Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP) logo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP)

Como é trabalhar na Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP)?

Uma instituição pública federal com bons salários.

Professor de Educação Básica

Suzano, SP

Prós: Trata-se de uma autarquia federal, ou seja, instituição com funcionários públicos, o que implica estabilidade no cargo e ausência de pressões e exigências comuns no setor privado. É como não ter chefe, já que não recebemos cobrança (basta realizar o seu trabalho) e temos liberdade de atuar da maneira que acharmos melhor. O salário, atualmente, é muito bom e a progressão de carreira é automática (a cada dois anos), sem análise de desempenho.

Contras: Em tempos de crise não temos reajuste de salário. Isso quer dizer que, por causa da inflação, teremos grandes perdas nos próximos anos e com o tempo nosso salário pode deixar de ser atrativo.

Pesquisa

Estudante Pesquisador

Prós: Muito incentivo à pesquisa. Proximidade com professores facilita o contato e possibilidade de surgimento da pesquisa. Diversas linhas de pesquisa sendo desenvolvidas pelos alunos desde o início do curso.

Contras: Biblioteca deixa a desejar por não ser bem provida de livros de arquitetura, especialmente algumas áreas específicas. Apesar disso, há uma tentativa constante de ampliá-la.

Local antigo, nome novo

Prós: Ensino gratuito e de qualidade, com proximidade do corpo docente e discente, além de algumas iniciativas de permanência para quem não tem condições, como atendimento psicológico e auxílio permanência. Também há a possibilidade de produção acadêmica.

Contras: Instituição ainda desconhecida no mercado, com cursos recentes e uma longa história com outro nome. Além disso, existem alguns processos burocráticos demais pra uma instituição pública de ensino.

3 anos de IF

Bolsista de Ensino

Prós: Os professores são excelentes. A COE - Coordenadoria de Ensino oferece um ótimo apoio aos alunos, contendo orientadores e psicologos. Possui oportunidade de bolsa em diversas áreas.

Contras: A infraestrutura deixa a desejar, alguns professores pegam pesado com os alunos, fazendo piadinhas machistas ou pressionando os alunos. Chove dentro da escola.

Bom, mas precisa melhorar.

Professor

Araraquara, SP

Prós: Dar aula fazer pesquisa e orientar alunos de maneira desburocratizada. Acesso a equipamentos de altíssima performance e instalação adequada para as atividades.

Contras: Burocratização geral. Utilização de muito papel e cartuchos de impressão. Falta de controle de acesso digital. Sala de professores conjuna.

Conselhos para presidência: Sala individual para professores. Desburocratização imediata.

Empresa muito boa de se trabalhar e fazer carreira.

Pedagoga

Bragança Paulista, SP

Prós: Há estabilidade no emprego, recebo um bom salário, tenho horário flexível, bons colegas de trabalho, é um ambiente leve de para se trabalhar.

Contras: A existência de cargos que são políticos traz um ambiente hostil em épocas de eleição... O que é bastante complicado... Mas ao mesmo tempo também é bom eleger seus chefes.

A instituição é ótima mas a falta de dinheiro no momento atual preocupa bastante

Professor EBTT

Prós: Preza pela qualidade de ensino. Excelente instituição de ensino Salários para professores são bons quando comparados com de outras redes de ensino Infraestrutura de regular para bom Excelente clima de trabalho

Contras: A progressão na carreira é lenta e por tempo. Não é possível subir de nível se não for por tempo de trabalho Falta dinheiro para pesquisas e infraestrutura. (MEC sem grana)

Avaliação cargo público revisor de textos

Revisor de Textos

Prós: Um dos maiores pontos positivos é a estabilidade alcançada em cargo público Federal. Além disso, a possibilidade de trabalhar com algo de que goste.

Contras: Por ser um cargo público, é impossível concilia-lo com outra atividade, exceto se esta for relacionada ao magistério. Além disso, a distância de minha casa para o trabalho.

Satisfeito com o IFSP.

Professor Universitário

Araraquara, SP

Prós: Quando comparada a outras instituições de ensino de mesmo nível, percebo um ótimo salário. O plano de carreira bem estabelecido e com progressões definidas (há críticas, mas mesmo assim, é muito bom se comparado a outros). Os benefícios oferecidos são bons, eu diria que estão em acordo com a média.

Contras: Como servidor público federal em regime estatutário, há forte presença de ações políticas e diminuição meritocrática. Se você faz muito pela instituição, outro colega que faz o mínimo ou disfarça sua falta de contribuição, tem o mesmo salário que o seu. Qualitativamente, o fato é que uma parcela menor promove progresso institucional.

Para quem deseja ter uma estabilidade financeira e qualidade de vida.

Professor

Bragança Paulista, SP

Prós: Um dos melhores salários de professores da rede pública de ensino, além dos auxílios (alimentação, transporte, creche, convênio médico, etc). Afastamentos remunerados para Qualificação (mestrado e doutorado). Além do tempo de dedicação em sala de aula e preparação dos conteúdos, a carga horária poderá ser preenchida também com outras atividades (Pesquisa, Extensão, etc). Alto nível dos servidores (docentes e técnicos administrativos).

Contras: Por se tratar do serviço público e a questão da estabilidade, ainda existem servidores que se acham no direito de não realizar suas atividades corretamente ou simplesmente não realizá-las. Por consequência, os demais servidores acabam ficando sobrecarregados, pois alguém tem que fazer o trabalho. O clima político no ambiente de trabalho muitas vezes atrapalha o bom funcionamento das atividades e para o crescimento da instituição como um todo.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP)

Descrição:O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP – é uma autarquia federal de ensino.

Fundada em 1909, como Escola de Aprendizes Artífices, é reconhecida pela sociedade paulista por sua excelência no ensino público gratuito de qualidade.

O IFSP é organizado em estrutura multicampi e possui aproximadamente 24 mil alunos matriculados nos 38 campi e mais 4 mil alunos nos 19 polos de educação a distância distribuídos pelo estado de São Paulo.