Como é trabalhar na Instituto Nacional de Seguro Social (INSS)?

uma instituição construtiva, tanto socialmente quanto profissionalmente.

Estagiária de Departamento Pessoal

Santo Antônio de Pádua, RJ

Prós: O meu social é um dos importantes pontos positivos, pois todos estão dispostos a me ajudar, não só no trabalho, mas também em outras questões.

Contras: Não há muitos pontos negativos que posso citar, porém um em especial seria não atuar exatamente em minha área de estudo, e sim fazer outras coisas divergentes.

Acredito ter avaliado a Instituição de acordo com a realidade, sem paixões.

Estagiário em AdministraçãoEx-funcionário, saiu em 2008

Petrópolis, RJ

Prós: O relacionamento com os funcionários em geral foi bem interessante e com isso, pude aprender algo sobre o sistema de previdência social no Brasil, assim como desenvolver o meu relacionamento interpessoal.

Contras: Como fui estagiário, não pude ser contratado, por ser uma Instituição que recruta o profissional através de concurso público. E também por causa da estabilidade, alguns não rendiam o suficiente no trabalho.

um bom estagio

Maringá, PR

Prós: Um horario bem flexivel, com pessoas muito bem humoradas. ambiente tranquilo e limpo, sem muita pressão. um trabalho bem legal na parte da reabilitação profissional

Contras: Um sistema arcaico, que muitas vezes te impossibilita de fazer muitas coisas e deixa tudo mais lento e confuso. Um sistema integrado para o Inss seria muito melhor. E a remuneração é muito baixa para o tanto de trabalho e responsabilidade para um estagiário.

Sobrecarga e desvio

Jovem AprendizEx-funcionário, saiu em 2018

Natal, RN

Prós: Conhecimento sobre processos trabalhistas e benefícios gerais do INSS, bem útil pra quem pretende seguir algo relacionado a área, como a parte jurídica ou de serviço social.

Contras: Desvio de função; sobrecarga de horário e sobrecarga de função, fazendo o jovem aprendiz trabalhar as vezes em 2 funções diferentes ao mesmo tempo.

Conselhos para presidência: Funções específicas sem desvios para os aprendizes, melhores condições de trabalho e contratação de mais aprendizes para o excesso de demanda que existe, assim fazendo-os trabalharem com uma condição saudável e correta, sem desvio e sobrecarga de função e horário.

Inss(Indaiatuba)

Estagiário de RecepçãoEx-funcionário, saiu em 2016

Indaiatuba, SP

Prós: O estagiário tem reconhecimento dos superiores, ambiente de trabalho agradável, a maioria dos funcionários são educados e tratam os outros com o devido respeito.

Contras: Salário para estagiário é muito ruim, para efetivação tem que fazer prova, alguns funcionários não reconhecem o esforço e o serviço do estagiário.

Ótimo ambiente para desenvolvimento de estágio

Diamantina, MG

Prós: Ambiente calmo e produtivo para realização do estágio. É possível desenvolver atividades relacionadas a faculdade nos momentos de folga. Boa comunicação entre supervisores e estagiários.

Contras: Não há crescimento profissional, já que os estagiários são terceirizados, e algumas tarefas não referentes ao contrato de estágio podem ser solicitadas.

Ótimo lugar para aprender.

Prós: Aprendi muito até agora e fui muito bem acolhido. Funcionários simpáticos e dispostos a ensinar tudo que sabem. Horário flexível e carga horário ótima para quem estuda.

Contras: Não vejo muitos pontos negativos até agora, é um ambiente muito bom para se trabalhar. Única que coisa que tenho a acrescentar é o que é a falta de oportunidades de crescimento mesmo mas já é de saber ja que é um serviço público. Espero que mude um dia.

Conselhos para presidência: Mais benefícios

Muito aprendizado, pouco reconhecimento.

Estagiário JurídicoEx-funcionário, saiu em 2018

Jundiaí, SP

Prós: O aprendizado é muito grande, especialmente para estudantes que querem aprender sobre processos judiciais e administrativos. Os procuradores federais são muito atenciosos.

Contras: Há pouco reconhecimento para muito trabalho. Os estagiários são sobrecarregados com as tarefas da instituição, mas não são reconhecidos pelo seu trabalho.

Um bom lugar para o primeiro estágio

Estagiário JurídicoEx-funcionário, saiu em 2018

Campinas, SP

Prós: Carga horária boa. Flexibilidade de horário. Superiores dispostos a explicar como devem ser efetuadas as funções. Um bom ambiente de trabalho.

Contras: Acúmulo de funções de setores diversos. Baixa remuneração. Auxílio-transporte paga apenas uma passagem e meia. Pouca diversidade das tarefas.

Excelente local porém pouco remunerado.

AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2018

Jequié, BA

Prós: Muitos pontos positivos, equipe maravilhosa trabalhando com harmonia, um ajudando na dificuldade do outro. Sem falar que o nível de aprendizagem é amplo.

Contras: Era o financeiro que deixava a desejar. Muito trabalho para pouco reconhecimento financeiro, com toda certeza esse era o único ponto negativo.

Instituto Nacional de Seguro Social (INSS)