Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP) logo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP)

Como é trabalhar na Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP)?

IFSP um paraíso

Técnico em Mecânica

Itapetininga, SP

Prós: É o melhor trabalho que encontrei até hoje, a carreira avança em 18 meses sem avaliação e há os avanços rápidos através do estudo deixando a carreira em suas mãos. O horário é flexível, a demanda de trabalho é baixa e sem rotina, envolvendo reparos de máquinas, predial e auxílio didático aos alunos e projetos educacionais.

Contras: O ponto negativo é que a carreira não é equiparada com a dos docentes, o que gera uma disputa interna entre as vantangens dos cargos.

Conselhos para presidência: Sugiro equiparar os benefícios dos técnicos aos dos docentes.

Estabilidade e tranquilidade, salário satisfatório dada a natureza do cargo (nível fundamental)

Auxiliar de Biblioteca

São Carlos, SP

Prós: Jornada flexibilizada em horário reduzido 6h/dia (30h/semana) Estabilidade do serviço público Possibilidade de afastamento para qualificação (especialização/mestrado/doutorado) sem prejuízo do salário Trabalho estável; Ambiente saudável, livre de estresse

Contras: Estagnação salarial Plano de carreira não permite mobilidade vertical

Razoável

Professor EBTT

Prós: Boa remuneração, boas condições de infra-estrutura, estabilidade de emprego

Contras: Péssima gestão de pessoas, favorecimentos, falta de transparência, muitos cargos de chefia para pessoas não capacitadas

Conselhos para presidência: é preciso mais seriedade, transparência, reconhecimento e valorização dos bons servidores.

Ótimo lugar para trabalhar desde que você não se entregue ao comodismo do serviço público

Docente

Prós: Ambiente de trabalho é bacana, os colegas e os alunos são bons e educados e com o rendimento acima da média. Normalmente, ninguém se mete na sua vida ou te enche as paciências como no setor privado. Liberdade para exercer sua profissão à sua maneira.

Contras: Muita burocracia. Pessoas que pensam apenas nos seus direitos e esquecem dos seus deverem. Típica postura de funcionário público. Instalações físicas muito antigas e deficientes.

mais vale um sono tranquilo num travesseiro velho que ficar preocupado e perder o sono.

Técnico

Suzano, SP

Prós: Emprego público garante tranquilidade.

Contras: Conviver com o marasmo das coisas que não ocorreriam numa empresa privada.

Uma instituição pública federal com bons salários.

Professor de Educação Básica

Suzano, SP

Prós: Trata-se de uma autarquia federal, ou seja, instituição com funcionários públicos, o que implica estabilidade no cargo e ausência de pressões e exigências comuns no setor privado. É como não ter chefe, já que não recebemos cobrança (basta realizar o seu trabalho) e temos liberdade de atuar da maneira que acharmos melhor. O salário, atualmente, é muito bom e a progressão de carreira é automática (a cada dois anos), sem análise de desempenho.

Contras: Em tempos de crise não temos reajuste de salário. Isso quer dizer que, por causa da inflação, teremos grandes perdas nos próximos anos e com o tempo nosso salário pode deixar de ser atrativo.

Pesquisa

Estudante Pesquisador

Prós: Muito incentivo à pesquisa. Proximidade com professores facilita o contato e possibilidade de surgimento da pesquisa. Diversas linhas de pesquisa sendo desenvolvidas pelos alunos desde o início do curso.

Contras: Biblioteca deixa a desejar por não ser bem provida de livros de arquitetura, especialmente algumas áreas específicas. Apesar disso, há uma tentativa constante de ampliá-la.

Local antigo, nome novo

Prós: Ensino gratuito e de qualidade, com proximidade do corpo docente e discente, além de algumas iniciativas de permanência para quem não tem condições, como atendimento psicológico e auxílio permanência. Também há a possibilidade de produção acadêmica.

Contras: Instituição ainda desconhecida no mercado, com cursos recentes e uma longa história com outro nome. Além disso, existem alguns processos burocráticos demais pra uma instituição pública de ensino.

3 anos de IF

Bolsista de Ensino

Prós: Os professores são excelentes. A COE - Coordenadoria de Ensino oferece um ótimo apoio aos alunos, contendo orientadores e psicologos. Possui oportunidade de bolsa em diversas áreas.

Contras: A infraestrutura deixa a desejar, alguns professores pegam pesado com os alunos, fazendo piadinhas machistas ou pressionando os alunos. Chove dentro da escola.

Bom, mas precisa melhorar.

Professor

Araraquara, SP

Prós: Dar aula fazer pesquisa e orientar alunos de maneira desburocratizada. Acesso a equipamentos de altíssima performance e instalação adequada para as atividades.

Contras: Burocratização geral. Utilização de muito papel e cartuchos de impressão. Falta de controle de acesso digital. Sala de professores conjuna.

Conselhos para presidência: Sala individual para professores. Desburocratização imediata.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP)

Descrição:O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP – é uma autarquia federal de ensino.

Fundada em 1909, como Escola de Aprendizes Artífices, é reconhecida pela sociedade paulista por sua excelência no ensino público gratuito de qualidade.

O IFSP é organizado em estrutura multicampi e possui aproximadamente 24 mil alunos matriculados nos 38 campi e mais 4 mil alunos nos 19 polos de educação a distância distribuídos pelo estado de São Paulo.