Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP) logo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP)

Como é trabalhar na Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP)?

Bom para se acomodar, ruim para inovar

Professor de Educação Básica

Campinas, SP

Prós: Remuneração, liberdade para escolher suas atividades, possibilidade de dedicação a pesquisa, flexibilidade de horário, estabilidade do serviço público, nível do corpo docente (professores) e discente (alunos)

Contras: Morosidade dos processos, falta de foco, coisas demais começando e poucas terminando, excesso de documentos e burocracia, infraestrutura deficiente, desorganização dos ambientes físicos, falta de transparência, excesso de política, fofoca, postura do "tanto faz", comissões e reuniões que não levam a nada, complicação das coisas simples

Conselhos para presidência: Olhar para outras questões além de expansão, governo e política. Olhar para pessoas, reconhecer suas necessidades e atendê-las. Informatizar os processos. Eliminar burocracias. Focar em criar um ambiente agradável para os servidores e, acima de tudo, em atender às necessidades dos alunos, que são quem mais importa em uma instituição de ensino.

Burocracia

Técnico AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Estabilidade, garantias por ser funcionário público, incentivos para bolsas de pós graduação.

Contras: Alta influência política. Facilmente alcançados cargos sem a competência necessária.

Conselhos para presidência: Trocar a população.

Licenciatura em Matemática - Bolsa Monitoria Para o Ensino Médio

Bolsista

Prós: O projeto ensino nos oferece uma boa experiência do convívio em sala de aula do estudante de licenciatura, a proposta de tirar duvidas de outros alunos fomenta o aprendizado e crescimento mútuo.

Contras: A estrutura dos projetos não suporta muitos bolsistas. Isso influi na falta de oportunidade de todo aluno de graduação ter contato direto com a sala de aula no decorrer de sua formação. Mas os poucos que passam por esta experiência gostam da experiência de fomentar a excelencia e o crescimento dentro da instituição.

aprendi muito

Assistente Administrativo

Jundiaí, SP

Prós: Salário acima da média

Contras: infra estrutura deficitária

Prós: Estudei no IFSP- Guarulhos e gostei muito. Idealizei trabalhar e hoje consegui, porém na Reitoria não há gestão equilibrada, enquanto setores atuam de forma harmônica, outros isolados têm excesso de trabalho, isso quando o setor não é esquecido.

Contras: Pensei que pudesse escolher o setor que mais me desempenharia, mas como há alta rotatividade ( tem motivos) caí numa armadilha institucional por querer trabalhar logo, tomei posse e exercício rapidamente, porém pra cair em desvio de função por não ter NINGUÉM habilitado para pegar a função. Não sei se saio dessa!

Conselhos para presidência: É preciso sempre transparência com os novos servidores em questão de o que fazer, como fazer e principalmente definir horários, se tem que viajar, se o servidor é mais técnico e centrado ou mais político e comunicativo, o RH precisa falar TUDO pro servidor , não se omitir, falar por partes, subjetivamente,entre outros, ninguém é escravo da instituição. Ingerência de RH

Avaliação

Professor Universitário

Prós: Estabilidade. Tradicao. Missao social. Por vezes, alunos selecionados.

Contras: Burocracia. Falta de foco na pos. Falta de recursos para pesquisa.

Conselhos para presidência: Desburocratizar.

mais vale um sono tranquilo num travesseiro velho que ficar preocupado e perder o sono.

Técnico

Suzano, SP

Prós: Emprego público garante tranquilidade.

Contras: Conviver com o marasmo das coisas que não ocorreriam numa empresa privada.

Um bom lugar pra trabalhar

Prós: O professor é valorizado. Tem carga horária para preparação de aula equivalente as horas de aula e pode fazer pesquisa.

Contras: Muita burocracia e ainda assim faltam informações. Dependendo do campus tem muito servidor novo que não conhece os procedimentos. Deveria haver treinamento para os recém chegados.

Razoável

Professor EBTT

Prós: Boa remuneração, boas condições de infra-estrutura, estabilidade de emprego

Contras: Péssima gestão de pessoas, favorecimentos, falta de transparência, muitos cargos de chefia para pessoas não capacitadas

Conselhos para presidência: é preciso mais seriedade, transparência, reconhecimento e valorização dos bons servidores.

Boa oportunidade de crescimento.

Campinas, SP

Prós: Oportunidade de pesquisa e inserção no meio acadêmico.

Contras: Não é um estágio formal, portanto não terá esse status ao procurar emprego.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP)

Descrição:O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP – é uma autarquia federal de ensino.

Fundada em 1909, como Escola de Aprendizes Artífices, é reconhecida pela sociedade paulista por sua excelência no ensino público gratuito de qualidade.

O IFSP é organizado em estrutura multicampi e possui aproximadamente 24 mil alunos matriculados nos 38 campi e mais 4 mil alunos nos 19 polos de educação a distância distribuídos pelo estado de São Paulo.