Como é trabalhar na Instituto Nacional de Seguro Social (INSS)?

Bom para início de carreira

Brasília, DF

Prós: Bom salário inicial, jornada de 30h semanais e possibilidade de trabalhar próximo de casa.

Contras: Poucas perspectivas de evolução na carreira, visto que os valores pagos a título de gratificação para atividades gerenciais são muito baixos em relação às responsabilidades inerentes a elas.

Conselhos para presidência: Aumentar os valores das gratificações de atividades gerenciais.

Brumado, BA

Prós: Compromisso, companheirismo e profissionalidade dos servidores. Aprende-se muito e o que se aprende aqui não se aprende em nenhum outro lugar.

Contras: Há remoções baseadas em critérios pessoais dos administradores. A carreira passa por uma desvalorização econômica e moral promovida pelo próprio governo

Conselhos para presidência: A mesma de sempre: reestruturação da carreira e valorização do servidor. Essa valorização não se traduz apenas em remuneração, mas também em cursos de aprimoramento (não aquelas trivialidades online) e reconhecimento de competências.

Tudo ruim, exceto o salário

Teresina, PI

Prós: Apenas salário e estabilidade.

Contras: É um trabalho excessivamente burocrático, rotineiro e nada estimulante. Engessa a criatividade devido ao obrigatório cumprimento de procedimentos repetitivos e leitura enfadonha de um denso emaranhado de atos normativos. Não há incentivo para o crescimento profissional, uma vez que não há oportunidade de trabalho diverso dentro do instituto a não ser por meio de concurso público, independentemente da qualificação do servidor, e tampouco há adicional de titulação. A atividade fim é exclusivamente de atendimento ao público, situação estressante por natureza e ainda agravada pelo esforço contínuo de tornar compreensível um emaranhado de leis a um público predominantemente leigo - e não era para menos, tendo em vista que mesmo os servidores que se dedicam uma vida nunca conseguem dominar completamente esse vai e vem de normas que mudam conforme o interesse político da corrente.

Conselhos para presidência: Rever toda a política em termos de objetivos institucionais, observando inclusive se tais objetivos são possíveis na prática quando se dispõe de um sempre defasado quadro de servidores, os quais são seres humanos com limitações físicas e mentais.

Precisa melhoras, mas não é ruim

Técnico do Seguro Social

Prós: Bom serviço e Boa remuneração

Contras: Falta de valorização do servidor

Estou feliz

Brasília, DF

Prós: Muito bom trabalhar no inss trabalhei praticamente a minha vida toda lá.

Contras: Não vejo pontos negativos aonde eu trabalho, fico agradecido a Deus por ter criado meus filhos.

Conselhos para presidência: Tenho orgulho de ser um trabalhador do inss.

Esforço

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2014

Sete Lagoas, MG

Prós: O trabalho em equipe, ajuda de todos pra tudo o que precisa, por ser uma grande empresa abre muitas portas.

Contras: Salario pouco, meche muito com o psicológico pois os segurados chegam na maioria das vezes nervosos e estressados com filas e senhas.

Conselhos para presidência: Aumentar o salario

Aprendizado e experiência supera todas as fragilidades.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2013

Fortaleza, CE

Prós: Aprendizagem, Networking, Flexibilidade de horários, Clima Organizacional.

Contras: Feedback, reconhecimento, remuneração, benefícios, cargos são ocupados por indicação política.

Conselhos para presidência: Implantar cultura da meritocracia, avaliação de desempenho justa, feedback.

prosperidade

TécnicoEx-funcionário, saiu em 2012

Tucano, BA

Prós: Remuneração Boa, regime estatutário.

Contras: trabalho estressante, pessoas ignorantes

Conselhos para presidência: Pensar que esta ajudando pessoas e as fazendo mais felizes

Instituto

Analista de Seguro Social

Prós: Incentivo para capacitação. Ambiente da área meio muito tranquilo.

Contras: O técnicos da área fim sofrem com um ambiente de trabalho precário.

Suportável

Técnico

Prós: Salário mediano levando em consideração a realidade financeira do pais.

Contras: Troca de chefia regular atrapalha a administração de pessoas e processos . Chefes pouco qualificados. Poucos funcionários e pouco treinamento .

Conselhos para presidência: Mais treinamentos e especializações , mais concursos. Chefia com pessoas que trabalham no benefício e qualificadas.

Instituto Nacional de Seguro Social (INSS)