Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) logo

Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA)

Como é trabalhar na Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA)?

Frustração em não poder desenvolver plenamente o meu trabalho por questões de politicagem

Orientador de Projeto de AssentamentoEx-funcionário, saiu em 2015

Manaus, AM

Prós: Estabilidade, pagamento em dia, função social baseada foco no desenvolvimento econômico do trabalhador rural principalmente o de baixa renda

Contras: Politicagem na administração, corporativismo com grupos comandando sem uma visão geral do sentindo da empresa, empresa comandada por partidos políticos

Ótimo lugar para trabalhar e fazer amigos

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Belém, PA

Prós: Bom ambiente de trabalho, servidores cooperativos, boas chefes. Salário compatível com a carga horária. Lugar calmo e tranquilo, bom para trabalhar.

Contras: Sinceramente, não há pontos negativos. Só tenho coisas boas para falar sobre estagiar na Procuradoria Federal Especializada junto ao INCRA - SR(01).

Médio

Ex-funcionário, saiu em 2016

Recife, PE

Prós: As pessoas que trabalham lá são legais.

Contras: Não pagam bem, bolsa pequena. É meio difícil se movimentar

Não recomendo trabalhar por longo tempo

Engenheiro

Belém, PA

Prós: Estabilidade, ferias parceladas, mudança de setor, sem atrasos de salário, clima de trabalho razoável na medida do possível, chefia paciente.

Contras: Revisão salarial precária , ou seja sem reajuste definido, abaixo da inflação e requerida sempre através de greves( sem sentido) Carreira defasada, dividida em vários níveis, órgãos semelhantes, com cargos também semelhantes possuem melhores salários, remuneração não prevê gratificação por nível de escolaridade. Prédios em sua maioria deteriorados, pois estão com mais de trinta anos sem previsão de melhoria Cargos de chefia de divisão e superintendências, ocupados por partidos políticos.

Minha Avaliação do INCRA

Aposentado

Fortaleza, CE

Prós: Ambiente amistoso, possibilidade de desenvolvimento profissional por meio de cursos e relevante contribuição social. Destaco, ainda, a atuação do órgão em todas as unidades federativas, o que torna viável a transferência do servidor para outras localidades.

Contras: Ausência de planejamento para uma efetiva participação na atividade afim do órgão e a excessiva política nas tomadas de decisões técnicas na administração pública.

Conselhos para presidência: Autonomia administrativa no que se referir ao poder executivo que tanto se utiliza de cargos em comissão para nomear corpos incipientes para conduzir órgão da administração pública direta e indireta.

Empresa pública enfrentando graves problemas econômicos e de gestão.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Empresa pública que oferece estabilidade aos seus empregados concursados. É uma empresa do governo. Os funcionários públicos que trabalham no Incra não tem muitas preocupações.

Contras: Estagiários e terceirizados são muito mal remunerados. Fora os salários ruins, a parte pesada do trabalho é empurrada para os terceirizados e os estagiários.

Conselhos para presidência: Melhorar a gestão.

Bom lugar para se trabalhar, a depender do seu cargo.

Estagiário Superior

Brasília, DF

Prós: Horário flexível, chefe comprometido com o aprendizado, bem localizado próximo ao metro, aparelhos e equipamentos em perfeito estado sempre sob manutenção, limpeza diária e serviço de coopera.

Contras: Muitos funcionários mal-educados, salas ficam abertas sem ninguém por muito tempo, poucas vagas, não emenda nenhum feriado, péssimo salário para estagiários tanto do nível superior quanto do nível médio, ocorrência de invasões/ocupações por parte dos trabalhadores rurais e dos sem terra.

Conselhos para presidência: Se preocupar mais com o salário dos funcionários principalmente estagiários.

Gestor Ambiental no INCRA

Gestor Ambiental

Rio Maria, PA

Prós: O convívio com os produtores é espetacular. Você pode ajuda-los nos seus diversos problemas do cotidiano e ainda ganhar seu respeito como profissional.

Contras: Estar longe de casa é desanimador e ainda mais quando você é casado e possui filhos e as vezes precisa passar vários dias na zona rural pois alguns assentamentos são distantes dos centros urbanos.

Decepção.

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2013

Campo Grande, MS

Prós: Ótimo local para morar, cidade bem harmoniosa. O trabahlo requer sempre do profissional a busca de novos conhecimentos

Contras: Relacionamento interpessoal ruim e desanimo por falta de escalonamento em atribuições e plano de cargos e salários.

Bom de trabalhar

Agrônomo

João Pessoa, PB

Prós: O trabalho é gratificante e de grande importância social . LEGAL.

Contras: Não há capacitação suficiente. Em Campo não temos equipamentos suficientes como câmeras,GPS ,notebooks.

Conselhos para presidência: Invista em qualificação, equipamentos e melhore as condições de trabalho das equipes de campo.

Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA)

Descrição:O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) é uma autarquia federal criada com a missão prioritária de realizar a reforma agrária, manter o cadastro nacional de imóveis rurais e administrar as terras públicas da União. Está implantado em todo o território nacional por meio de 30 Superintendências Regionais.