Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) logo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

Como é trabalhar na Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)?

Um bom lugar para iniciar.

Estágiario Técnico em Eletrotécnica

Paracambi, RJ

Prós: Adquire um conhecimento e experiência muito útil para o mercado de trabalho. Os laboratórios são completos oque dá uma noção maior ainda para os alunos e funcionarios adquirirem maior conhecimento.

Contras: Infelizmente nao mostra a realidade de uma empresa, a base para a realização de instalações elétricas é fraca e o instituto poderia ajudar o aluno encaminhando-o para diferentes empresas.

IFRJ - Um local acolhedor?

Monitora

Paracambi, RJ

Prós: ótimo ambiente para crescer, conhecer diferentes pontos de vistas, opiniões diferentes. Como fazer algo, comparações e como chegar à resultados esperados ou não.

Contras: Abuso de autoridade vindo de professores, contratam engenheiros sem licenciatura para dar aula, falta de didática. As vezes, o pagamento atrasa.

Conselhos para presidência: Atenção nos profissionais e como agem aos seus subordinados

É um bom lugar, mas aço Delhi a sempre.procurar novas coisas.

Monitor de Laboratório

Prós: Ótimo lugar para aprimoramento profissional, a oportunidade é fantástica, o contato direto com o laboratório ensina a dinâmica de trabalho que se deve ter.

Contras: O salário não é muito bom, mas pode ser somado a.outros benéficios, como assistência alimentação. Às vezes é necessário trabalhar 6horas por dia..

Conselhos para presidência: O salário de quem cuida de um laboratório deveria ser melhor, além disso ... N sofre reajuste a anos e anos .

Gosto muito do meu ambiente de trabalho

São Roque, SP

Prós: Ganho um salário muito bom para o que faço e tenho muitos contatos aqui na empresa.Futuramente meu salário poderá subir para uns R$6.000 (Ano que vem já devo conseguir).

Contras: Não tem nada de negativo.

Pontos mais significativos de como é trabalhar no ifrj

Assistente Administrativo

Paracambi, RJ

Prós: Flexibilidade na forma de trabalhar, valorização dos servidores com capacitação, bom ambiente de trabalho com boa parte dos colegas querendo crescimento profissional.

Contras: Separação entre técnicos e professores, evolução salarial muito baixa e desconhecimento de como é desenvolvida a função fim do instituto de uma forma mais ampla.

Muito boa

Ex-funcionário, saiu em 2017

Nilópolis, RJ

Prós: Área de pesquisa muito boa com pessoas muito qualificadas e sempre dão suporte para escrever trabalhos e viagens para congressos. Horário de pesquisa conforme a demanda do aluno.

Contras: Poderiam dar mais benefícios e uma bolsa maior pois gasta-se muito com deslocamento. Melhores condições e arrumação do laboratório...

Centro de excelência em ensino, mas está sendo sucateado.

Professor

Prós: Qualidade dos profissionais doscentes, existencia de plano de carreira, estabilidade, educação inclusiva, incentivo a pesquisa e extensão, possibilidade a aperfeiçoamento dos funcionários.

Contras: Infraestrutura precária de muitas unidades pelo país, alta taxa de evasão escolar (e não existe um plano de ação para mudar isto) quadro reduzido de funcionários.

Conselhos para presidência: Diminuir burocracia.

Ótima oportunidade para alunos que querem crescer no meio acadêmico.

Bolsista de Iniciação CientíficaEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Oportunidade de desenvolvimento de pesquisas científicas bem como a publicação de artigos, o que possibilita um enriquecimento do currículo. Manuseio de equipamentos que dificilmente são utilizados por alunos de IC em outras universidades.

Contras: Devido aos problemas que tem passado as instituições responsáveis pelas bolsas pagas aos alunos, muitas vezes há atrasos nos pagamentos, chegando ao ponto de algumas vezes as bolsas nem serem pagas.

Um lugar com as vantagens de desvantagens que o serviço público carrega.

Técnico Administrativo em Educação E

São Roque, SP

Prós: Estabilidade, flexibilidade, ambiente de trabalho satisfatório, serviço agradável de desempenhar, equipe competente, incentivo financeiro à qualificação dos servidores, oferta de programa de pós graduação stricto sensu aos servidores.

Contras: Falta de valorização da carreira pelo Governo Federal, dificuldade política na concessão de aumentos e vantagens à carreira, pouco estímulo de modo geral à capacitação formal do servidor técnico administrativo.

De modo geral, é uma experiência satisfatória.

Bolsista de Iniciação Tecnológica

Nilópolis, RJ

Prós: Ótima experiência para um estudante que deseja conhecer a carreira científica e também pode ajudá-lo a descobrir uma área da qual ele se interesse.

Contras: Um dos problemas é que nem sempre a instituição possui os recursos necessários para o desenvolvimento de determinadas atividades de pesquisa, então o aluno acaba tendo limitações.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)