Instituto Tecgraf de Desenvolvimento de Software Técnico-Científico da PUC-Rio (Tecgraf/PUC-Rio) logo

Como é trabalhar na Instituto Tecgraf de Desenvolvimento de Software Técnico-Científico da PUC-Rio (Tecgraf/PUC-Rio)?

Tem tudo para ser um bom lugar, mas falha em benefícios e nos salários.

Analista de Sistemas

Prós: Minha equipe. Meus colegas são muito profissionais e temos ótimo relacionamento. Lugar é limpo e de fácil acesso. Em parte inspirador por ser dentro de uma Faculdade.

Contras: Benefícios são poucos. Vale alimentação baixo. Plano de saúde com co-participação. Plano de carreira longo. Meritocracia zero. Dão mais valor apenas para certas pessoas "digamos vão com a cara".

Conselhos para presidência: Valorizar quem dá o sangue e não apenas alguns por "coleguismo".

Excelente ambiente para desenvolvimento profissional

Prós: Ambiente de trabalho é bastante acolhedor e informal. Em geral, os funcionários tem autonomia para propor mudanças e trazer novas soluções. Essa característica possibilita que as pessoas aprendam muito. A estrutura organizacional é simples, com poucos níveis hierárquicos. As pessoas são incentivadas a interagir e não depender de soluções centralizadas. Por fazer parte da PUC, existe uma forte interação com professores e pesquisadores da instituição. Os funcionários tem flexibilidade de horário.

Contras: Não existe um plano de carreira e não ficam claros os critérios de evolução para uma posição de coordenação e gerência. Alguns desses cargos parecem ser ocupados por pessoas indicadas em função de laços pessoais.

Péssimo

DesenvolvedorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Horário flexível, priorizam a pesquisa dos alunos de pós (liberdade pra faltar em períodos mais apertados e repor em outros dias). Não há cobrança de metas absurdas e o ritmo de desenvolvimento é muito tranquilo.

Contras: Desorganização total, alguns gerentes entraram lá por indicação e não contribuem com absolutamente nada pra empresa. Ambiente extremamente tóxico. Como a cobrança é baixa demais muitas vezes as coisas atrasam. Pessoas faltam à reuniões e não se dão ao trabalho de justificar.

Excelente para aprendizado e começo de carreira

Analista de Sistemas SêniorEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: - Integração com pesquisas acadêmicas - Flexibilidade de horário - Ambiente de trabalho excelente - Pessoas inteligentes e acolhedoras - Trabalho em equipe - Reconhecimento por bom trabalho - Excelente estrutura e suporte - Remuneração justa - Reconhecimento no meio acadêmico e em empresas ligadas a tecnologia, inclusive do exterior. Boa possibilidade de ser admitido em universidades e empresas do exterior como próximo passo após alguns anos bem aproveitados.

Contras: - Ausência de plano de carreira - Poucos benefícios - Pouca divulgação do trabalho fora do ambiente acadêmico, que pode refletir em reconhecimento inferior ao merecido por alguns segmentos da sociedade.

Referência de inovação em projetos, mas pode melhorar na gestão de pessoas.

Marketing

Prós: Bom clima de trabalho, boa estrutura, referência nos projetos que executa (apesar de pouco divulgado), boa equipe de administrativo e suporte.

Contras: Poucos benefícios, falta de conhecimento sobre o que é feito aqui, é inovador com o que executa, mas a gestão de pessoas é muito tradicional.

Experiencia estagiario

Prós: O horário de trabalho é bem flexível,sendo possivel ate o home office. Há incentivo a estudo dos funcionarios como mestrado e doutorado academico

Contras: Peca em gestão. A parte de planejamento é um pouco baguncada e depende muito de projetos relacionados a Petrobras. Experiencia varia de setor para setor

Consultor Técnico Sênior TIEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Bom lugar para trabalhar. Tem uma boa liberdade para atuar, mesmo quando alocado em empresas. Trabalharia novamente por la. Boa experiencia e equipe.

Contras: Nao possui plano de carreira. Dificil evolucao salarial. Gerencia nao eh transparente. Nao possui muito supprte para quem trabalha alocado. Ainda sim uma boa empresa.

Bom ambiente, porém com poucas chances de crescimento

Especialista Técnico

Prós: Dependendo do grupo, o ambiente é muito voltado para pesquisa. Sempre há apresentação de dissertações e teses. Caso você seja proativo para pesquisar ou fazer alguma mudança dentro do ambiente, sempre haverá espaço.

Contras: Não é claro os cargos e salários. Assim, algumas pessoas não são pagas o quanto deveriam ganhar pelo seu cargo, enquanto que outras são pagas muito além do cargo que exerce. Fica tudo muito na base do acerto com o seu chefe.

Ambiente de trabalho excelente

Coordenador de Projetos

Prós: Ambiente de trabalho com liberdade nas decisões técnicas, onde o mérito técnico é levado a sério. Pouca hierarquia e mais acesso aos chefes para discussões técnicas. Integração academia-empresas funciona de verdade.

Contras: Pequena estrutura administrativa que acaba sobrecarregando o corpo de coordenadores técnicos. Grande dependência de parceiros como Petrobras.

Excelente para iniciar a carreira e se desenvolver

Especialista Técnico III

Prós: Excelente lugar para se desenvolver, fazer graduação, mestrado e doutorado. Para alunos da PUC-Rio, é uma excelente oportunidade para os alunos mais talentosos.

Contras: Por fazer parte de uma instituição de ensino, não espere grandes saltos na carreira. A estrutura é bem amarrada no aspecto de crescimento de carreira.

Descrição:Fruto de um convênio de intercâmbio científico-tecnológico entre a PUC-Rio e a Petrobras, firmado em 14 de agosto de 1986, o Tecgraf foi criado com objetivo de unir, de maneira equitativa, a produção científica e tecnológica com foco em problemas reais.

Fundado em 1987, como um laboratório do Departamento de Informática da PUC-Rio, tornou-se um Instituto da PUC-Rio em 26 de Junho de 2013, vinculado diretamente à Vice-Reitoria de Desenvolvimento da PUC-Rio, com o mandato de uma ação mais transversal na universidade.

Ao longo destes anos, o Tecgraf já desenvolveu, em parceria com a Petrobras, mais de 60 produtos de software inovadores nas áreas de geofísica, geologia, reservatórios, meio ambiente, engenharia e logística, que hoje são amplamente utilizados em diversos setores de pesquisa, projeto e produção.

Para tal, o Tecgraf conta com uma equipe de aproximadamente 360 pessoas, incluindo professores, doutores, mestres e alunos de pós-graduação (doutorado e mestrado) e de graduação, tornando realidade o processo de integração universidade-empresa.