Como é trabalhar na Instituto Nacional de Seguro Social (INSS)?

Poucos pontos bons

Técnico do Seguro Social

Prós: O salário é bom. A carga horária é normal e com ponto eletrônico. A cobrança na área meio é mais leve que na área fim. Se você não tiver iniciativa, não vai levar pedrada.

Contras: Não existe banco de horas ou horas extras. Se você fez mais horas durante o mês elas são zeradas na passagem para o próximo. Se você fez menos horas no mês, tem que pagar até o mês seguinte.

Conselhos para presidência: Não tenha iniciativa ou queira ajudar em coisas que não são suas

Possui mais pontos ruins do que bons.

Brasília, DF

Prós: Não é um orgão que abusa do trabalho do estagiario fazendo com que ele trabalhe apenas o necessario, algo que as maioria das empresas não fazem.

Contras: Salário MUITO baixo que é de 335$ já com beneficios (vale transporte), Mas tirando esse beneficio o salario cai para 155$, com um salario desses hoje em dia não dá nem para comprar materiais escolares, coisa que a maioria dos estagiarios precisam.

Conselhos para presidência: Aumentem o salario.

Estágio para poucos meses

Estagiário Superior

Ponta Grossa, PR

Prós: Bom ambiente de trabalho, aprendizagem fácil, oportunidade de estudar em horas vagas, boa localização, pessoal de boa convivência, grande liberdade.

Contras: Ambiente nada equilibrado, alguns dos servidores não sabem respeitar o colega, o salário não cobre o vale transporte, horário nada flexível, alta pressão.

insatisfação pessoal

Perito Médico

Maringá, PR

Prós: somente 15 pericias em 6 horas, relativamente organizado, porém ambiente ruim para trabalho, sendo que geralmente o segurado fica insatisfeito com o trabalho do medico perito

Contras: trabalho extremamente burocrático, muita desvalorização profissional, ambiente de trabalho ruim, nunca atendem o pedido do funcionário para fazer com que este se sinta acolhido.

um lugar desafiador

Analista de Seguro Social

Brasília, DF

Prós: em processo de profissionalização, com uma carreira aguerrida na luta pelos seus direitos. o órgão esta se profissionalizando ano a ano e se tornando referencia.

Contras: orgão exige demais, as pessoas vivem sob pressão e há muita cobrança e avaliações diversas, parece mais uma empresa do que um órgão publico.

Conselhos para presidência: resultado se faz com respeito às pessoas.

pior fase...

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Horário flexível, salário sempre em dia (mas muito baixo).

Contras: Estagio sem nenhum aprendizado profissional na área, total falta de respeito da parte dos servidores publicos com estagiário.

Conselhos para presidência: Mais respeito e valor aos estagiários.

Trabalho frustrante, sem plano de carreira nem qualidade de vida

Técnico do Seguro Social

Ribeirão Preto, SP

Prós: Estabilidade e benefícios trabalhistas (férias remuneradas, licença saúde e etc).

Contras: Falta de estrutura física, falta de servidores (quando um se aposenta, exonera ou é removido/transferido para outra cidade, não entra ninguém no lugar e nõs acumulamos o trabalho deles com o nosso), falta de material (nós temos que comprar canetas, toner da impressora, água para beber, sabonete e até papel higiênico), não há plano de carreira, não há treinamentos nem cursos para aperfeiçoamento, mesmo trabalho todos os dias sem perspectiva de um dia mudar, não há investimento na capacitação dos servidores (nem fora - mestrado, doutorado, mbd - nem dentro), nossa carga horária foi de 30h para 40h semanais sem aumento proporcional de salário e mesmo nosso concurso sendo de 30h, a infra-estrutura é super velha (desde cadeiras quebradas a computadores muito muito lentos), não é desafiador, é monótono e extremamente frustrante.

Necessidade por um estágio

Estagiário Superior

Volta Redonda, RJ

Prós: Fácil de entrar, há muita rotatividade de estagiários e a prova pra seleção é fácil também, português, raciocínio lógico e informática. No meu caso, não houve entrevista. Pessoas educadas com uma visão de mundo diferente, atualizadas em diversas áreas como economia, política e direito. Boa estrutura organizacional, chefes de seções capacitados. Recesso remunerado.

Contras: Bolsa auxilio muito baixa para estagiários. Cultura organizacional e pouco aprendizado no estágio. Muita digitalização de documentos, não há benefícios além do auxilio transporte, que é de seis reias por dia estagiado.

estou satisfeita exceto pelo salario

Estagiário do Ensino Médio

Florianópolis, SC

Prós: é um ótimo ambiente de trabalho, onde há pessoas muito agradáveis, e amigaveis, e ainda tenho liberdade para escolher a hora que chego no setor, tendo apenas como obrigaçao fazer meu trabalho e cumprir minha carga horaria.

Contras: oum ponto negativo que acaba fazendo a empresa perder muitos pontos e ate estagiarios, é o valor da bolsa proposta pelo governo, pois é muito baixa, nao valendo a pena o serviço trabalhado

Conselhos para presidência: aumentar a bolsa salarial dos estagiários.

Frustrante

Técnico

Carazinho, RS

Prós: Suposta estabilidade e reconhecimento do trabalho acredito que o salário está compatível.com o trabalho e a carga horária é Boa mas não condiz com a carga de trabalho

Contras: Não há treinamentos e atualizações nem condições de trabalho adequado em relação as cobranças de metas e carga de trabalho sistemas que não funcionam

Conselhos para presidência: Dar mais treintreinamento

Instituto Nacional de Seguro Social (INSS)