um ambiente muito agradável e leve. Boas possibilidades de trabalho com horários flexíveis. Suporte técnico de excelente qualidade, bem como os equipamentos disponibilizados aos funcionários. Ambiente de universidade, com boas características para alunos de Mestrado e Doutorado desenvolverem suas pesquisas.

Contras: Na maioria dos projetos no instituto existe a cultura do micro-gerenciamento das atividades dos funcionários. O método de trabalho é antigo, e remete às antigas fábricas de software da década de 80, com pouco espaço para opinião dos funcionários e pouca liberdade para criação. Valoriza-se mais os processos às pessoas. A empresa não possui benefícios e nem plano de cargos e salários. O espaço para a realização de pesquisas de alto impacto para a indústria é praticamente nulo. Por se tratar de um Instituto de Pesquisa, era de se esperar uma maior contribuição nesse sentido. A pesquisa no instituto só é conduzida e realizada por alunos de Mestrado e Doutorado, que necessitam destes desenvolvimento para o cumprimento das obrigações dos programas de pós-graduação. Isso pode ser facilmente verificado ao consultar as publicações de artigos em jornais e conferências do instituto: somente os alunos orientados pelos professores que lá trabalham contribuem para o desenvolvimento da ciência. De resto, o desenvolvimento no Instituto é semelhante a uma fábrica de software convencional. Outro ponto negativo: é uma prática comum dentro do Instituto o modelo de contratação como Pessoa Jurídica (PJ).

Conselhos para presidência: É necessário rever o modelo de gestão do Instituto urgentemente. São necessário gerentes que tenham visão de mercado com perfil de inovação para dar vida ao Instituto, que se encontra estagnado. Até então, o desenvolvimento dos projetos foi promovido com incentivos financeiros quase que exclusivos da Petrobras. O modelo de gestão atual não é compatível com o mercado e é pouco provável que seja sustentável a longo prazo com as atuais práticas. É preciso também uma atenção especial às pessoas: plano de carreira, benefícios, incentivos e remuneração variável são essenciais.

Ambiente saudável, mas sem nenhuma possibilidade de crescimento

Analista de Sistemas Sênior

Prós: Flexibilidade de horário, possibilidade de trabalho remoto, ambiente de trabalho harmonioso, baixa pressão. Liberdade para se executar um bom trabalho.

Contras: Desorganização, tem como principal (e muitas vezes único) cliente a Petrobrás, o que traz consigo uma série de problemas (como limitações ao uso de tecnologias novas, demora excessiva na implantação de novas soluções), inexistência de plano de carreira, ausência de benefícios.

Amadorismo

Analista Desenvolvedor Sênior

Prós: Flexibilidade de horários, não exigem hora extra, são razoáveis com prazos e entregas e ambiente leve, com pessoas interessadas em integração social em geral.

Contras: Há um certo nível de amadorismo na organização da instituição. Num medo de inserir muita burocracia e engessar o trabalho das pessoas, não se preocupam com metodologias ou processos, chegando a um ponto de ser desorganizado. Também não há um plano de carreira e embora seja possível subir e conseguir bons salários, não fica claro como fazer para alcançar isso.

Conselhos para presidência: Acho que já passou da hora do Tecgraf procurar se profissionalizar mais, buscando boas práticas e incentivando a criação de culturas da empresa de forma que o trabalho fique menos dependente da boa vontade das pessoas.

Podia ser melhor

Analista de Sistemas

Prós: Flexibilidade de horário; clima de colaboração; praticidade para quem estuda na PUC-Rio em termos de distância e infra-estrutura confortável (copa, espaço de trabalho, banheiros, etc).

Contras: Salários muito abaixo do mercado, pouca variedade de projetos sendo desenvolvidos e ausência de plano de carreira ou qualquer possibilidade de crescimento profissional.

Salario

Analista de Recursos Humanos (RH) Júnior

Prós: Total liberdade para resolver assuntos pessoais

Contras: nao tem plano de carreira e é uma empresa familiar.

Experiencia estagiario

Prós: O horário de trabalho é bem flexível,sendo possivel ate o home office. Há incentivo a estudo dos funcionarios como mestrado e doutorado academico

Contras: Peca em gestão. A parte de planejamento é um pouco baguncada e depende muito de projetos relacionados a Petrobras. Experiencia varia de setor para setor

Bom ambiente, porém com poucas chances de crescimento

Especialista Técnico

Prós: Dependendo do grupo, o ambiente é muito voltado para pesquisa. Sempre há apresentação de dissertações e teses. Caso você seja proativo para pesquisar ou fazer alguma mudança dentro do ambiente, sempre haverá espaço.

Contras: Não é claro os cargos e salários. Assim, algumas pessoas não são pagas o quanto deveriam ganhar pelo seu cargo, enquanto que outras são pagas muito além do cargo que exerce. Fica tudo muito na base do acerto com o seu chefe.

Descrição:Fruto de um convênio de intercâmbio científico-tecnológico entre a PUC-Rio e a Petrobras, firmado em 14 de agosto de 1986, o Tecgraf foi criado com objetivo de unir, de maneira equitativa, a produção científica e tecnológica com foco em problemas reais.

Fundado em 1987, como um laboratório do Departamento de Informática da PUC-Rio, tornou-se um Instituto da PUC-Rio em 26 de Junho de 2013, vinculado diretamente à Vice-Reitoria de Desenvolvimento da PUC-Rio, com o mandato de uma ação mais transversal na universidade.

Ao longo destes anos, o Tecgraf já desenvolveu, em parceria com a Petrobras, mais de 60 produtos de software inovadores nas áreas de geofísica, geologia, reservatórios, meio ambiente, engenharia e logística, que hoje são amplamente utilizados em diversos setores de pesquisa, projeto e produção.

Para tal, o Tecgraf conta com uma equipe de aproximadamente 360 pessoas, incluindo professores, doutores, mestres e alunos de pós-graduação (doutorado e mestrado) e de graduação, tornando realidade o processo de integração universidade-empresa.