Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) logo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

Como é trabalhar na Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)?

Médio

Aluno Oficial

Nilópolis, RJ

Prós: Direitos iguais, transporte, computadores, comunicação, ajuda de professores alguns, instituto bom é útil para jovens e adultos, espaçoso etc..

Contras: Alimentação, salário, equipamentos, salas desconfortáveis, ter mais atividades físicas, tinha que dar o jaleco para alunos que estudam no instituto.

Conselhos para presidência: Alimentação para alunos, salario, mais liberdade, festas do grêmio estudantil

Poderia ser melhor

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2014

Nilópolis, RJ

Prós: A aprendizagem que o lugar proporciona e as pessoas

Contras: Os atrasos nos pagamentos e o volume de trabalho

Não muito exigente, mas não muito motivado.

Assistente Administrativo

Prós: Possibilita flexibilidade de horário

Contras: Falta valorização do funcionário e política de acompanhamento no RH.

Ótima oportunidade para alunos que querem crescer no meio acadêmico.

Bolsista de Iniciação CientíficaEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Oportunidade de desenvolvimento de pesquisas científicas bem como a publicação de artigos, o que possibilita um enriquecimento do currículo. Manuseio de equipamentos que dificilmente são utilizados por alunos de IC em outras universidades.

Contras: Devido aos problemas que tem passado as instituições responsáveis pelas bolsas pagas aos alunos, muitas vezes há atrasos nos pagamentos, chegando ao ponto de algumas vezes as bolsas nem serem pagas.

Aprendizado

Monitora

Prós: Grande capacidade de aprendizado pois abre portas para estudantes de curso tecnico nos primeiros periodos e mostra a rotina de um laboratorio

Contras: Não possui nenhum meio de crescer dentro da instituição já que é uma programa de assistencia e os profissionais da instituição sao concursados

Prós: Possuem um bom plano de carreira e benefícios. É uma instituição com prestígio e reconhecida pela comunidade.

Contras: Infraestrutura deficitária e burocratizada. Possuem poucos funcionários para realizar o trabalho. O que desmotiva os funcionários.

Bom plano de cargos e salários, boa estrutura organizacional, mas motivação zero.

Técnico de Laboratório II

Prós: Bom plano de cargos e salários de acordo com as tabelas governamentais

Contras: Não oferece boas oportunidades para o crescimento profissional. Falta um ambiente de trabalho aberto a novas ideias e à colaboração de todos. Alguns trabalham mal ou muito pouco, prejudicando o andamento. Falta boa gestão de patrimônio humano.

Conselhos para presidência: Melhorar setor de RH e envolver funcionários.

Reconhecimento

Coordenador

Prós: Plano de Carreira e progressões rápidas.

Contras: Falta de preparo de outros servidores.

Pontos mais significativos de como é trabalhar no ifrj

Assistente Administrativo

Paracambi, RJ

Prós: Flexibilidade na forma de trabalhar, valorização dos servidores com capacitação, bom ambiente de trabalho com boa parte dos colegas querendo crescimento profissional.

Contras: Separação entre técnicos e professores, evolução salarial muito baixa e desconhecimento de como é desenvolvida a função fim do instituto de uma forma mais ampla.

Muito boa

Ex-funcionário, saiu em 2017

Nilópolis, RJ

Prós: Área de pesquisa muito boa com pessoas muito qualificadas e sempre dão suporte para escrever trabalhos e viagens para congressos. Horário de pesquisa conforme a demanda do aluno.

Contras: Poderiam dar mais benefícios e uma bolsa maior pois gasta-se muito com deslocamento. Melhores condições e arrumação do laboratório...

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)