Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP) logo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP)

Como é trabalhar na Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP)?

Uma instituição pública federal com bons salários.

Professor de Educação Básica

Suzano, SP

Prós: Trata-se de uma autarquia federal, ou seja, instituição com funcionários públicos, o que implica estabilidade no cargo e ausência de pressões e exigências comuns no setor privado. É como não ter chefe, já que não recebemos cobrança (basta realizar o seu trabalho) e temos liberdade de atuar da maneira que acharmos melhor. O salário, atualmente, é muito bom e a progressão de carreira é automática (a cada dois anos), sem análise de desempenho.

Contras: Em tempos de crise não temos reajuste de salário. Isso quer dizer que, por causa da inflação, teremos grandes perdas nos próximos anos e com o tempo nosso salário pode deixar de ser atrativo.

3 anos de IF

Bolsista de Ensino

Prós: Os professores são excelentes. A COE - Coordenadoria de Ensino oferece um ótimo apoio aos alunos, contendo orientadores e psicologos. Possui oportunidade de bolsa em diversas áreas.

Contras: A infraestrutura deixa a desejar, alguns professores pegam pesado com os alunos, fazendo piadinhas machistas ou pressionando os alunos. Chove dentro da escola.

A instituição é ótima mas a falta de dinheiro no momento atual preocupa bastante

Professor EBTT

Prós: Preza pela qualidade de ensino. Excelente instituição de ensino Salários para professores são bons quando comparados com de outras redes de ensino Infraestrutura de regular para bom Excelente clima de trabalho

Contras: A progressão na carreira é lenta e por tempo. Não é possível subir de nível se não for por tempo de trabalho Falta dinheiro para pesquisas e infraestrutura. (MEC sem grana)

Avaliação cargo público revisor de textos

Revisor de Textos

Prós: Um dos maiores pontos positivos é a estabilidade alcançada em cargo público Federal. Além disso, a possibilidade de trabalhar com algo de que goste.

Contras: Por ser um cargo público, é impossível concilia-lo com outra atividade, exceto se esta for relacionada ao magistério. Além disso, a distância de minha casa para o trabalho.

Bom ambiente, grande burocracia.

Assistente de Alunos

Guarulhos, SP

Prós: Boa qualidade de vida, tranquilidade dentro do campus, segurança financeira, oportunidades de viagens dentro do estado, boa oportunidade para network.

Contras: Dificuldades para compra e aquisição de recursos para os setores, excessiva burocracia para afastamentos e licenças para servidores técnico-administrativos.

Boa, mas necessita, como tudo, melhorias

Bolsista de Iniciação Científica

São João da Boa Vista, SP

Prós: Possibilidade de desenvolver diversas pesquisas em diferentes áreas, pois o instituto possui diversos laboratórios equipados com inúmeros maquinários de alta tecnologia

Contras: O espaço físico é pequeno e falta organização do uso dos laboratórios. A remuneração não é a disposta por diversos órgãos de pesquisa.......

Uma boa maneira de se envolver no meio acadêmico

Piracicaba, SP

Prós: Um bom meio para entrar no meio acadêmico, fazendo bolsa de extensão, depois farei de iniciação científica.

Contras: Dependendo dos resultados do projeto, existe a possibilidade de ter que devolver o dinheiro da bolsa.

Estabilidade e tranquilidade, salário satisfatório dada a natureza do cargo (nível fundamental)

Auxiliar de Biblioteca

São Carlos, SP

Prós: Jornada flexibilizada em horário reduzido 6h/dia (30h/semana) Estabilidade do serviço público Possibilidade de afastamento para qualificação (especialização/mestrado/doutorado) sem prejuízo do salário Trabalho estável; Ambiente saudável, livre de estresse

Contras: Estagnação salarial Plano de carreira não permite mobilidade vertical

será ótimo no futuro!

Professor Universitário

Matão, SP

Prós: Maleabilidade nos horários, incentivo ao aprimoramento, autonomia.

Contras: Lentidão nos processos devido a burocracia pública, infraestrutura ainda em construção!

Pesquisa

Estudante Pesquisador

Prós: Muito incentivo à pesquisa. Proximidade com professores facilita o contato e possibilidade de surgimento da pesquisa. Diversas linhas de pesquisa sendo desenvolvidas pelos alunos desde o início do curso.

Contras: Biblioteca deixa a desejar por não ser bem provida de livros de arquitetura, especialmente algumas áreas específicas. Apesar disso, há uma tentativa constante de ampliá-la.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP)

Descrição:O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP – é uma autarquia federal de ensino.

Fundada em 1909, como Escola de Aprendizes Artífices, é reconhecida pela sociedade paulista por sua excelência no ensino público gratuito de qualidade.

O IFSP é organizado em estrutura multicampi e possui aproximadamente 24 mil alunos matriculados nos 38 campi e mais 4 mil alunos nos 19 polos de educação a distância distribuídos pelo estado de São Paulo.