Como é trabalhar na Instituto Nacional de Seguro Social (INSS)?

Estágio para poucos meses

Estagiário Superior

Ponta Grossa, PR

Prós: Bom ambiente de trabalho, aprendizagem fácil, oportunidade de estudar em horas vagas, boa localização, pessoal de boa convivência, grande liberdade.

Contras: Ambiente nada equilibrado, alguns dos servidores não sabem respeitar o colega, o salário não cobre o vale transporte, horário nada flexível, alta pressão.

insatisfação pessoal

Perito Médico

Maringá, PR

Prós: somente 15 pericias em 6 horas, relativamente organizado, porém ambiente ruim para trabalho, sendo que geralmente o segurado fica insatisfeito com o trabalho do medico perito

Contras: trabalho extremamente burocrático, muita desvalorização profissional, ambiente de trabalho ruim, nunca atendem o pedido do funcionário para fazer com que este se sinta acolhido.

um lugar desafiador

Analista de Seguro Social

Brasília, DF

Prós: em processo de profissionalização, com uma carreira aguerrida na luta pelos seus direitos. o órgão esta se profissionalizando ano a ano e se tornando referencia.

Contras: orgão exige demais, as pessoas vivem sob pressão e há muita cobrança e avaliações diversas, parece mais uma empresa do que um órgão publico.

Conselhos para presidência: resultado se faz com respeito às pessoas.

pior fase...

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Horário flexível, salário sempre em dia (mas muito baixo).

Contras: Estagio sem nenhum aprendizado profissional na área, total falta de respeito da parte dos servidores publicos com estagiário.

Conselhos para presidência: Mais respeito e valor aos estagiários.

Trabalho frustrante, sem plano de carreira nem qualidade de vida

Técnico do Seguro Social

Ribeirão Preto, SP

Prós: Estabilidade e benefícios trabalhistas (férias remuneradas, licença saúde e etc).

Contras: Falta de estrutura física, falta de servidores (quando um se aposenta, exonera ou é removido/transferido para outra cidade, não entra ninguém no lugar e nõs acumulamos o trabalho deles com o nosso), falta de material (nós temos que comprar canetas, toner da impressora, água para beber, sabonete e até papel higiênico), não há plano de carreira, não há treinamentos nem cursos para aperfeiçoamento, mesmo trabalho todos os dias sem perspectiva de um dia mudar, não há investimento na capacitação dos servidores (nem fora - mestrado, doutorado, mbd - nem dentro), nossa carga horária foi de 30h para 40h semanais sem aumento proporcional de salário e mesmo nosso concurso sendo de 30h, a infra-estrutura é super velha (desde cadeiras quebradas a computadores muito muito lentos), não é desafiador, é monótono e extremamente frustrante.

Frustrante

Técnico

Carazinho, RS

Prós: Suposta estabilidade e reconhecimento do trabalho acredito que o salário está compatível.com o trabalho e a carga horária é Boa mas não condiz com a carga de trabalho

Contras: Não há treinamentos e atualizações nem condições de trabalho adequado em relação as cobranças de metas e carga de trabalho sistemas que não funcionam

Conselhos para presidência: Dar mais treintreinamento

O INSS melhor

Criciúma, SC

Prós: Pelos laços dentro da empresa, algumas medidas emergenciais acabam tomadas mais rapidamente em comparação com uma empresa de moldes tradicionais. A burocracia aplicada é bem menor, mas isso não significa que decisões sejam tomadas sem o conhecimento de outros envolvidos ou passando por cima de estruturas pré-existentes na organização

Contras: A ideia de comando fixo e centralizado dentro de uma estrutura amigável não tem muito sentido e pode atrapalhar os negócios. É preciso descentralizar a gestão, criar conselhos específicos e outras medidas de governança corporativa.

Conselhos para presidência: Mais valor nos estágiarios, muito trabalho para pouca remuneração nos estágiarios.

Injusta

Aposentado

Prós: Não tem, pois vc trabalha a vida toda e o seu salário não acompanha a inflação,fazendo com que você tenha que voltar ao mercado de trabalho para manter seu padrão de vida.

Contras: Não valoriza as pessoas que trabalharam vários anos e não são reconhecidos, tando que voltar ao mercado de trabalho para manter seu padrão de vida.

Não recomendo

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2012

Prós: É boa para quem não tem experiência,pois até mesmo para o estagiário,o critério de seleção principal é por uma prova,com uma redação e questões de múltipla escolha.

Contras: A bolsa auxílio é muito baixa,não tem benefícios,só o vale transporte e tem muitas burocrácias desnecessárias,além da falta de ética dos superiores .

aprendizado

Timbó, SC

Prós: trabalho divertido, alguns funcionários são bons de trabalhar, fiz amizafes e aprendi muito

Contras: estresse, inimizades, falta de organização, funcionários mal educados, má infraestrutura

Conselhos para presidência: Demissão de alguns servidores que ganham muito, trabalham pouco e prejudicam os demais

Instituto Nacional de Seguro Social (INSS)