Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)

Como é trabalhar na Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)?

Um ótimo trabalho para estudantes da instituição

João Pessoa, PB

Prós: Ótimo ambiente de trabalho, nunca atrasa o pagamento, ótimas condições de trabalho, bem localizado , flexibilidade de horário, carga horaria reduzida, ideais para estudantes da instituição.

Contras: Péssima remuneração, trabalho repetitivo, sem possibilidades de crescimento, local perigoso a noite, algumas instalações e equipamentos sucateados.

Ambiente com boas oportunidades de carreira, mas pouco organizado e gerenciado

Analista de TI

João Pessoa, PB

Prós: Bom plano de progressão de carreira, permitindo ao colaborador alcançar uma continua evolução quanto ao nível de capacitação profissional e ao nível salarial, incentivo financeiro à qualificação quanto ao nível de escolaridade formal do colaborador, e flexibilidade nos horários de trabalho de acordo com a negociação com o gestor imediato.

Contras: Baixo nível de governança corporativa; baixo nível de gestão da informação; departamentos pouco integrados; baixa competência gerencial de um modo geral; baixa sinergia entre os membros da organização para atingir os objetivos institucionais; planejamento de atividades, avaliação e feedback precários; e cultura organizacional não incentiva a interação entre colaboradores de setores distintos.

Estagiário de TIEx-funcionário, saiu em 2015

João Pessoa, PB

Prós: Ambiente legal de se trabalhar, a responsável pelo setor é muito gente boa, ótimo ambiente de trabalho no setor, galera do setor show de bola.

Contras: O salário é baixo, mesmo sendo estagiário. Muita das vezes os problemas ocasionados decorriam de mau uso por parte dos estudantes dos laboratórios de informática.

Não há ensino e oportunidades melhores, com o tempo restará ainda mais evolução

Pesquisador

João Pessoa, PB

Prós: Além de ser o lugar onde estudo como técnico em Controle Ambiental, a instituição também proporciona formas de você evoluir academicamente, como por exemplo em grupos de pesquisa, extensão e estágios

Contras: Os contratos são de pequena duração, mesmo que sejam renovados de forma contínua, o dinheiro demora a cair na conta e não tem um dia certo para que esteja na conta, é de forma um pouco aleatória as vezes

Conselhos para presidência: Uma melhor organização e administração faz bem

Incipiente

Bolsista de Iniciação CientíficaEx-funcionário, saiu em 2016

João Pessoa, PB

Prós: Flexibilidade nos horários de trabalho, reconhecimento oficial do MEC, emissão de certificado, introdução aos eventos de cunho científico e disseminação de saberes

Contras: Orientação falha dos professores envolvidos, o que acarreta certa desmotivação dos alunos participantes. Pouca projeção para a comunidade, resumindo-se a um trabalho interno ao instituto

Conselhos para presidência: Melhorar o estímulo à produção científica, fiscalizar o trabalho do bolsista e orientá-lo de maneira mais eficaz

Muito bom para startup de conhecimento cientifico/profissional

João Pessoa, PB

Prós: Embora seja um estágio voluntário, estou tendo a oportunidade de desenvolvimento de pesquisas utilizando equipamentos de ponta. Estes equipamentos são utilizados na indústria moderna é são de relevante importancia ter o conhecimento dos mesmos.

Contras: Infelizmente, as universidades do Brasil ainda possuem pouco contato com o cinturão industrial da região que as mesmas estão dispostas. Sinto uma falta de utilização de procedimentos mais ágeis para a solução de problemas. A burocracia e lentidão são fatores desestimulantes.

Bom local para trabalhar, apesar das dificuldades

Professor

Guarabira, PB

Prós: Salário relativamente bom para a região, embora exija alta titulação acadêmica e dedicação exclusiva (caso contrário o salário pode ser muito baixo). No geral oferece boa flexibilidade para horários e local de trabalho.

Contras: Estrutura de trabalho insuficiente, sobrecarga de trabalho caso queira trabalhar com pesquisa e extensão, além do ensino. Ambiente que atrapalha a produtividade e o trabalho em pesquisa de ponta.

ótima instituição

BolsistaEx-funcionário, saiu em 2013

João Pessoa, PB

Prós: ótimo lugar para estudar, o incentivo para os estudantes é gratificante.

Contras: Contras só na parte burocrática, sempre penoso resolver situações de petições, e outros.

Estou satisfeito com a qualidade de vida que meu emprego proporciona.

Professor

Sousa, PB

Prós: Flexibilidade de Trabalho. Baixa Cobrança. Oportunidade de renda extra com bolsas de pesquisa, projetos de extensão (como, por exemplo, PRONATEC) etc.

Contras: Penso que deveria existir menos política interna. Do jeito que está, alguns acabam se beneficiando em detrimento a outros.

Positiva

Docente Graduação

João Pessoa, PB

Prós: Clima organizacional. Desafios no procesos ensino aprendizagem. Desafios na gestão administrativa. Desafios na gestão acadêmica. Dessas na governança de TIC.

Contras: Processos administrativos e acadêmicos muito burocráticos. Estrutura organizacional muito hierarquizada com muitos gestores e poucos executores.

Conselhos para presidência: Desburocratizar

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)