Como é trabalhar na Instituto Nacional de Seguro Social (INSS)?

Queria concursar

Estágio

São José do Rio Pardo, SP

Prós: Os funcionários e ajudar quem precisa.

Contras: Não imendar feriado

Inss

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Porto Alegre, RS

Prós: Os colegas em si são uns amores, ótimo local pra trabalhar, o horário é bem flexível, você tem liberdade para expressar suas opiniões, coloca suas ideias para trabalhar.

Contras: O salário é muito pouco, você trabalha direto com público ou seja escuta desaforos, as vezes falta pessoas nos setores e você tem que se virar.

Estagiário da Secretaria Judiciária

Estagiário Auxiliar AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2011

Araraquara, SP

Prós: A instituição proporciona uma excelente oportunidade de aprendizado, pois o estagiário desempenha algumas funções que os servidores públicos também atuam. Além disso você tem a possibilidade de agregar ao seu network pessoas que tem uma carreira de sucesso e podem te aconselhar a melhor forma de atingir seu objetivo ou até mesmo definir a um objetivo.

Contras: O estágio é por contrato com o CIEE e mau remunerado. O meu contrato durou 1 ano e meio e com 6 meses eu já havia aprendido todas as atividades possíveis e a partir dai fiquei realizando a mesma atividade, sem projeção de crescimento profissional e sendo mau remunerado.

lugar de bastante aprendizado

Estagiário Administrativo

Prós: horários que podemos acordar com a empresa na hora da contração, no meu caso fico de 8:00 às 14:00; flexibilidade em época de prova que se precisar liberam pra estudar

Contras: Pra quem se considera uma pessoa mais dinâmica e gosta de ver resultados o INSS não é o lugar certo, por ser um órgão público há bastante burocracia e dependência de várias pessoas para que se conclua um trabalho

Brasília, DF

Prós: Possibilidade de fazer política pública de alcance nacional. Autarquia é a maior responsável pela distribuição de renda da América Latina. Cobertura em todo território nacional. Ultimamente passou por um processo de modernização, com reformulação do atendimento - requerimento por entidades parcerias e o Meu INSS.

Contras: Interferência política, plano de carreira e ausência de reconhecimento e meritocracia. Infelizmente não há investimento em infraestrutura das unidades e contratação de equipe para melhorar o atendimento à população.

Conselhos para presidência: Façam um plano de carreira para os servidores, invistam em tecnologia e contratem mais colaboradores. A população precisa de mais eficiência.

Aprendizado

EstágioEx-funcionário, saiu em 2018

Sorocaba, SP

Prós: Muitas oportunidades de aprendizado, de conhecimento em leis previdenciárias. Valoriza muito o currículo por se tratar de um órgao nacional.

Contras: Nao existe oportunidade de efetivacao, uma vez que é concursado. Muitas pessoas sao intolerantes, mentes fechadas e se acham melhores que todos.

Conselhos para presidência: Aumentar a bolsa dos estagiarios que muitas vezes trabalham mais que os servidores.

Vale a experiência de conhecer um órgão público de dentro para fora

Estagiário JurídicoEx-funcionário, saiu em 2015

Guarulhos, SP

Prós: Flexibilidade de Horário e os chefes costumam ser dedicados aos estagiários, inclusive na concessão de férias com as férias escolares para garantir melhores condições

Contras: Infelizmente por se tratar de órgão público não é possível dar continuidade na carreira, assim por mais que se dedique e o chefe goste de você ao final do contrato não há vinculo

Um bom começo...

Prós: É um bom lugar para começar a trabalhar. Na agência onde trabalho sou tratado muito bem pelos servidores. Lá você irá aprender muito com quem já viveu muito. Gostei bastante da questão dos horários flexíveis.

Contras: Não gostei muito da infraestrutura do local. Em alguns setores há abundância de servidores e estagiários enquanto em outros, faltam. Além disso, o salário é bem baixo, já que o contrato é feito pelo CIEE.

Conselhos para presidência: Alocar melhor os recursos.

Bom para início de carreira.

Analista de Seguro Social

Salvador, BA

Prós: Salário, estabilidade, prestação de serviços à população, reconhecimento de direitos, possibilidade de programar férias de forma parcelada, etc.

Contras: Burocracia em excesso, estagnação no cargo, não há incentivo à qualificação, politicagem, falta de sintonia com os avanços tecnológicos, equipamentos obsoletos, etc.

Estágio INSS

Prós: A empresa possui horários flexíveis e propostas de funções muito boas! Possuem profissionais experientes e que contribuem para sua formação profissional

Contras: A empresa não valoriza seus funcionários. Isso por que, suas bolsas auxílios são de valores baixíssimos, assim como o auxilio transporte também é um valor super baixo!

Conselhos para presidência: Buscar valorizar mais seus profissionais, oferecendo-lhes melhores benefícios

Instituto Nacional de Seguro Social (INSS)