Como é trabalhar na Instituto Nacional de Seguro Social (INSS)?

Bom para início de carreira

Brasília, DF

Prós: Bom salário inicial, jornada de 30h semanais e possibilidade de trabalhar próximo de casa.

Contras: Poucas perspectivas de evolução na carreira, visto que os valores pagos a título de gratificação para atividades gerenciais são muito baixos em relação às responsabilidades inerentes a elas.

Conselhos para presidência: Aumentar os valores das gratificações de atividades gerenciais.

Brumado, BA

Prós: Compromisso, companheirismo e profissionalidade dos servidores. Aprende-se muito e o que se aprende aqui não se aprende em nenhum outro lugar.

Contras: Há remoções baseadas em critérios pessoais dos administradores. A carreira passa por uma desvalorização econômica e moral promovida pelo próprio governo

Conselhos para presidência: A mesma de sempre: reestruturação da carreira e valorização do servidor. Essa valorização não se traduz apenas em remuneração, mas também em cursos de aprimoramento (não aquelas trivialidades online) e reconhecimento de competências.

Tudo ruim, exceto o salário

Teresina, PI

Prós: Apenas salário e estabilidade.

Contras: É um trabalho excessivamente burocrático, rotineiro e nada estimulante. Engessa a criatividade devido ao obrigatório cumprimento de procedimentos repetitivos e leitura enfadonha de um denso emaranhado de atos normativos. Não há incentivo para o crescimento profissional, uma vez que não há oportunidade de trabalho diverso dentro do instituto a não ser por meio de concurso público, independentemente da qualificação do servidor, e tampouco há adicional de titulação. A atividade fim é exclusivamente de atendimento ao público, situação estressante por natureza e ainda agravada pelo esforço contínuo de tornar compreensível um emaranhado de leis a um público predominantemente leigo - e não era para menos, tendo em vista que mesmo os servidores que se dedicam uma vida nunca conseguem dominar completamente esse vai e vem de normas que mudam conforme o interesse político da corrente.

Conselhos para presidência: Rever toda a política em termos de objetivos institucionais, observando inclusive se tais objetivos são possíveis na prática quando se dispõe de um sempre defasado quadro de servidores, os quais são seres humanos com limitações físicas e mentais.

Precisa melhoras, mas não é ruim

Técnico do Seguro Social

Prós: Bom serviço e Boa remuneração

Contras: Falta de valorização do servidor

Empresa grande, porém com parâmetro de pequena empresa

Técnico

Prós: Pagamentos em dia, estabilidade, segurança,

Contras: Não há evolução profissional Não há benefícios Não há programa decente de qualidade de vida Não há incentivos

Conselhos para presidência: Melhor qualidade de vida, contratar mais servidores, bonificar ( de forma real) pela produçao

Estou feliz

Brasília, DF

Prós: Muito bom trabalhar no inss trabalhei praticamente a minha vida toda lá.

Contras: Não vejo pontos negativos aonde eu trabalho, fico agradecido a Deus por ter criado meus filhos.

Conselhos para presidência: Tenho orgulho de ser um trabalhador do inss.

prosperidade

TécnicoEx-funcionário, saiu em 2012

Tucano, BA

Prós: Remuneração Boa, regime estatutário.

Contras: trabalho estressante, pessoas ignorantes

Conselhos para presidência: Pensar que esta ajudando pessoas e as fazendo mais felizes

Muito bom.

Campo Grande, MS

Prós: Há espaço para todo gosto de trabalho, desde o trabalho com atendimento ao público e análise de processos de benefícios e serviços previdenciários à área meio.

Contras: A depender da Gerência Executiva em que esteja lotado, encontrará muita desorganização e burocracia, até mesmo para os próprios servidores. Trata-se do serviço público brasileiro como um todo.

Excelente para trabalhar, para quem pretende evoluir profissionalmente

Americana, SP

Prós: Estabilidade, oferece cursos de reciclagem e atualização, excelente carga horária, prestação de serviços à sociedade, possibilitando que se aplique os princípios que norteiam a administração pública.

Contras: Ausência de plano de carreira, maior parte do salário é composta por gratificações. A crise tem afetado a carreira, já que, constantemente, o governo se manifesta no sentido de aumentar contribuições sociais, reduzir salários, etc.

Futuro sombrio.

Canoas, RS

Prós: A carga horária é justa, pois permite a você poder passar tempo com a família sendo produtivo para empresa. Isso oferece ao trabalhador uma qualidade de vida que é algo muito mais gratificante que a própria remuneração pelo trabalho, a qual já é bastante satisfatória.

Contras: Os salários não tem reajuste estabelecido. Sempre que precisa renegociar, é preciso fazer greve. A imprensa confunde reajuste com aumento e sempre se posiciona contra a categoria. Não há um índice de reajuste pré-definido, como os aplicáveis ao salário mínimo ou às aposentadorias.

Instituto Nacional de Seguro Social (INSS)