Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) logo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

Como é trabalhar na Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)?

Gosto muito do meu ambiente de trabalho

São Roque, SP

Prós: Ganho um salário muito bom para o que faço e tenho muitos contatos aqui na empresa.Futuramente meu salário poderá subir para uns R$6.000 (Ano que vem já devo conseguir).

Contras: Não tem nada de negativo.

Realização profissional.

São Gonçalo, RJ

Prós: O IFRJ é um ótimo ambiente de trabalho, onde, além de lecionar, faz o possível para me dar as condições para realizar pesquisas científicas juntamente com os alunos e também atuar em áreas de gestão. Possui profissionais muito qualificados e competentes.

Contras: Os pontos negativos estão diretamente relacionados com os cortes orçamentários do Governo Federal, gerando impactos diretos nos diversos setores: falta de segurança (vigilância), ausência de bandejão para os alunos, falta de verba para bolsas para monitores, dentre outros.

Ótima oportunidade para quem gosta de área e visa crescimento.

Técnico de Laboratório Quimico

Nilópolis, RJ

Prós: Possibilidade de crescimento devido ao plano de carreira que oferece aumentos salariais mediante a graduação, mestrado e doutorado. Flexibilidade de horário. Ambiente descontraído.

Contras: Por ser uma instituição pública, possui os mesmos problemas que qualquer empresa estatal possui, como burocracia para execução de serviços e processos.

Equipe unida, supera quaisquer adversidades!

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Paracambi, RJ

Prós: Além de ter um ambiente bacana para se trabalhar e dos recursos técnicos disponíveis, eu posso destacar, como pontos positivos também, a organização e o planejamento para as tarefas diárias.

Contras: No início do estágio, faltava a comunicação para os imprevistos que aconteciam. Mesmo assim, creio que a equipe precisava estar preparada para se comunicar mesmo que não como o esperado. Mas, felizmente, no final tudo foi resolvido. Por isso, é importante haver um diálogo humano e verdadeiro.

Conselhos para presidência: Continue incentivando os seus funcionários com motivação humanística, porque um funcionário satisfeito, trabalha melhor com as pessoas, para as pessoas e pelas pessoas. Esse é o verdadeiro propósito na vida: servir as pessoas.

Cool!!!

Paracambi, RJ

Prós: Bom de trabalhar. Tranquilidade, sem pressão. Ideal para desenvolver minhas atividades.

Contras: Funcionário fica por conta das legislação do governo federal.

A melhor opção para professores hoje.

Professor Universitário

Prós: Vantagens do serviço público, como: estabilidade. Maioria dos colegas de trabalho muito bons.

Contras: Desvantagens do serviço público, como: congelamento de salário. Alguns colegas de trabalho muito ruins.

Conselhos para presidência: Ouvir mais quem está na ponta.

IFRJ - Um local acolhedor?

Monitora

Paracambi, RJ

Prós: ótimo ambiente para crescer, conhecer diferentes pontos de vistas, opiniões diferentes. Como fazer algo, comparações e como chegar à resultados esperados ou não.

Contras: Abuso de autoridade vindo de professores, contratam engenheiros sem licenciatura para dar aula, falta de didática. As vezes, o pagamento atrasa.

Conselhos para presidência: Atenção nos profissionais e como agem aos seus subordinados

Pontos mais significativos de como é trabalhar no ifrj

Assistente Administrativo

Paracambi, RJ

Prós: Flexibilidade na forma de trabalhar, valorização dos servidores com capacitação, bom ambiente de trabalho com boa parte dos colegas querendo crescimento profissional.

Contras: Separação entre técnicos e professores, evolução salarial muito baixa e desconhecimento de como é desenvolvida a função fim do instituto de uma forma mais ampla.

Muito boa

Ex-funcionário, saiu em 2017

Nilópolis, RJ

Prós: Área de pesquisa muito boa com pessoas muito qualificadas e sempre dão suporte para escrever trabalhos e viagens para congressos. Horário de pesquisa conforme a demanda do aluno.

Contras: Poderiam dar mais benefícios e uma bolsa maior pois gasta-se muito com deslocamento. Melhores condições e arrumação do laboratório...

Centro de excelência em ensino, mas está sendo sucateado.

Professor

Prós: Qualidade dos profissionais doscentes, existencia de plano de carreira, estabilidade, educação inclusiva, incentivo a pesquisa e extensão, possibilidade a aperfeiçoamento dos funcionários.

Contras: Infraestrutura precária de muitas unidades pelo país, alta taxa de evasão escolar (e não existe um plano de ação para mudar isto) quadro reduzido de funcionários.

Conselhos para presidência: Diminuir burocracia.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)