Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP) logo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP)

Como é trabalhar na Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP)?

IFSP um paraíso

Técnico em Mecânica

Itapetininga, SP

Prós: É o melhor trabalho que encontrei até hoje, a carreira avança em 18 meses sem avaliação e há os avanços rápidos através do estudo deixando a carreira em suas mãos. O horário é flexível, a demanda de trabalho é baixa e sem rotina, envolvendo reparos de máquinas, predial e auxílio didático aos alunos e projetos educacionais.

Contras: O ponto negativo é que a carreira não é equiparada com a dos docentes, o que gera uma disputa interna entre as vantangens dos cargos.

Conselhos para presidência: Sugiro equiparar os benefícios dos técnicos aos dos docentes.

Estabilidade e tranquilidade, salário satisfatório dada a natureza do cargo (nível fundamental)

Auxiliar de Biblioteca

São Carlos, SP

Prós: Jornada flexibilizada em horário reduzido 6h/dia (30h/semana) Estabilidade do serviço público Possibilidade de afastamento para qualificação (especialização/mestrado/doutorado) sem prejuízo do salário Trabalho estável; Ambiente saudável, livre de estresse

Contras: Estagnação salarial Plano de carreira não permite mobilidade vertical

Razoável

Professor EBTT

Prós: Boa remuneração, boas condições de infra-estrutura, estabilidade de emprego

Contras: Péssima gestão de pessoas, favorecimentos, falta de transparência, muitos cargos de chefia para pessoas não capacitadas

Conselhos para presidência: é preciso mais seriedade, transparência, reconhecimento e valorização dos bons servidores.

Ótimo lugar para trabalhar desde que você não se entregue ao comodismo do serviço público

Docente

Prós: Ambiente de trabalho é bacana, os colegas e os alunos são bons e educados e com o rendimento acima da média. Normalmente, ninguém se mete na sua vida ou te enche as paciências como no setor privado. Liberdade para exercer sua profissão à sua maneira.

Contras: Muita burocracia. Pessoas que pensam apenas nos seus direitos e esquecem dos seus deverem. Típica postura de funcionário público. Instalações físicas muito antigas e deficientes.

mais vale um sono tranquilo num travesseiro velho que ficar preocupado e perder o sono.

Técnico

Suzano, SP

Prós: Emprego público garante tranquilidade.

Contras: Conviver com o marasmo das coisas que não ocorreriam numa empresa privada.

Um ótimo lugar para trabalhar

Professor

Prós: Salário é bom e o nível de cobrança baixo por ser uma empresa pública. Possibilidade de fazer O RSC para ganhar saláriod e professor doutor.

Contras: Engesso público. Rixas entre funcionários. Discussões por besteira. Reuniões que poderiam ser um email. Dependendo do Campus é problema. Ademais, ótima empresa.

Melhor ambiente não há

Técnico de Laboratório I

Prós: Ambiente de trabalho, colegas e amigos muito capacitados e que querem o melhor para a instituição. Liberdade e autonomia para exercer as funções

Contras: Falta planejamento, muitas coisas são feitas às pressas e "de qualquer jeito". Há cargos que são distribuídos por razões políticas e não técnicas.

Um lugar tão bom de se trabalhar que é bem disputado nos concursos públicos.

Professor EBTT

Itaquaquecetuba, SP

Prós: Estabilidade e tempo para planejamento. Ambiente tranquilo e livre de pressões. Facilidade de acesso, férias 2 x ano. Feriados emendados e colegas com elevado grau acadêmico.

Contras: Dificuldade ou morosidade em aquisições de bens. Tudo via pregão. Pouco reconhecimento da população pelo cargo de professor. Baixa dinâmica nos acontecimentos em relação à indústria.

o lugar certo para o professor

Professor de Geografia

Hortolândia, SP

Prós: dedicação dos professores. limite de horas de aula. possibilidades de orientação de projetos de extensão e iniciação científica. Gestão participativa.

Contras: ainda é uma rede escolar pouco difundida no Brasil e possui poucas escolas. Sao poucos alunos atendidos por essa ilha de excelência federal.

Técnico em TIEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: O ambiente em geral é agradavel, o contato direto com os professores interessados facilita o processo de aprendizagem e compartilhamento de informações.

Contras: No serviço público existe muitos processos burocráticos, limitando o processo de inovação e iniciativa para desenvolvimento de novos projetos. Além de pessoas despreparadas para cargos de confiança.

Conselhos para presidência: Revisão nos cargos de chefia e a posibilidade de dar oportunidades para mentes mais jovens mostrar uma forma diferente de organizar, gerenciar e liderar.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP)

Descrição:O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP – é uma autarquia federal de ensino.

Fundada em 1909, como Escola de Aprendizes Artífices, é reconhecida pela sociedade paulista por sua excelência no ensino público gratuito de qualidade.

O IFSP é organizado em estrutura multicampi e possui aproximadamente 24 mil alunos matriculados nos 38 campi e mais 4 mil alunos nos 19 polos de educação a distância distribuídos pelo estado de São Paulo.