Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) logo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

Como é trabalhar na Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)?

Um bom lugar para iniciar.

Estágiario Técnico em Eletrotécnica

Paracambi, RJ

Prós: Adquire um conhecimento e experiência muito útil para o mercado de trabalho. Os laboratórios são completos oque dá uma noção maior ainda para os alunos e funcionarios adquirirem maior conhecimento.

Contras: Infelizmente nao mostra a realidade de uma empresa, a base para a realização de instalações elétricas é fraca e o instituto poderia ajudar o aluno encaminhando-o para diferentes empresas.

Médio

Aluno Oficial

Nilópolis, RJ

Prós: Direitos iguais, transporte, computadores, comunicação, ajuda de professores alguns, instituto bom é útil para jovens e adultos, espaçoso etc..

Contras: Alimentação, salário, equipamentos, salas desconfortáveis, ter mais atividades físicas, tinha que dar o jaleco para alunos que estudam no instituto.

Conselhos para presidência: Alimentação para alunos, salario, mais liberdade, festas do grêmio estudantil

Serve de Concurso escada, para patamares maiores

Assistente em Administração

São Gonçalo, RJ

Prós: O ambiente de trabalho é bastante agradável, Há um respeito com a saúde do servidor também, com profissionais atentos a postura e iluminação do ambiente.

Contras: A remuneração é bem inferior quando comparado a outros órgãos federais o que faz com que pessoas busquem salários maiores e tem um vale refeição bem abaixo também.

Alunos pesquisadores têm gama de oportunidades

EstudanteEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Possibilidade de pesquisa em ciências de natureza, atualmente está mais flexível para pesquisa em Ciências Humanas. Alunos têm autonomia para iniciar linhas de pesquisa.

Contras: Rivalidade entre setores de ensino, 'monopólio' de equipamentos por parte de funcionários que os solicitaram. Espaço de convivência cada dia mais insalubre, pois os poucos espaços que restam estão sendo transformados em laboratórios.

Conselhos para presidência: Incentivo à pesquisa proporcional à promoção de qualidade de vida aos alunos.

Realização profissional.

Professor

São Gonçalo, RJ

Prós: O IFRJ é um ótimo ambiente de trabalho, onde, além de lecionar, faz o possível para me dar as condições para realizar pesquisas científicas juntamente com os alunos e também atuar em áreas de gestão. Possui profissionais muito qualificados e competentes.

Contras: Os pontos negativos estão diretamente relacionados com os cortes orçamentários do Governo Federal, gerando impactos diretos nos diversos setores: falta de segurança (vigilância), ausência de bandejão para os alunos, falta de verba para bolsas para monitores, dentre outros.

Aprendizado

Monitora

Prós: Grande capacidade de aprendizado pois abre portas para estudantes de curso tecnico nos primeiros periodos e mostra a rotina de um laboratorio

Contras: Não possui nenhum meio de crescer dentro da instituição já que é uma programa de assistencia e os profissionais da instituição sao concursados

Ótima oportunidade para quem gosta de área e visa crescimento.

Técnico de Laboratório Quimico

Nilópolis, RJ

Prós: Possibilidade de crescimento devido ao plano de carreira que oferece aumentos salariais mediante a graduação, mestrado e doutorado. Flexibilidade de horário. Ambiente descontraído.

Contras: Por ser uma instituição pública, possui os mesmos problemas que qualquer empresa estatal possui, como burocracia para execução de serviços e processos.

avaliaçao

Monitora

Prós: Incentiva-se o potencial de cada monitor, bom relacionamento entre patrão e funcionário, grande oportunidade de aprendizagem e crescimento pessoal.

Contras: A remuneração infelizmente é muito baixa, não existe nem um tipo de benefício, tais como: alimentação, assistência odontológica e hora extra.

Equipe unida, supera quaisquer adversidades!

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Paracambi, RJ

Prós: Além de ter um ambiente bacana para se trabalhar e dos recursos técnicos disponíveis, eu posso destacar, como pontos positivos também, a organização e o planejamento para as tarefas diárias.

Contras: No início do estágio, faltava a comunicação para os imprevistos que aconteciam. Mesmo assim, creio que a equipe precisava estar preparada para se comunicar mesmo que não como o esperado. Mas, felizmente, no final tudo foi resolvido. Por isso, é importante haver um diálogo humano e verdadeiro.

Conselhos para presidência: Continue incentivando os seus funcionários com motivação humanística, porque um funcionário satisfeito, trabalha melhor com as pessoas, para as pessoas e pelas pessoas. Esse é o verdadeiro propósito na vida: servir as pessoas.

Prós: Possuem um bom plano de carreira e benefícios. É uma instituição com prestígio e reconhecida pela comunidade.

Contras: Infraestrutura deficitária e burocratizada. Possuem poucos funcionários para realizar o trabalho. O que desmotiva os funcionários.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)