Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP) logo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP)

Como é trabalhar na Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP)?

Bom

Ex-funcionário, saiu em 2016

Prós: Boa estrutura boa oportunidade de aprendizado Setor administrativo bem organizado

Contras: Falta de vontade dos outros funcionários Impedimento de pró atividade .

IF - Organização e Benefícios

Bolsista de Ensino

Prós: Ótima escola, professores que aumentaram muito a minha capacidade, com a bolsa pude potencializar meus conhecimentos em programação e recebi total apoio da instituição.

Contras: A estrutura é um pouco desorganizada, eles não são muitos certos sobre quem é o responsável das coisas e costumam perder documentos e atrasar, mas nada que cause muita dor de cabeça.

Técnico de Informática

Jacareí, SP

Prós: Apesar de ter aumento quando o servidor tem um nível escolar acima do edital para qual prestou, e benefícios, tais como, vale transporte e refeição, ainda precisa estudar meio para não estagnar na carreira, pois, a maioria dos servidores não ganham fortunas como acham por ai e como a mídia vende.

Contras: sem muitas chances de crescimento ao longo prazo, pois, o servidorismo público brasileiro está bem defasado e não tem um plano de carreira abrangente e que visa a manutenção e bem estar dos servidores.

Para quem procura qualidade de vida

Professor Universitário

Campinas, SP

Prós: Ambiente flexível e com bons colegas de trabalho, possibilidade de desenvolver projetos de interesse alem da possibilidade de passar conhecimento e cumprir meu papel social

Contras: Um alto volume de burocracia o que torna o ambiente de trabalho muito improdutivo; A possibilidade da ascensão na carreira não se da de forma meritocráticas

Uma instituição pública federal com bons salários.

Professor de Educação Básica

Suzano, SP

Prós: Trata-se de uma autarquia federal, ou seja, instituição com funcionários públicos, o que implica estabilidade no cargo e ausência de pressões e exigências comuns no setor privado. É como não ter chefe, já que não recebemos cobrança (basta realizar o seu trabalho) e temos liberdade de atuar da maneira que acharmos melhor. O salário, atualmente, é muito bom e a progressão de carreira é automática (a cada dois anos), sem análise de desempenho.

Contras: Em tempos de crise não temos reajuste de salário. Isso quer dizer que, por causa da inflação, teremos grandes perdas nos próximos anos e com o tempo nosso salário pode deixar de ser atrativo.

Pesquisa

Estudante Pesquisador

Prós: Muito incentivo à pesquisa. Proximidade com professores facilita o contato e possibilidade de surgimento da pesquisa. Diversas linhas de pesquisa sendo desenvolvidas pelos alunos desde o início do curso.

Contras: Biblioteca deixa a desejar por não ser bem provida de livros de arquitetura, especialmente algumas áreas específicas. Apesar disso, há uma tentativa constante de ampliá-la.

Local antigo, nome novo

Prós: Ensino gratuito e de qualidade, com proximidade do corpo docente e discente, além de algumas iniciativas de permanência para quem não tem condições, como atendimento psicológico e auxílio permanência. Também há a possibilidade de produção acadêmica.

Contras: Instituição ainda desconhecida no mercado, com cursos recentes e uma longa história com outro nome. Além disso, existem alguns processos burocráticos demais pra uma instituição pública de ensino.

3 anos de IF

Bolsista de Ensino

Prós: Os professores são excelentes. A COE - Coordenadoria de Ensino oferece um ótimo apoio aos alunos, contendo orientadores e psicologos. Possui oportunidade de bolsa em diversas áreas.

Contras: A infraestrutura deixa a desejar, alguns professores pegam pesado com os alunos, fazendo piadinhas machistas ou pressionando os alunos. Chove dentro da escola.

Bom, mas precisa melhorar.

Professor

Araraquara, SP

Prós: Dar aula fazer pesquisa e orientar alunos de maneira desburocratizada. Acesso a equipamentos de altíssima performance e instalação adequada para as atividades.

Contras: Burocratização geral. Utilização de muito papel e cartuchos de impressão. Falta de controle de acesso digital. Sala de professores conjuna.

Conselhos para presidência: Sala individual para professores. Desburocratização imediata.

Empresa muito boa de se trabalhar e fazer carreira.

Pedagoga

Bragança Paulista, SP

Prós: Há estabilidade no emprego, recebo um bom salário, tenho horário flexível, bons colegas de trabalho, é um ambiente leve de para se trabalhar.

Contras: A existência de cargos que são políticos traz um ambiente hostil em épocas de eleição... O que é bastante complicado... Mas ao mesmo tempo também é bom eleger seus chefes.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP)

Descrição:O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP – é uma autarquia federal de ensino.

Fundada em 1909, como Escola de Aprendizes Artífices, é reconhecida pela sociedade paulista por sua excelência no ensino público gratuito de qualidade.

O IFSP é organizado em estrutura multicampi e possui aproximadamente 24 mil alunos matriculados nos 38 campi e mais 4 mil alunos nos 19 polos de educação a distância distribuídos pelo estado de São Paulo.