Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP) logo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP)

Como é trabalhar na Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP)?

Bom para se acomodar, ruim para inovar

Professor de Educação Básica

Campinas, SP

Prós: Remuneração, liberdade para escolher suas atividades, possibilidade de dedicação a pesquisa, flexibilidade de horário, estabilidade do serviço público, nível do corpo docente (professores) e discente (alunos)

Contras: Morosidade dos processos, falta de foco, coisas demais começando e poucas terminando, excesso de documentos e burocracia, infraestrutura deficiente, desorganização dos ambientes físicos, falta de transparência, excesso de política, fofoca, postura do "tanto faz", comissões e reuniões que não levam a nada, complicação das coisas simples

Conselhos para presidência: Olhar para outras questões além de expansão, governo e política. Olhar para pessoas, reconhecer suas necessidades e atendê-las. Informatizar os processos. Eliminar burocracias. Focar em criar um ambiente agradável para os servidores e, acima de tudo, em atender às necessidades dos alunos, que são quem mais importa em uma instituição de ensino.

Burocracia

Técnico AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Estabilidade, garantias por ser funcionário público, incentivos para bolsas de pós graduação.

Contras: Alta influência política. Facilmente alcançados cargos sem a competência necessária.

Conselhos para presidência: Trocar a população.

Técnico em TIEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: O ambiente em geral é agradavel, o contato direto com os professores interessados facilita o processo de aprendizagem e compartilhamento de informações.

Contras: No serviço público existe muitos processos burocráticos, limitando o processo de inovação e iniciativa para desenvolvimento de novos projetos. Além de pessoas despreparadas para cargos de confiança.

Conselhos para presidência: Revisão nos cargos de chefia e a posibilidade de dar oportunidades para mentes mais jovens mostrar uma forma diferente de organizar, gerenciar e liderar.

Ambiente neutro

Analista de TI

Prós: Carga de trabalho moderada e com horários flexíveis, que permite aproveitar a vida fora do ambiente de trabalho. É possível ainda ter redução na carga horária para estudar.

Contras: Progressão de carreira extremamente lenta e por mérito - tempo de casa e familiaridade com os avaliadores. Muitos colegas sem a capacitação que se espera de alguém na mesma posição, afinal os concursos realmente só avaliam a capacidade de decorar leis.

Conselhos para presidência: Para a nomeação de diretores de TI deveriam ser avaliados aspectos técnicos e não apenas políticos.

Bolsa monitoria em laboratórios

Monitor de Laboratório de EstruturasEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Lugar com disponibilidade de os alunos aprenderem na pratica, estudarem e sanerem as duvidas dos colegas. Posibilidade de autonomia e grandes oportunidades de aprendizagem

Contras: Dificuldade de integraçãoo com os professores, por conta de um sistema muito burocrático e pouco funcional. Muitas vezes estive cercada por dificuldades pars acessar o próprio laboratório.

Um bom local.

Tecnólogo

Prós: Trabalho bem tranquilo, colegas bem solícitos, localização muito boa, bem proximo ao metro e a pontos de onibus, amplo estacionamento para os funcionarios.

Contras: Estrutura fisica bem antiga, salas, banheiros bem antigos e em sua maioria precisando de manutenção. Falta constante de insumos básicos, como água, copos.

Para quem procura qualidade de vida

Professor Universitário

Campinas, SP

Prós: Ambiente flexível e com bons colegas de trabalho, possibilidade de desenvolver projetos de interesse alem da possibilidade de passar conhecimento e cumprir meu papel social

Contras: Um alto volume de burocracia o que torna o ambiente de trabalho muito improdutivo; A possibilidade da ascensão na carreira não se da de forma meritocráticas

Licenciatura em Matemática - Bolsa Monitoria Para o Ensino Médio

Bolsista

Prós: O projeto ensino nos oferece uma boa experiência do convívio em sala de aula do estudante de licenciatura, a proposta de tirar duvidas de outros alunos fomenta o aprendizado e crescimento mútuo.

Contras: A estrutura dos projetos não suporta muitos bolsistas. Isso influi na falta de oportunidade de todo aluno de graduação ter contato direto com a sala de aula no decorrer de sua formação. Mas os poucos que passam por esta experiência gostam da experiência de fomentar a excelencia e o crescimento dentro da instituição.

aprendi muito

Assistente Administrativo

Jundiaí, SP

Prós: Salário acima da média

Contras: infra estrutura deficitária

Prós: Estudei no IFSP- Guarulhos e gostei muito. Idealizei trabalhar e hoje consegui, porém na Reitoria não há gestão equilibrada, enquanto setores atuam de forma harmônica, outros isolados têm excesso de trabalho, isso quando o setor não é esquecido.

Contras: Pensei que pudesse escolher o setor que mais me desempenharia, mas como há alta rotatividade ( tem motivos) caí numa armadilha institucional por querer trabalhar logo, tomei posse e exercício rapidamente, porém pra cair em desvio de função por não ter NINGUÉM habilitado para pegar a função. Não sei se saio dessa!

Conselhos para presidência: É preciso sempre transparência com os novos servidores em questão de o que fazer, como fazer e principalmente definir horários, se tem que viajar, se o servidor é mais técnico e centrado ou mais político e comunicativo, o RH precisa falar TUDO pro servidor , não se omitir, falar por partes, subjetivamente,entre outros, ninguém é escravo da instituição. Ingerência de RH

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP)

Descrição:O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP – é uma autarquia federal de ensino.

Fundada em 1909, como Escola de Aprendizes Artífices, é reconhecida pela sociedade paulista por sua excelência no ensino público gratuito de qualidade.

O IFSP é organizado em estrutura multicampi e possui aproximadamente 24 mil alunos matriculados nos 38 campi e mais 4 mil alunos nos 19 polos de educação a distância distribuídos pelo estado de São Paulo.